2

Ainda sobre a descrença

terça-feira, 5 de janeiro de 2010





Sou aquele tipo de pessoa a qual alguns religiosos denominam de "homem xícara", pois errado ou não, estou aos poucos me tornando um homem de pouca fé.
Vez ou outra tenho minha crença em Deus abalada e fico me perguntando onde é que ele está que não vê o caos do mundo.


Sou uma pessoa egoísta pra caralho, só penso nos meus problemas na maior parte do tempo. Acho até que devo ter algum tipo de transtorno psicótico, pois sinto um enorme prazer em imaginar a desgraça e a infelicidade das pessoas que eu odeio. Contudo, por mais bizarro e contraditório que isso possa parecer, alguns problemas alheios também me incomodam bastante. Na verdade não sei se "incomodar" é o termo correto, acho que o certo seria dizer que me revoltam bastante.

Nos últimos tempos o que mais vi no meu aparelho televisor foi o caso do menino com as agulhas no corpo. Óbvio que não guardei o nome do garoto e nem detalhes do caso, culpa do meu lado egoísta, mas do jeito que a coisa toda foi divulgada de forma viral, só se você for muito alienado ou morar em outro planeta pra não ficar a par do assunto.

Na maior parte do meu tempo tô pouco me lixando pros outros. Como dizia um amigo meu quando ainda era adolescente, "não sendo comigo, com alguém da minha família ou alguém que eu ame, não tô nem aí".  Na época eu criticava ele por pensar assim, hoje, concordo com ele uns 60%, contudo algumas coisas não dá mesmo pra ignorar.

Fico imaginando o sofrimento do menino com todas aquelas agulhas no corpo, dores, risco de morte. E agora as cirurgias. O garoto sendo retalhado pelos médicos que estão fazendo de tudo para salvar o pobre coitado, ainda assim, passar por tantas cirurgias assim também é uma provação e tanto. Um garotinho que não fez nada a ninguém, que jamais merecia passar pelo que está passando, que talvez um dia venha a morrer por complicações das agulhas que terão que permanecer dentro dele pelo resto da vida.

Nessas horas realmente é muito difícil pra mim acreditar em Deus. Acreditar que existe algo maior e bom, misericordioso olhando por nós e nos protegendo de todo o mal.
Onde é que está a misericórdia de Deus e sua mão divina quando enfiavam as agulhas no corpo do garoto? Onde é que estava o onipresente nessa hora?


Existe inferno, existem demônios, mas a coisa toda está longe da mitologia idiota que a maioria crê. Mares de fogo e nuvens de enxofre, demônios de pele vermelha e olhos amarelos, com chifres e dentes.
Não. O inferno não é lá embaixo. O inferno é aqui e os demônios são pessoas comuns. Universitários que queimam índios, estupradores, satanistas, pedófilos. Pessoas capazes de jogar os filhos das janelas dos apartamentos, arrastarem garotinhos pelo asfalto preso ao cinto de segurança e enfiarem agulhas em crianças inocentes.

Nessas horas realmente creio que a criação foi uma consequência de reações químicas, explosões, coincidências e nada mais.
Você acorda todas as manhãs e egoísticamente agradece a Deus pela sua saúde, pelo seu bom emprego, pelos seus filhos, esposa, namoradinha, por ter conseguido comprar o carro dos sonhos, passar no vestibular. Isso é o suficiente para você crer que deus existe e está agindo. Acha que porque Deus ajuda a você o mundo está perfeito e como deve estar.

Fico pensando também no sofrimento das pessoas que perderam suas famílias na tragédia de Angra dos Reis.
Por que? E por que no final de ano? O que elas fizeram para merecer isso? Na verdade penso mais nas crianças. Não consigo deixar de pensar nas crianças. Imaginado-as sufocando embaixo de toneladas de lama e pedra, imaginando-as pedindo socorro, pedindo a Deus que as salve.




Os telejornais do dia 31 estavam me enojando. Variavam entre a tragédia e as preparações para as festas da virada de ano pelo Brasil. Incrível a naturalidade com a qual as coisas chegam até nós. Num minuto você está vendo o resgate de vítimas e o desespero e agonía das pessoas, no minuto seguinte você está vendo um bando de gente se preparando para passar o reveillon em Copacabana, fazendo suas promessas hipócritas de ano novo e rindo feito hienas no cio.
Pra alguém tão poderoso, Deus está deixando a desejar.


Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

2 Divagações

  1. Posso dizer que seu blog é um dos poucos com um visual arrojado e conteúdo diferenciado, parabéns!

    te sigo! vou atentar aos arquivos.

    ResponderExcluir
  2. Também não consigo entender pq Deus permite acontecer certas coisas.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!