4

Sobre desiludir pessoas, coisas esquecidas, mas não perdidas e gostar muito de tudo isso.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tenho aprendido muito nos últimos tempos com as novas experiências pelas quais venho passando. Sempre fui muito iludido durante toda a minha juventude, iludido no sentido de ousar sonhar, me deixar levar pelos sentimentos. Considero que me iludi, pois me deixar levar pelos meus instintos e vontades nunca me trouxe nada de muito bom. Eu era muito autêntico, me entregava de corpo e alma ao sentimento e na maioria das vezes não era correspondido. Não falo de namoro, falo de carinho, amizade,
fraternidade, de amor. Com o passar dos anos fui perdendo a ilusão, me fechando. Afinal, pra que me doar tanto se ao final era tudo vazio? Então desaprendi a sonhar, desaprendi a sentir, tudo passou a ser meio forçado da minha parte. Não falso, forçado. Acabei então ficando com medo de voar, não importa a situação eu estou sempre procurando manter os pés no chão, ver o lado racional e sério de tudo, não mais me deixando levar. Acho isso válido, afinal a vida não é um filme, um conto de fadas ao um livro de amor onde tudo acaba sempre bem, então se manter consciente da realidade ajuda muito, mas vejo agora que levei isso a níveis altos e o quanto isso está me prejudicando.
Um amigo me disse uma vez que para resistir aos sofrimentos da vida eu deveria criar uma casca dura, uma carapaça pra impedir que as coisas me machucassem tanto. Sinto que acabei levando isso muito ao pé da letra e criei uma carapaça grossa demais, ao ponto de bloquear as coisas que me machucam, mas também as coisas que viriam a ser para o meu benefício. Ao que parece não criei uma casca pra ter força, mas por ter medo, medo de sentir.
Mas voltando às minhas lições, tenho percebido que minha "desesperança", se é que pode ser chamada assim, pode facilmente machucar outras pessoas caso eu não consiga achar um equilíbrio entre meu lado lógico e meu lado sentimental. Tenho tanto medo de me iludir que acabo querendo matar os sonhos e ilusões dos outros também, muitas vezes me pego tentando "cortar as asas" das pessoas, impedindo-as de se entregarem a seus sentimentos, dando-lhes conselhos dizendo que não vale a pena amar tanto, se doar tanto, só que tenho percebido que além de não ter esse direito, pois cada um sabe de si, acabo sendo mais nocivo do que ajudando, pois ninguém merece ser desacreditado ou impedido de sonhar, caso sonhar lhe faça feliz.


Vocês já pararam para pensar na própria vida? Em como ela é hoje e em como talvez ela fosse completamente diferente se certas coisas na sua vida não tivessem acontecido? Se numa determinada época de sua vida, aquele determinado fato tivesse acontecido de outra maneira, como isso afetaria hoje a sua vida?
Eu muitas vezes, paro, penso e me revolto um pouco, pensando em como eu seria uma pessoa diferente hoje em termos de personalidade, se tivesse feito certas escolhas na vida ou mesmo se, algumas das coisas que me aconteceram não tivessem acontecido. Mas elas aconteceram! E dói tanto e é tão frustrante pensar que não se pode mudar o que aconteceu. O que aconteceu, aconteceu e não tem volta. É fato consumado. E as vezes eu amaldiçôo tanto certos momentos da minha vida. Penso em por que essas coisas tiveram que acontecer e em como eu queria que tudo tivesse tomado um rumo diferente. Me pergunto em que momento eu perdi as rédeas da minha vida. Eu não percebi.
As vezes penso que a pessoa que eu fui, a pessoa que eu queria voltar a ser, está perdida há tempos e para sempre. Penso em como eu me comportava e em como eu tinha mais prazer na vida, esperanças e os sonhos pareciam fáceis de se concretizar.
As vezes as coisas que eu vivi no passado, a pessoa que eu era, parece ser uma outra vida. Um outro Eduardo há muito deixado pra traz e que não faz mais parte de minha personalidade hoje.
Porém eu paro e penso: fatos do passado são imutáveis. São fatos concretos. Contudo sentimentos e sensações são etéreos. Personalidades não desaparecem, apenas são moldadas. É a lei da natureza. Nada, NADA se perde. Tudo se transforma.
Aquela pessoa que você já foi um dia, aquela da qual você sente tanta falta de ser novamente não desaparaceu. As tribulações da vida apenas a encerraram bem fundo no seu interior. Como uma criança assutada, encolhida e reprimida pega de surpresa por um mundo que se revelou repentinamente cruel e sem piedade. Mas tudo o que você foi está ali, aguardando num cantinho escuro da alma, esperando ver uma brechinha de luz do sol para poder sair e brincar de novo. Não devemos pensar que o que fomos está perdido para sempre. Temos o livre arbítrio para tomarmos as decisões e seguirmos os caminhos que melhor nos convierem. E se buscarmos bem lá dentro vamos ver que não perdemos nada daquilo que achávamos ter perdido. Apenas esquecemos em algum canto. Mas coisas esquecidas podem ser lembradas, limpas e usadas novamente. Hoje talvez tenhamos que vivencia-las de um modo diferente, com pessoas diferentes. Mas a essência ainda é a mesma.


Consegui a bolsa de estudos no SENAI que tanto vinha almejando. "Desenhista de páginas para a web", nome pomposo e abrasileirado para web designer.
Desde que entrei na empresa estou esperando pela chance de fazer algo ou no SENAC ou no SENAI e calhou de conseguir uma bolsa pela empresa no SENAI mesmo. Pelo que pude ver é um curso excelente e o qual eu pretendo aproveitar muito. Sei bastante de design, Photoshop, Corel, mas pro meu cargo eu preciso me especializar o máximo que conseguir em web-design. Nos últimos meses desenhei vários layouts de sites para a empresa, mas programá-los e mexer nas partes mais complexas do código eu venho deixando para o meu chefe que já está sobrecarregado. Cabe a mim então especializar-me na área para desafogá-lo, uma vez que ele é o melhor chefe que já tive até hoje. Que outro chefe vai no supermercado e traz uma sacola cheia de Hot Pocket Sadia para seus funcionários?
Aliás, no dia em que fui tentar a vaga para o curso me senti muito americano, pois saindo do SENAI, fui almoçar no McDonald's e pedi um daqueles Big Macs que de big não tem nada além do preço. Lá, uma pobre, gorda e feia que estava na minha frente na fila, pensou que a minha bandeja no balcão era a dela e me roubou duas batatinhas fritas, maldita gordona biscate, não vou brigar por duas batatinhas, mas eram minhas!
Embora fique falando de alimentação e saúde, desencanei um pouco com isso já que além de estar com outras preocupações eu também descobri que quando alguém gosta de você, te gosta do jeitinho que você é, não importando se você é gordo, magro, orelhudo ou usa aparelho nos dentes. Coisa fantástica o amor. Bem dizem que ele é cego mesmo, já que minha barriga tá ganhando mais dobras a cada semana.
Meu curso vai começar dia 2 de agosto e eu confesso estar bastante inseguro. Apesar de ser apenas três dias por semana, depois de três anos difíceis no colégio técnico tendo que lidar com outros seres humanos, desenvolvi um certo medo disso. Enfrento o que for necessário enfrentar e me misturo com quem for necessário me misturar, mas que me tornei mais anti-social do que eu já era, isso me tornei.


Sobre o Autor:
Eduardo Montanari Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design, além de pseudo-web-designer. É formado técnico em informática e sabe estourar pipoca sem deixar muitos piruás sobrando. Semi-nerd assumido (se é que isso existe), gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


4 Divagações

  1. Oi Edu...
    Viver é melhor que sonhar? Isso é tema de redação dissertativa. Trabalho muito com meus alunos.Acho que as duas coisas têm que andar juntas....
    Ow, me peguei com um enorme sorriso quando li que você conseguiu a bolsa. Que bom! Agora é se esforçar pra ser o melhor do curso. Essas instituições costumam premiar seus melhores alunos com outros cursos ou especializações. Já pensou?!
    Preciso discordar em parte de você no que diz respeito à aparência: Sou a favor da liberdade gastronômica - comer porcarias é bom MESMO - mas acho que estar bonito faz bem. Concordo que "a beleza está nos olhos de quem vê", mas "as feias que me desculpem..." É você que tem que se achar bonito, o resto, f@#%$&!
    BJO!!!!

    ResponderExcluir
  2. É meio complicado mesmo, mas viver exige da gente, um treinamento rigoroso, com os nossos próprios sentimentos.
    Nada de extremo, e nada de menos, precisamos encontrar um equilíbrio, pois a própria vida, a natureza, o universo, vive disto, de equilíbrio, da harmonia, do entendimento, entre dois extremos!
    Quando somos muito radicais, sobre qualquer tipo de assunto, estamos sendo nocivos com nós mesmos!
    Levar a vida ao pé da letra, definitivamente é um suicídio.
    Precisamos dosar tudo, para que no final possamos dar tempo, a nós mesmos, para que possamos assimilar, as nossas próprias realidades!
    Tudo que fizemos, em nossas vidas, não tem volta, mas para toda a ação, existe um efeito.
    Arrepender-se pelo que foi feito , não vai adiantar nada, o que temos que fazer é, fortalecer as nossas fraquezas, aprendendo com o erro cometido.
    E não podemos ficar lembrando, dos momentos ruins que tivemos, pois para o nosso cérebro isso significa que estamos vivenciando, aquela experiência ruim novamente.
    Pois dizem os especialistas em cérebros, que as nossas mentes, não sabem distinguir uma experiência real, do imaginário.
    Então não queria, submeter o seu estado de espirito, pelos mesmos erros cometidos no passado!
    O passado, já era , o que temos que nos preocupar é com o presente, pois ele é real, e podemos refazer tudo a partir de agora, a partir do, neste momento!
    E dele dependerá o nosso futuro, o passado é apenas um aprendizado, se você não aprendeu com ele, esqueça o , pois experiências amargas não deverão fazer parte do teu presente.
    Caso contrario, você viverá numa eterna angústia, vivendo sempre do passado e não fazendo nada com o teu presente, e com toda a certeza o teu futuro, será incerto, ou terá a mesma experiência ruim do passado!
    Parabéns Edu, pelo seu novo grau de evolução, estudar no SENAI OU SENAC, é um grande feito.
    Principalmente por que são duas entidades respeitadíssimas.
    Acredito que você absorverá muitas coisas, e tornará o que já é bom, em ótimo(reparou estou puxando teu saco)rsrsrsrsr!
    Coisa feia neh!rsrsrsrsr
    Acho louvável e muito digno, você ter dito, que precisa desafogar o teu chefe, pois ele está sobrecarregado , e que ele é o melhor chefe do mundo.
    Reconhecer as qualidades das pessoas, isso é uma prova da tua superioridade, e humildade como um ser humano, e isto te faz uma pessoa melhor !
    Também deixei de ligar para certas particularidades do meu corpo, aprendi que quando aprendemos, a gostar da agente, as pessoas começam a gostar de nós.
    Do contrario, ninguém gosta de quem não se gosta!
    Sobre a gordinha, no Macdonald , ah eu faria o maior escândalo, não é pelas batatinhas.
    Mas é pelo ato hediondo, e imoral, de uma gorda ingerindo duas batatinhas inocentes alheio.
    Ah, eu ia fazer a maior zona, ela ia ficar tão sem graça, que ia acabar pagando a minha bandeja,rsrsrsrsrsrsrrs.
    Sabe Edu, não sei se você se tornou um antissocial , ou se por tudo que aconteceu, você se tornou uma pessoa mais cautelosa, e seletiva no que se refere aos “amigos”.
    Sabe tem amigos, que são piores do que os inimigos, então é melhor ficar sozinho do que mal acompanhado!
    Então não se cobre tanto, meu amigo, as vezes não somos os culpados por todas as coisas erradas neste mundo!
    Valeu!??!?!?!??!??!?
    Te adoro, NAMASTÊTA!

    ResponderExcluir
  3. Edu que linda reflexão meu amigo, meus olhos lacrimejaram aqui, entendo perfeitamente tudo o que diz nessas linhas, pois vivo algo parecido, muito parecido.

    No livro a Arte da Guerra, escrito por Sun Tzu um militar chinês que viveu no século IV AC diz o seguinte:

    Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.

    --------
    em outras palavras, o grande segredo da vida é o equilibrio, temos que conhecer a nós mesmos e o ao nosso "inimigo" no caso, o meio em que vivemos

    só que quando crianças não nos é ensinado essa lição, então, alem de não nos conhecermos, não temos conhecimento desse mundo devorador de almas, e entramos nele como inocentes ovelhas rumo ao abatedouro.

    precisamos saber, quais são nossas forças e fraqueças, o que nos deixa triste e feliz, o que nos agrada e nos desagrada e por ai vai, e conhecendo o meio em que vivemos, os ambientes que frequentamos e as pessoas com quem convivemos, acharemos uma melhor forma de sermos felizes e nos decepcionaremos menos

    mas por não termos conhecimento disso, aprendemos da pior forma, apanhando e muitas das vezes a forma com que aprendemos, nos deixa sequelas.

    mas nunca é tarde, por mas que não
    possamos consertar o passado, podemos escrever uma nova história, com base nos nossos erros e acertos passados,e encontrarmos a felicidade que tanto buscamos.

    boa sorte Edu nessa sua nova empreitada sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Oi Eduardo,

    Acho que esse momento que vc descreve sobre a pessoa que vc era no passado, que sonhava facilmente e ficava feliz e iludido, e deixou de ser assim, esse momento é a perda da ingenuidade, da inocência.

    Acho que quase todos nós passamos por isso, mas o episódio que provoca a perda da ingenuidade pode ser diferente para cada um.

    Éramos felizes e sonhadores enquanto éramos ingênuos até que uma experiência mais forte nos mostra que a realidade é um pouco diferente. Então somos obrigados a criar esse escudo de proteção e a esconder nosso lado inocente.

    Poucas pessoas se mantêm ingênuas nesse mundo, mas ainda existe. Os únicos que permanecem ingênuos pra sempre são os animais. Por isso esses a gente pode amar sem medo, pois jamais irão nos decepcionar.

    Sobre amor, eu acho que as relações amorosas ou mesmo afetivas não devem ser o foco principal da nossa vida. A gente só consegue ter uma única coisa como "principal", pra onde vai o máximo da nossa energia. Eu, por exemplo, toda vez que coloquei o amor como principal me ferrei bonito e as coisas só ficaram ótimas pra mim quando mudei o foco e coloquei como principal na minha vida só aquilo que dependa exclusivamente de mim mesma.

    Acho que se vc colocar o seu foco em vc mesmo tudo tende a melhorar, inclusive o amor. Mas se vc colocar o seu foco e toda sua energia no amor e deixar o resto (inclusive vc mesmo) para o segundo plano, vc está correndo um sério risco de ter sua vida bagunçada de repente, se a outra pessoa deixar de corresponder ao seu sentimento. Com o foco em você mesmo, isso não pode acontecer, pois o amor já estaria no lugar secundário desde o início.

    A gente só pode garantir o nosso próprio lado, a outra pessoa pode mudar de idéia amanhã. Nada garante que ela irá continuar disponível. Sei que parece um tanto frio dizer, mas a minha vida só foi pra frente quando tirei o foco do amor.

    No seu lugar, eu colocaria toda minha energia no desenvolvimento profissional e deixaria o amor para o segundo plano. Assim, em vez de ventania, o amor seria como uma brisa suave.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!