3

Sobre altruísmo egoísta.

domingo, 27 de junho de 2010


“Arranhe um altruísta, e você verá um egoísta sangrar.”
Michael Ghiselin

Em tempos um professor numa das minhas aulas disse... "somos todos egoístas, gostamos de alguém para que esse alguém também goste de nós!" ... na altura não gostei de ouvir, confesso que de certa forma até neguei mas não posso deixar de admitir que até nessa altura não me pareceu totalmente descabido apesar de não o querer admitir. Admiti-lo implicaria aceitar que nada do que fazemos é pelo outros, em última análise, tudo o que fazemos, mesmo o que fazemos em prol dos outros, fazemos por nós! Há muito pouco tempo voltaram a dizer-mo, de forma diferente, em circunstâncias diferentes é certo, mas com o mesmo sentido. Desta vez concordei de imediato, fez-me imediatamente todo o sentido!

Sempre que fazemos algo para que outra pessoa se sinta bem, fazemo-lo porque a outra pessoa se fica a sentir bem, mas fazemo-lo principalmente porque o facto de outra pessoa se sentir bem por algo que nós fizemos, nos faz sentir bem a nós próprios. Nós connosco próprios. Alimenta-nos o ego, faz-nos sentir que somos bons, que espalhamos sentimentos e sensações boas.
Quando não queremos magoar alguém... não é apenas por sabermos que a outra pessoa vai sofrer... mas é também e principalmente porque não conseguimos lidar com o facto de alguém estar a sofrer por nossa causa, não conseguimos enfrentar esse sentimento que foi causado por nós. Por isso pedimos desculpa. Não é por alguém nos desculpar que passa a sofrer menos com o que quer que tenha sido que lhe fizémos... mas é por esse alguém nos desculpar que nós nos vamos sentir menos mal por saber que apesar de termos feito sofrer fomos desculpados. Aqui somos duplamente egoístas.
Por isso... ainda que queiramos pensar, acreditar que somos boas pessoas, que somos altruístas e pensamos acima de tudo nos outros... não é verdade! Pensamos acima de tudo em nós, mas o que sentimos e pensamos sobre nós está directamente relacionado com a nossa relação com os outros, daí ser tão importante acreditarmos que somos altruístas... quando na verdade somos altruístas sim mas por motivos egoístas. Somos todos altruístamente egoístas! Felizmente há pessoas que o reconhecem, que sabem que fazem o que fazem e porque o fazem. Estas são as altruístas egoístas mais honestas, não se iludem achando que são as melhores pessoas do mundo, mas têm consciência que o seu egoísmo é bom para os outros, que trás consequências positivas para os que os rodeiam, sem nunca se iludirem com a verdadeira origem das suas intenções.
Assim... ser egoísta não pode estar apenas associado a conotações negativas, ser egoísta pode e deve também estar associado a conotações positivas, bastante positivas até, e quanto mais soubermos e aceitarmos isso, mais sinceros vamos ser connosco e com os que nos rodeiam. 


Até o momento, desconheço o autor do texto. Se alguém souber, por favor me informe.





Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

3 Divagações

  1. "Pensamos acima de tudo em nós, mas o que sentimos e pensamos sobre nós está directamente relacionado com a nossa relação com os outros"

    Muito interessante amigo.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante por essa ótica, Eduardo! Mas se a gente ficar analisando tudo, vamos descobrir que somos seres horríveis e sem conserto! Talvez saibamos mesmo sem análise! rs
    Bjkas, meu querido!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante
    realmente vendo as coisas por esse angulo
    eu concordo, então, que sejamos egoistas
    desde que isso beneficie alguem, e não prejudique ninguem.

    Eu acho que independente dos motivos que nos leve a fezer algo, o que deve ser realmente levado enconta é se esse algo vai fazer mal ou bem a queles que estão a nossa volta.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!