4

Personagem gay de Maurício de Sousa estréia na revista Tina

domingo, 15 de novembro de 2009





O número 6 da revista em quadrinhos Tina, personagem de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica apresenta nessa edição Caio, seu primeiro personagem aparentemente gay.




Na sua estória de estréia, Caio é mostrado como sendo o melhor amigo de Tina e diz para todos que é "comprometido", mostrando outro rapaz, o que causa uma certa estranheza nos outros personagens. Contudo Caio não apresenta qualquer trejeito homossexual.

O acessor de Maurício de Sousa diz que essa é a 1ª vez em que esse tema é abordado nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e que isso é o cumprimento de uma promessa antiga de Maurício de Sousa que visa discutir assuntos adolescentes "de uma forma tranquila e sem levantar bandeiras".

O acessor levantou ainda a hipótese de que o personagem Caio possa não ser gay, mas sim bissexual. Tina agora estudante de jornalismo, é uma personagem que foi criada nos anos de 1960, inicialmente com um visual hippie e traços bem diferentes dos atuais.

Pois é pessoas. E eu que achei que a modernidade nunca iria chegar aos quadrinhos da Turma da Mônica de forma tão intensa. Enfim... normals.


 
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

4 Divagações

  1. Espero que o modernidade a qual você se refere não seja em relação ao homossexualismo. Porque né, existe desde que o mundo é habitado por humanos (exagero? talvez mas nem tanto assim...)
    De qualquer forma, já é um passo, embora eu tenha a impressão de que o fato de ele poder ser bissexual é algo pra abrandar o impacto e agradar também aos mais preconceituosos.

    ResponderExcluir
  2. Não me refiro ao homossexualismo, contra o qual aliás não tenho nada. Eu simpatizo muito com homossexuais que se dêem ao respeito. Só fiquei um pouco espantado por esseassunto ser abordado pela Turma da Mônica. Realmente achava que esse fosse o último lugar onde leria um tema desses.

    ResponderExcluir
  3. Ah, ok! Desculpe por eu ter entendido errado, então.

    ResponderExcluir
  4. Nem acho que esses temas sejam adequados pro publico da Turma da Monica, acho que grande parte dos leitores não chegaram a uma idade relevante para o tema sexualidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!