3

O Haiti não é aqui.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010




Tenho lido e ouvido muitos comentários a respeito da tragédia do Haití. Comparações. Primeiro foi a Sandy, dizendo em seu Twitter que o povo brasileiro está dando muito mais ênfase ao que aconteceu no Haití do que ao que houve aqui no Brasil, com Angra dos Reis. Também outro dia vi uma reportagem onde se dizia que essa também é a opinião de muitos brasileiros, achando que deveríamos nos focar nos nossos problemas e não ficar usando nossos recursos para ajudar um outro país.




Geralmente não ligo muito pra esses assuntos, já que só me importo mesmo com os meus próprios problemas, mas me peguei refletindo sobre todos esses comentários.
Eu realmente confesso que não tenho uma opinião 100% formada sobre esse dilema. Não sei que partido tomar ou se deveria tomar algúm. Ambos os acontecimentos foram tragédias, pessoas inocentes, homens, mulheres e crianças que não deveriam ter morrido, pessoas que não deveriam ter perdido os seus entes queridos. Difícil julgar a importância da perda. Vidas são vidas, seja uma, sejam centenas.




Difícil estabelecer prioridades. Tudo bem, o que houve em Angra foi relativamente menor do que o que aconteceu no Haití, isso não se pode negar, mas eu acho que o que foi feito a respeito disso, foi o que pôde ser feito, nem mais nem menos, questões burocráticas à parte. O que se fazer diante de uma tragédia, diante de perdas irreparáveis, além de tentar juntas os cacos, cacos de pedra e telha e cacos de corações despedaçados?
Fico pensando como seria se os continentes nunca tivessem se separado ao longo de todo esse tempo. Se todas as nações que existem hoje fossem uma só. Mesmo com línguas diferentes e costumes diferentes. Talvez esse sentimento de individualidade não imperasse tanto. Bem dizem que a distância afasta as pessoas.
Esses comentários tem na verdade me irritado um pouco. Como em 2001, com o que houve com as torres gêmeas. O que eu mais ouvia pelas ruas eram as pessoas dizendo: "Bem feito pros americanos, eles mereceram, sempre foram tão prepotentes, sempre se acharam tão melhores, devia ter morrido muito mais gente".




Antes de serem americanos, antes de serem qualquer coisa, negros, judeus, homossexuais, mocinhos ou bandidos, eles eram pessoas. Esposas, maridos, pais, filhos, amigos. Pessoas que estavam no lugar errado na hora errada. Pessoas que foram para mais um dia de trabalho comum e normal. Quem somos nós, quem é qualquer um para julgar a importância da vida de alguém.
As mesmas pessoas que julgam, que criticam, são aquelas pessos que levam os seus cãezinhos na pet shop pra fazer o penteado da moda, que bebem antes de dirigir, que abortam os seus filhos.
Milhões de pessoas no mundo todo são assim, sempre foram e sempre serão, mas o povo brasileiro me revolta muito em particular pela sua falta de auto-conhecimento.
Sim, somos um povo de valor, o nosso país tem valor, mas acho que deve-se focar nos valores certos.
"Temos o carnaval, temos o melhor futebol, o rei do futebol, o rei da MPB, a rainha dos baixinhos, a modelo Gisele Büdchen, Rio 2016. Puxa, somos demais mesmo! Não tem pra ninguém!"
E a fome, a desigualdade social, o racismo, o analfabestismo?
Oras, a ajuda para Angra dos Reis foi pouca? Onde está o nosso povo que não se meche e acha que tudo é obrigação dos nossos governantes e autoridades? Esse ano com certeza um monte de gente vai fazer o seu carnê das Casas Bahia pra comprar a sua TV de LCD 42 polegadas, tela plana pra ver a copa. Ou juntar uma grana pra ir ver pessoalmente o carnaval do Rio, se espremer pra ir ver um show do rei ou pegar um autógrafo da Xuxa. Por que não se mexem?

Tá. Eu também não me mexo, mas ao menos procuro não ser hipócrita. Comer frango e arrotar perú.






Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

3 Divagações

  1. Mais um post maravilhoso! (vc escreve muito bem e seu modo de pensar é muito legal, parabéns!)

    []s

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez amigo sabias palavras
    as vezes a arrogancia não nos deixa enchegar qual é o nosso papel
    na sociedade,a verdade é que cada um tem o seu por minimo que seje
    mas é mas facil dizer que fulano não faz do que me perguntar o que posso fazer parabéns amigo pelo belo post.

    queria te pedir uma coisa quero muito colocar essa mensagem do john lennon no link do meu blog num sei se tem algum problema pra vc se tiver é só me avisar que eu tiro ok
    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Gostei da foto do fraquinho.
    Agora falando sério,concordo com o Marcos,é mais cômodo apontarmos para que o outro não esteja fazendo,do que enxergamos o que nós estamos fazendo.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!