0

Sobre toscas linhas de raciocínio, chafurdar em culpa e insistir nos erros.

terça-feira, 13 de julho de 2021


Com certeza vocês conhecem aquela afirmação que diz que loucura é fazer sempre as mesmas coisas esperando resultados diferentes. Vez ou outra me pego refletindo bastante sobre isso porque em alguns aspectos sou assim, insisto em agir da mesma forma esperando que dessa vez o desfecho seja diferente. Contudo não me considero louco, apenas uma mula teimosa, alguém burro, que insiste em não aprender com os erros que comete, mesmo desconfiando que a coisa vai terminar do mesmo jeito.

Desde que me entendo por gente, quando sou magoado, quando rompo relações com alguém ou a outra pessoa decide se afastar de mim sou tomado por uma revolta e um desejo de vingança descomunais. Nunca me vinguei de ninguém de fato, sou como um cachorro que só ladra, mas não morde, o que me torna ainda mais ridículo do que já me considero. Mas em se tratando de insistir no mesmo erro, todas as vezes que alguém decide se afastar de mim por algum motivo, me recolho em minha revolta e fico imaginando como vai ser quando essa pessoa vier me procurar novamente, implorando para ter minha amizade de volta, arrependida por ter me magoado. "Ah,ele vai ver só! Cedo ou tarde vai perceber o quanto foi injusto comigo, o quanto feriu meus sentimentos e vai me procurar arrependido, se sentindo culpado, implorando por ter sido tão injusto comigo". Bem, nem preciso dizer que isso jamais aconteceu em nenhum dos meus 42 anos de vida até o momento.

Ainda assim, todas as vezes que acontece eu imediatamente me ponho a seguir essa linha tosca de raciocínio. A diferença de agora para antes é que aprendi a reconhecer minha parte da culpa também. Antigamente eu me sentia traído, injustiçado, incompreendido e bradava minha inocência aos quatro ventos, colocando o outro como um completo vilão cruel e eu como uma vítima inocente. Todavia, com o passar do tempo e maturidade percebemos que não somos tão coitados assim, tão vítimas, que em muitos casos também temos uma boa parcela de culpa no cartório, provocamos muitas coisas ruins para os outros e para nós mesmos quando não aprendemos a controlar nossos defeitos, a reconhecer nossas falhas de caráter e nossa culpa em algumas situações.

Procuro analisar as coisas hoje de uma forma um pouco mais justa. Reconheço que por causa do meu jeito de ser machuco pessoas e faço com que queiram se afastar de mim, mas ao mesmo tempo procuro ao máximo me justificar, dizer como me sinto em relação ao ocorrido, tento mostrar ao outro que não sou esse monstro, esse ser humano horrível que às vezes me acusam de ser, busco não apenas reconhecer minha parcela de culpa, mas me arrependo do que fiz e busco o perdão do outro. Sem sucesso.

Dizem que, em se tratando de culpa, você deve admitir a sua, porém não chafurdar nela. Admitir e viver sua culpa deve ser um processo temporário, em algum momento você precisa se perdoar pelo que fez, pela forma como agiu e seguir em frente.
Nunca me esqueço e acho que jamais vou me esquecer de uma conversa que tive com um rapaz de Salvador, o qual "namorei virtualmente" por um tempo. Quando ele pediu para "terminarmos" e prometeu que ainda assim me amaria e seguríamos conversando normalmente, mantendo contato constante, não cumpriu a promessa em partes. Apesar de sim, pretender continuar a amizade, foi mantendo cada vez menos contato, respondendo cada vez menos minhas mensagens, o que na verdade é perfeitamente normal e natural, afinal ele justamente queria viver outras experiências com outras pessoas, experiências físicas, reais, mas eu, carente como sou, dependente de atenção obviamente não aceitei bem o fato e com o passar do tempo fui ficando bastante magoado e irritado. Se ele prometeu que mesmo que fossemos somente amigos nada mudaria, então por que mudou tanto?

Me sentindo colocado de lado, joguei sobre ele toda a culpa. Mesmo que ele tivesse outros amigos, novas experiências, um namorado, o que o impedia de continuar conversando comigo da mesma forma que antes, com a mesma frequência? É um daqueles casos nos quais você sabe muito bem a resposta dessa pergunta, mas se recusa a aceitá-la.
Com o passar do tempo, depois de muitas discussões provocadas por mim ele me disse: "Eu sei que eu machuquei você, eu sei que te magoei, sei que te deixei de lado e acredite, eu me senti muito culpado por isso, por um bom tempo, mas acontece que não posso me sentir assim pelo resto da vida, eu me perdoei e gostaria muito que você também conseguisse me perdoar. Precisamos os dois seguir adiante com nossas vidas".

Você ouve uma coisa dessas, sabe que a pessoa está certa, inclusive está sendo infinitamente mais madura que você, mesmo sendo anos mais nova, contudo ainda assim se recusa a aceitar os fatos. Tudo o que eu conseguia pensar era "um dia ele vai perceber o quanto errou comigo, o quanto me magoou, vai me procurar e então eu vou ter minha vingança, ignorando-o completamente". Claro que isso jamais aconteceu.
É aí que chegamos ao ponto, agir sempre da mesma forma esperando resultados diferentes. Daqui uns meses vão se completar três anos que duas das pessoas as quais julgava fazerem parte do meu grupo de melhores amigos, de quase irmãos decidiram romper amizade comigo. Parte do motivo, de acordo com eles, além do meu temperamento belicoso foi justamente o relacionamento que tive com esse rapaz de Salvador e a forma como o tratei depois disso. Partiram em sua defesa de forma hipócrita, mesmo depois de um deles ter feito comentários racistas sobre o "cabelo ruim" do rapaz e do tipo de homens "ralés e favelados" com os quais ele se envolvia. Enfim, é sobre isso.

Ainda hoje, depois de quase três anos e de tentar várias vezes mostrar para eles que não sou uma pessoa horrível, sigo com a mesma linha de raciocínio a qual, no final das contas vai se mostrar tão inútil como sempre: "Um dia eles, ambos ou um dos dois vai perceber o quanto me magoou, o quanto foram injustos comigo e virão tentar uma reconciliação, mas vai ser tarde demais!". Esperanças ingênuas de um cara idiota.

0 Divagações

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!