6

Sobre sentimentos descartáveis, amizades recicláveis e chocolates

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010


Outro dia eu estava assintindo ao Senhor dos Anéis - O retorno do rei pela quarta ou quinta vez acho e novamente chorando feito uma criança no final, pela quarta ou quinta vez.
Considero o filme bonito como um todo. História, cenários, músicas, mitologia, mas o que mais me chama a atenção é a amizade dos Hobbits Frodo e Sam. A dedicação de um para com o outro, o verdadeiro amor.
Óbvio que um monte de gente que nem sabe quem é Tokien, fez milhões de piadinhas a respeito disso, algumas até engraçadas, tenho que admitir, mas bastante preconceituosas, até mesmo ignorantes no meu ponto de vista.

Não sou chegado à porta-retratos. Minha estante é abarrotada de coisas, minha mesa do computador também. Acho que além de bagunçarem o meu ambiente que já é bagunçado por natureza, as vezes trazem mais más recordações do que boas. Ainda assim tenho três que são especiais para mim:





Todas as vezes que termino de assistir o Senhor dos Anéis, chorando, fico pensando como seria bom se amizades como a de Frodo e Sam, como as dos filmes, existissem realmente. Alguns dizem que existe. Eu nunca vi nada nesse nível.
Meus antigos amigos hoje dizem que eu me afastei deles, que me virei contra eles, que ajo de forma contrária ao meu desejo. Que peço carinho, atenção, afeto, mas que faço de tudo para afastar as pessoas de mim com meu comportamento destrutivo.
Parte dessa afirmação é verdade, não se pode negar. Fui eu quem realmente quis me afastar deles. Fui eu quem realmente se virou contra eles, que decidiu começar a agredí-los, mas, o que as pessoas não percebem é que não foi sempre assim.
As pessoas sempre analisam as coisas superficilmente, nunca vão muito a fundo numa questão. Elas tem preguiça de refletir.
As vezes acontecem coisas na vida da gente que nos fazem mudar de comportamento de forma repentina e inesperada. Não precisam ser coisas grandiosas, as vezes acontecimentos mínimos fazem você repensar algumas de suas atitudes. Eu sou uma pessoa assim e sinceramente parei de me culpar por isso.
Algumas pessoas chegaram pra mim e despejaram: "Nunca pensei que você na realidade fosse desse jeito. Não esperava esse tipo de atitude de você. Você dizia que gostava de todo mundo e agora está aí, agredindo e difamando quem você disse que tanto gostava e dava valor".
As pessoas com raciocínio limitado são extremistas nesse ponto. Elas não conseguem enxergar o percurso de uma coisa, mas apenas seu começo e o seu fim. Para elas, se você sofre uma mudança radical de comportamento, radical mesmo, não houve um agente causador para tanto. Na opinião delas, o que acontece é que você na verdade foi falso o tempo todo, sempre as odiou e bancou o amigo apenas por conveniência. Não passa pela cabeça delas que, se você mudou com elas é porque teve motivos para isso.

Na verdade embora eu odeie programação e lógica, meu raciocínio funciona de forma muito simples. Não é complicado de me entender ou entender os motivos pelos quais eu ajo dessa ou daquela forma. As pessoas é que são burras mesmo.
Eu simplesmente passei a agir com as pessoas da mesma maneira que elas decidiram agir comigo. A velha história de pagar com a mesma moeda. Moralistas ridículos de plantão, que querem se mostrar corretos e descentes perante a socieade dizem que isso é errado, que jamais lhes passou pela cabeça agirem assim. Mas hoje em dia ser hipócrita é moda, já me acostumei com esse tipo de comportamento por parte das pessoas.
Por que eu deveria dar atenção ou ser legal com pessoas que optaram por me ignorar, por virar as costas pra mim e pros meus problemas?

Quando eu gosto da pessoa procuro fazer tudo por ela, pois isso é natural, quando você gosta de alguém, quer fazer coisas para agradar, pra deixar o outro ou a outra feliz. Alguns param de beber, vão à igreja, outros deixam de fazer o que gostam e passam a fazer o que a outra pessoa gosta, coisas básicas. Pra mim não importava se parecesse exagero, se parecesse até mesmo viadagem. Durante toda a minha vida fui taxado de bicha, por as vezes deixar escapar que amava fulano ou beltrano, que daria a vida por ciclano. Tanto é que com certeza, até o Ricardo deve ter achado que eu estava "afim" dele, ou sei lá. Parece que as pessoas simplesmente não conseguem cogitar a possibilidade ou o fato de que você simplesmente ama uma pessoa pelo que ela representa na sua vida. Sem segundas intenções, sem maldade, sem perversão, simplesmente ama.
Uma coisa que aprendi com tudo o que já passei é a nunca esperar demais dos outros. Nunca esperar que a pessoa sinta por você o mesmo que você sente por ela, com a mesma intensidade. Ninguém é assim. Ninguém é igual ou é perfeito pra ninguém. Nem mesmo os casais que se julgam os mais felizes. Mas ainda assim, acho que mesmo tendo consciência disso, o que a gente ainda acaba esperando pelo menos é um pouco de reconhecimento pelo amor que você dispensou. Que pelo menos a pessoa olhe para trás e consiga ver "puxa, ele errou em amar demais, mas pelo menos era amor".

Eu estava refletindo sobre como hoje em dia as pessoas tem urgência em tudo. Tudo é pra ontem e tudo tem necessidade de ser substituído em tempo récorde. O seu PC de hoje, amanhã já está ultrapassado e você tem que ter um, o celeular que ontem começou tocando mp3 agora tira foto e entra na internet e o seu modelo é de dar vergonha perto dos seus amigos ou de sua namoradinha, moda, estilo de vida, comportamento, tudo hoje em dia parece descartável, inclusive as pessoas.
Antigamente se faziam amizades para a vida, laços fortes, muitas vezes mais até do que laços de sangue. Amigos que diziam eu te amo, eu te ajudo, eu te entendo e apesar de tudo estou com você.
Hoje em dia tudo parece que tem um prazo estipulado pra terminar, inclusive amizades. As pessoas permanecem com você apenas o tempo que precisam. Seja porque trabalham juntas, seja porque estudam juntas ou até mesmo por falta de outra pessoa melhor. Tudo se transformou em fases. Você tem os amigos do trabalho, os amigos da vila, os amigos de sala de aula, os quais geralmente só ficam com você enquanto vocês tem um objetivo em comum, que é o de estudarem juntos, mas aí eu paro e pergunto: Onde é que está aquele amigo? Aquele que você sabe que não importa o tempo, não importa a distância ou as pessoas que ambos venham a conhecer, a amizade de vocês é importante e digna de ser preservada.

Não, as pessoas não querem mais criar laços. Não querem porque estão sempre insatisfeitas com o que tem. Estão sempre buscando alguma coisa em coisas ou pessoas e as descartam e renovam porque não conseguem achar o bilhete dourado na embalagem do chocolate.
Eu não sou descartável. Meu coração não é descartável.






Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

6 Divagações

  1. Eu faço parte desse monte de gente que nem sabe quem é Tokien e nunca assisti Senhor dos anéis.Concordo,as amizades hj em dia só duram o periodo que vc está com as pessoas,por isso tenho uma dificuldade enorme em me aproximar das pessoas e fazer amizade,fiz até um post sobre isso,semana que vem publico.A sociedade sempre foi preconceituosa,homem que é homem tem ser fortão,bad boy e se tentar expor seus sentimentos ainda mais para outro homem,já é considerado gay.Digo por experiência própria pra mulher é ainda mais complicado,se vc for dizer eu te amo para uma mulher é considerada lésbica,se for falar pra um homem é pior ainda pois eles acham que vc tá a fim dele.As pessoas hj em dia não sabem diferenciar os sentimentos,qualquer sentimento que vc queira expor é levado para o lado do sexo.

    ResponderExcluir
  2. Já assisti mais de 10 vezes. Todos tiram um sarro com a amizade de Sam e Frodo, uma amizade pura e verdadeira. Chorei quando Frodo teve de partir, chorei muito.

    Me identifiquei com esse texto. Eu falo de tudo pra agradar meus amigos, mesmo sem reconhecimento, mas eu só tenho amizade verdadeira. Aqueles que não são comigo também não sou com eles e nem vejo motivo de ter um amigo superficial, pra mim isso não existe, ou é amigo ou não é.

    Eu tenho amizade de anos e anos, e vejo que algumas das minhas amigas ainda não se tornaram amigas de fato. Mas eu as amo mesmo assim.

    Todo mundo ver maldade numa amizade forte que nem a de Sam e Frodo, eu gostaria de ter uma amizade assim, tenho, mas não é recíproco.

    Belo texto.

    ResponderExcluir
  3. Mas então, você na verdade não tem. Pois se não é recíproca, significa que ela não é uma amizade assim. É meio contraditório, sei lá.

    ResponderExcluir
  4. cara estamos vivendo um constante processo regrecivo de perda de valores,ao contrario do que dizem,não estamos evoluindo,pelomenos não no que diz respeito a valores morais,não!Pelo contrario,estamos voltando a era das cavernas do homem primata,caçar,comer,sobreviver,demarcar território,acasalar é assim sem emoção,sem sentimento,só estinto animal de sobrevivencia assim que o ser humano age hoje endia só que as palavras hoje são mas sofisticadas,seria como,comprar,possuir,ostentar,conquistar e por ai vai é o(INSTINTO MODERNO SELVAGEM ANIMAL CAPITALISTA) para sobreviver nessa imensa selva de pedra,ninguem tem tempo para ser amigo a não ser que isso lhes traga algum beneficio.
    Mas existem aqueles que não estão sendo atingidos por essa onda regreciva e são esses que acabam pagando o pato entendo a sua indignação amigo abraço forte

    ResponderExcluir
  5. Ola... meu anjo, ja fiz diversas divagações como as suas e se sinta feliz, eu sempre choro quando vejo Senhor dos aneis.... e tb fico pensando em amigos q fossem iguais a eles!!! beijos na alma.... nao se sinta sozinho nesse mundo!!

    ResponderExcluir
  6. Como lhe falei no e-mail, quando conheço uma pessoa e cativo-a como amiga, eu realmente crio laços, que é o item principal da amizade. No entanto, muitas vezes criamos laços que ficam soltos por que o outro não aceitou a conexão. Isso acontece muito hoje em dia, principalmente, pois as pessoas não têm mais tempo e vontade de se dedicar ao outro. Amizade antes de tudo é entrega, é doação, é você dar um pouco de si, do seu tempo, da sua vida ao outro. É muito difícil, mas não impossível ainda encontrar pessoas que compartilhem desta visão. Esqueça os que já passaram - e não ficaram - e esteja aberto às novas amizades que lhe chegam.
    Dias felizes, sempre! bj

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!