6

Entrevista emocionante com Casey Heynes, o pequeno Zangief:

segunda-feira, 21 de março de 2011

A maioria de vocês com certeza já deve ter visto o vídeo viral do jovem Casey Heynes, um estudante australiano que também ficou conhecido na rede como “o pequeno Zangief”, após se defender de bullying nos corredores de seu colégio. Após levar uma série de socos de um pequeno valentão, Casey perdeu a paciência e revidou, erguendo seu agressor e o arremessando ao chão com toda a força, se transformando assim no ídolo de todos os que já foram e ainda são vítimas de humilhações e agressões nas escolas. O vídeo se espalhou pela internet numa velocidade absurda e se tornou viral quase que no mesmo dia do acontecido. Desde então o jovem Casey tem recebido mensagens de apoio de todas as partes do mundo, de pessoas
de todas as idades lhe dizendo o quanto se sentiram vingadas pelo seu ato corajoso e lhe dando razão por ter feito o que fez. Sou uma dessas pessoas.
Quando vi o vídeo pela primeira vez eu já entrei em êxtase, pois também fui vítima de bullying na infância, chegando a sofrer agressões simplesmente por saber desenhar bem ou por ser quieto demais. Chegaram a colar um papel de “chute-me” em minhas costas sem que eu percebesse, para depois durante o intervalo eu ser chutado por várias pessoas sem nem mesmo saber o por que. Então eu sei, só quem sofre disso sabe o quanto é doloroso e humilhante passar por bullying. É o tipo de coisa que deixa marcas em você pelo resto da vida e que te faz perder a fé nas pessoas.



Como parte do apoio do mundo à Casey Heynes, foram criadas dezenas de comunidades no Orkut, Facebook e hashtags no Twitter em homenagem ao garoto, incluindo um site oficial em inglês, o http://www.caseyheynes.com/ . Onde você pode encontrar o depoimento de várias pessoas que passam pelo mesmo problema, as mensagens de apoio e entrevistas com Casey e sua família. A entrevista concedida pelo garoto é emocionante e pra quem já passou por esse tipo de problema é impossível não se identificar. Em um dos trechos o pequeno Casey conta que já chegou a ser amarrado a um poste com fita adesiva pelos seus agressores. Absurdo! Esse garoto tem todo o meu apoio e a minha admiração. Ironicamente a direção da escola lhe deu uma suspensão por não admitir brigas. Mas bullying pode Né? 


Atualização: Para aqueles que não sabem, Zangief é um personagem do famosíssimo video-game de luta Street Fighter 2, que usa um golpe semelhante ao que Casey usou em seu agressor. Por isso o apelido.


Sobre o Autor:
Eduardo Montanari Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design, além de pseudo-web-designer. É formado técnico em informática e sabe estourar pipoca sem deixar muitos piruás sobrando. Semi-nerd assumido (se é que isso existe), gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


Bookmark and Share

6 Divagações

  1. Puxa vida Edú, chorei como uma garotinha!
    Como é doloroso ouvir um garotinho, nesta idade, falar que já pensou em até se suicidar!
    É muita covardia e crueldade por parte daqueles que praticamm, tal insanidade.
    Nem me atrevo a mencionar como se fosse animalidade, pois animais não atacam gratuitamente suas presas pois são presas , a sua própria alimentação.
    O homem sim, ataca gratuitamente a sua própria espécie, e é incapaz de viver em harmonia com a sua própria espécie.
    Sou totalmente contra a violencia, mas APOIO ESTE TIPO DE REAÇÃO, UMA DEFESA LEGITIMA!
    ACREDITO QUE SE TODAS AS "VITIMAS" REAGIREM, DESTA FORMA, ALGUÉM PRESTARÁ ATENÇÃO NELES!
    COMO ACONTECEU NESTE CASO, POIS ATÉ O PAI DELE NÃO FAZIA IDEIA DO QUE ACONTECIA COM O SEU FILHO.
    SÓ AGORA QUE O GURÍ ESTÁ FAMOSO NO MUNDO ELE QUIS SE APARECER.
    MAS EU ACHO MESMO AS VEZES TEMOS QUE COMBATER A VIOLENCIA COM UMA OUTRA VIOLENCIA, PORQUE SE NÃO ACABAMOS SENDO VITIMAS DESTES TROGLODITAS!
    E ACABAMOS SOFRENDO NO ANONIMATO!
    ABRAÇOS MEU AMIGO, PARABÉNS PELA POSTAGEM, TOTALMENTE RELEVANTE!

    ResponderExcluir
  2. Quando recebi este vídeo de um correspondente no twitter, veio com o título This kid is my hero. Amei e postei na hora! Ah, se eu tivesse um destes! Aliás, com a quantidade de invejosos por cm3, eu precisaria de um exército destes.

    ResponderExcluir
  3. Me emocionei também ao ver o vídeo. Fico pensando na quantidade de crianças que sofrem esse tipo de injustiça e não podem falar, não podem reagir. Simplesmente se calam, se machucam por dentro e deixam de ser as pessoas que mereciam ser na vida adulta. Tudo por causa de pessoas desequilibradas, que tem prazer no mal estar do outro. Literalmente são crianças que não tem pai nem mãe em casa mostrando o que é certo ou o que é errado. O Comportamento infantil vem de casa. E por mais que as amizades influenciem, se a criança é bem instruída em casa, ela não se deixa levar para esse tipo absurdo de agressão.

    Esse menino deu um basta, e muito mais do que ser apenas um "filhote de zangief", virou um simbolo pra muitas pessoas.

    Gostaria que isso despertasse nos pais e mães a atenção devida aos próprios filhos. Que eles perguntem se seus proprios filhos praticam ou sofrem com bullying. É em casa que se cuida disso. São os pais quem devem mostrar o que é certo ou errado...

    Espero que esse ato do Casey Heynes realmente cause um debate maior sobre isso. O problema é grande demais. São pessoas que tem sua vida inteira modificadas pela maldade dos outros. São grandes talentos as vezes que simplesmente não desabrocham, e até acabam mal, em suicídio.

    Talvez tenha chegado uma boa hora pra que isso tudo seja discutido. E que pais, mães e escolas abram o olho pra esse tipo de agressão. Quem sofre de bullying não pode pedir ajuda. Alguém precisa ver e oferecer a ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Estive lendo esta matéria... realmente é um caso que muitos sofrem... Eu já passei por isso diversas vezes. Até que um dia tive também um momento Zangief a classe toda ficou assustada com o meu comportamento.

    Aviso ao dono do Blog: O link do youtube esta com problemas.

    Atenciosamente, Okashira

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Okashira, substituí o link quebrado por um válido.

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo, desapareci, mas tinha que ser para terminar a tese. Compreendo perfeitamente, dai acho importante a pessoa saber tanto ser pacífica mas também aprender a se defender para não ser sempre vítima.

    Também comigo na escola tentavam fazer isso mas eu sempre fui conhecido o terrível e rabugento, porque podia ser calminho mas se mexem comigo viro bicho. Por ser baixo na época achavam que era tolo e que podia fazer de boneco hehehe. Aos 7 cheguei a dar soco no olho de um rapaz de 14 que achava que mandava em mim hihihi

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!