3

"Assim como nós perdoamos"

quinta-feira, 29 de outubro de 2009







Tenho pensado muito sobre perdão e isso não é de hoje. Sobre quando perdoar e se vale a pena realmente fazê-lo.

            O Ricardo me disse uma vez que eu não consigo perdoar as pessoas porque antes de tudo, não consigo me perdoar. Eu refleti muito sobre o que ele me disse. Apesar dos meus amigos acharem o contrário, eu penso muito nos conselhos que eles me dão. Seguí-los já são outros 500, eu sou muito cabeça dura, vocês já devem ter percebido, mas reflito sim sobre o que me dizem. O que é mais do que a maioria tem feito por mim.
            Eu fiquei pensando sobre o que ele me disse e concordei: "Eu realmente preciso me perdoar". Mas o fato é que eu não sei como fazer isso. Não consigo enxergar nem na verdade, do que é que eu devo me perdoar.
            Mas o que eu tenho pensado muito é se vale mesmo à pena perdoar. Aí já entram todos aqueles conceitos morais/sociais e religiosos, dizendo que "errar é humano, perdoar é divino", "quem ama perdoa", "perdoar liberta" e o caralho a quatro.
            O perdão para mim é uma coisa bilateral. Sempre existe o lado que quer perdoar e o lado que quer ser perdoado. Em minha opinião, para que o perdão se dê por completo a coisa tem que ser recíproca. Não basta apenas você querer perdoar, a outra pessoa também precisa querer ser perdoada e aceitar o seu perdão de coração.
            Estava debatendo isso com a minha prima Alessandra. Oras, do que é que adianta você perdoar uma pessoa se essa pessoa acha que não tem nada do que ser perdoada? Se essa pessoa acha que não errou com você?
            Pra que funcione, o perdão tem que ser uma coisa bonita e justa. Do que adianta eu chegar para alguém, abrir meus braços e dizer, "Meu amigo, eu te perdôo do fundo do meu coração!", se a pessoa vai olhar para mim com a maior cara de tacho do mundo e dizer "Me desculpe mas, eu não estou entendendo. Me perdoa sobre o que?".
            Quando esse tipo de reação acontece, o perdão que você dá não tem efeito algum. O real sentido do perdão é ser aceito. Se a outra pessoa acha que não precisa de perdão, sua boa vontade simplesmente chega até ela, bate e cai no chão se esfacelando.
            Aí alguns podem dizer: "Mas veja por outro lado. Pelo menos você fez a sua parte, que foi perdoar. Se a outra pessoa não aceitou o seu perdão isso é problema dela".
            Infelizmente eu não consigo enxergar as coisas desse jeito. Quando eu peço perdão para alguém, eu não sossego enquanto não sou perdoado. Perco a fome, o sono, não consigo nem sequer me concentrar nas tarefas cotidianas.
            Eu me lembro uma vez em que disse coisas horríveis ao Ricardo, ofendi mesmo, tanto ele quanto a namorada. Ele ficou furioso e muito magoado, com razão. Na minha crise de ciúme e carência perdi o controle e lhe disse coisas monstruosas. Eu sou assim, na hora em que estou furioso, solto os cachorros, grito, xingo, ofendo. É um defeito grave meu e o qual dou razão aos meus amigos por não gostarem. Mas o fato é que horas depois me dei conta do quão horrível eu fui com ele. Fui trabalhar na manhã seguinte arrasado. Fui caminhando pro serviço desejando que um carro me atropelasse de tão culpado que eu estava me sentindo. Cheguei ao serviço totalmente apático, sem vontade de trabalhar. Na verdade com vontade de morrer. Eu estava me sentindo péssimo, tinha que me retratar com ele. E não apenas para puxar o saco, como disse num outro tópico, mas sim porque eu realmente vi o quanto eu tinha sido cruel e injusto com ele e o quanto ele não merecia isso.
            Fiquei com vontade de chorar durante toda a manhã. Na verdade fiquei fazendo um esforço sobre-humano para segurar o choro na minha mesa. Mas a certa altura, não consegui me segurar. Peguei o telefone sem fio da minha mesa e corri para a sala de reuniões vazia, me trancando lá. Disquei o número dele e assim que ele atendeu comecei a chorar. Implorei o perdão dele, reconheci o quanto eu tinha sido filho da puta, rude, mesquinho e injusto. Trancado ali na sala, fiquei chorando feito um garoto de 10 anos ao telefone implorando que ele me perdoasse.
            Ele foi muito "bondoso". Sim, a palavra exata é essa. Disse que me perdoava. Na verdade disse pra que eu ficasse tranqüilo, pois não havia nada o que ser perdoado. Havia sim. Eu errei. Sei muito bem quando erro. Eu reconheço a boa vontade dele na época e agradeço. Não pense ele que não. Eu sei ver o lado bom das pessoas quando quero. O que é mais do que fazem comigo.
            Foi uma coisa limpa, foi uma coisa até bonita. Eu pedi perdão de coração (acredite quem quiser, não to nem aí) e ele aparentemente me perdoou do mesmo jeito. Limpo, bonito, JUSTO.
            Hoje, tenho recebido muitos conselhos do tipo "Perdoe... Perdoe... Perdoe fulano, perdoe beltrano".
            Eu sei que de certa forma esse seria o melhor caminho. Perdoar, esquecer, seguir em frente. Mas aí vem na minha cabeça todo esse meu conceito do que é o verdadeiro e sincero perdão.
            Do que adiantaria eu perdoar fulano, perdoar beltrano, relevar, se seria apenas uma coisa unilateral? É como o Rodolpho disse, essa é uma briga que eu estou brigando sozinho. Tanto o Rodrigo, quanto o Ricardo, quanto o Huguinho, Zezinho e Luizinho não estão nem aí se eu os perdôo ou não. Eles não estão na verdade nem pensando no assunto. Nunca pensaram. Nunca se preocuparam com isso simplesmente porque eles acham que não há nada do que serem perdoados. Para eles, tanto faz o fato de eu perdoá-los ou não. Não é o meu perdão ou a minha mágoa que vai interferir nos planos ou na vida deles. O fato é que comigo ou "sem migo" a vida de todo mundo continua de boa. O fato é que o que eu acho ou deixo de achar, se eu estou feliz ou triste, magoado ou não, se eu vou perdoar ou não, para eles é totalmente indiferente e irrelevante. Meu perdão não vai acrescentar nada na vida de nenhum deles. E a falta do meu perdão não vai atrapalhar seus planos de vida nem um pouco.
            Eu não quero mais fazer o tempo voltar. Não quero mais que as coisas sejam como antes. Isso é impossível. Não to falando só de casos como o meu, to falando de tudo na vida. Eu só queria o que é JUSTO. E eu digo "queria", porque eu sei que é uma coisa a qual eu vou esperar sentado e nunca vai acontecer.
            Meus discursos são cheios de mágoa? Sim! São cheios de revolta e rancor? Sim! Eu estou magoado, estou revoltado, estou me sentindo injustiçado. Então porque faria um discurso diferente?
 

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

3 Divagações

  1. Eu passo por situação parecida.

    Não consigo perdoar uma "amiga" que me traiu da pior forma possivel, eu a considerava uma irmã, e ela me magoou como alguém jamais tinha feito.
    Porém, ela continua agindo normalmente, como se nada tivesse acontecido e eu fico entre a razão e a emoção.

    Me desculpe, acabei fazendo do comentário um desabafo pessoal =/

    Mas foi só pra mostrar que creio que compreendo o que esta passando, mas infelizmente também não sei como agir quanto a isso.

    Eu acho que vou continuar não perdoando, simplesmente não consigo.

    Bem... Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Seus amigos não estão errados,que antes de perdoar alguém tem de se perdoar.
    O perdão nada mais é do que você reconhecer o quão está errado,é dar a chance ao outro de se redimir de seus erros.Eu não vejo revolta neste texto,vejo orgulho o sustento da certeza.Você já se perdoou de seus erros?Talvez haja alguma certeza nas palavras de seus amigos.Não deixe que o mundo desabe em você outra vez,se conheça...
    Pense nas coisas que as pessoas ao seu redor te dizem,separe o certo,do errado,aprenda a reconhecer,não estou falando que você está errado,pois não sei o que te falaram nem ao menos o que passa por sua vida a única coisa que posso te falar é SE CONHEÇA!!!Tenho certeza que você encontrará seu eixo...Fique bem e T+,um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sabe, perdoar é mesmo divino, é preciso saber viver e ter certeza de que a vida vai acabr
    então aproveite, não guarde magoas, mas esteja seguro, não faça coisas que podem te prejudicar...
    Faz, acima de tudo, o que fará você se sentir bem.


    http://amichta.blogspot.com/

    ♥Agora com games!! [:D]

    ♥ Emagreça com Twitter, caaaaaada idééia

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!