0

Campanha: ATUALIZEM SEUS NAVEGADORES!!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009




Decidi criar esse post para incentivar a campanha "Atualize o seu navegador" ou, como eu gosto carinhosamente de chamar, "Pelo amor de Deus, parem de usar essa merda de Internet Explorer e instalem o Firefox ou o Google Chrome". Nome lindo, não?


No começo eu não ligava muito pra isso. Não entendia nada, qualquer navegador pra mim tava de bom tamanho. Só queria mesmo entrar no bate-papo e fazer meus downloads, mas com o avanço da Web e também da minha inteligência (graças a Deus né?) fui aos poucos percebendo que um bom navegador faz muita, muita diferença no uso da internet.

Sempre usei IE por dois motivos: primeiro porque eu não entendia nada de navegadores e como eu disse, pra mim, conectando na internet era o que importava. Segundo porque pra mim a única empresa de computadores no mundo que eu conhecia era a Microsoft (Micromacio). Sempre achei o IE bacana, mas uma coisa que sempre me incomodou foram suas limitações e bugs irritantes, ainda mais depois que eu entrei no colégio técnico e comecei a fazer um básico de webdesign.

Além dessa merda dar muito pau, os layouts dos meus sites nunca ficam certinhos no IE. Por mais que se regule, por mais que se calcule, esse lixo da Microsoft tá sempre complicando minha vida e a vida de um monte, de uma forma ou de outra. Depois que conheci o Firefox passei a usá-lo. Além de ele ter um monte de coisas legais, algumas inúteis, outras não, ainda não trava quase nunca e na maioria das vezes, consigo recuperar as páginas onde eu estava navegando. E o melhor, os layouts dos sites e blogs, que no IE ficam um lixo, no Firefox ficam certinhos, alinhadinhos.

As versões 7 e 8 do IE adotaram o sistema de abas do Firefox, que eu tanto gosto, mas ainda assim as coisas do Bill continuam a me irritar terrivelmente. Daqui a pouco tá no Internet Explorer 20 e um monte de bugs ainda não foram corrigidos. Algumas coisas são até pequenas, mas um monte de bugs pequenos acabam formando uma irritação grande.

Logo que lançaram o Google Chrome eu baixei pra experimentar. Fiquei uns dias e desinstalei. Faltavam-lhe um monte de plugins e funcionalidades. Tinha um monte de sites que eu não conseguia visualizar direito e a interface "clean", típica das coisas do Google me incomodou um pouco. Sempre fui meio espalhafatoso.

Contudo um amigo já vinha a um tempo insistindo pra que eu baixasse o Chrome novamente, dizendo que agora tá bem melhor. Dito e feito. Baixei, testei e aprovei. Achei o Chrome mais rápido até que o Firefox 3. Ele também tá com uns skins legais pra baixar e eu to começando a preferir navegadores sem tanto enfeite.

Aposentei definitivamente o Internet Explorer e aconselho a vocês fazerem o mesmo. Baixem o Firefox 3.5 ou o Google Chrome e vejam a diferença. Tenho recebido reclamações de alguns dizendo que o blog aqui fica todo distorcido no navegador deles Internet Explorer. Não conseguem ver transparências, efeitos e mais um monte de outros detalhes.

Segue abaixo, um comparativo que retirei do site webcétera mostrando as vantagens e desvantagens desses 3 navegadores. Bom, eu estou variando entre o Firefox e o Chrome e pra mim está ótimo. Recomendo que façam o mesmo ou escolham um desses dois. Mas aí é com vocês. No final desse post estão os íncones dos navegadores para você clicar e fazer o download de um dos dois ou ambos, caso queira. ________________________________________________________________________________

Comparações:

1. Velocidade. O Chrome é mais veloz na renderização que o firefox 3. Ponto. Mas não é mais rápido que o Firefox 4 rodando o Gecko 2. Usuários Linux que quiserem sentir a diferença, instalem o epiphany como Gecko 2, o bicho voa. Portanto, no próximo release do firefox essa vantagem deve desaparecer. Só pra não passar batido: a partir da próxima versão o epiphany também utilizará o Webkit, o mesmo motor de renderização do chrome.

2. Segurança. Os desenvolvedores do Chrome utilizam o conceito de Sandbox (caixa de areia) para controlar o que o navegador pode fazer. A idéia básica é dizer para o browser que ele só pode “brincar” dentro da caixa de areia. Isso, sem dúvida, aumenta em muito a segurança. Mas a crítica parece ser mais dirigida ao internet explorer do que ao Firefox, que utiliza um conceito bastante parecido. Há até mesmo plugins para aumentar ainda mais a segurança do firefox. Mas façamos justiça, o chrome vem com isso “de linha” hoje.

3. Estabilidade. Aqui o navegador da Google dá um banho. Teoricamente. Digo “teoricamente” porque, por mais que tenha sido testado internamente, ainda precisamos ver como se comportará na prática. Entender o porque dessa vantagem é fácil. O I.E. e o Firefox vem de longa linha de desenvolvimento. Quando começaram seus ciclos de produção o computador médio era bem inferior ao que existe hoje, e deveriam se adaptar a ele. Em projetos grandes, como esses, não se reinventa a roda a cada versão, assim, muito ainda vem desde os primórdios. Entre esses pontos está o isolamento de memória. Os navegadores mais antigos utilizam um grande “balde” de memória e vão colocando seus tantos de água (as páginas) nesse balde. Se um dos baldes vem contaminado, perde-se tudo. Em outras palavras, o programa trava, fecha, vai pro beleléu. O Chrome abre um balde para cada página. Se aquele balde estiver contaminado não afeta os outros, pois não se comunicam. No entanto, para fazer isso utiliza mais recursos do computador, principalmente memória. Como é um produto em ciclo de desenvolvimento bastante recente, essa memória média está disponível na maioria dos computadores. Ponto para o chrome.

4. Extensões. O pessoal do Chrome diz que quer desenvolver um navegador que não tenha excesso de características e possibilidades, mas que também não tenha poucas. Nessa primeira versão falta muita coisa que o firefox já tira de letra. Ponto para a Mozilla. 


5. Novidades. Exceto pela parte de estabilidade (item 3), não vi na apresentação do Google nada que já não exista para o firefox, seja diretamente ou como extensão. Busca inteligente, smart keywords, nova aba com “inteligência”, etc… tudo isso já existe. Empate. _________________________________________________________________________________

Abaixo, links para downloads dos navegadores:


      



Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

0 Divagações

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!