6

Sobre os sete reinos de Westeros, as portas de vidro ao vento e conhecer a ti mesmo.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Alguns traços de nossa personalidade nunca mudam. Uns eliminamos, outros alteramos, mas alguns acredito eu, são parte do nosso jeito de ser. Tenho tentado melhorar muitos pontos de meu comportamento. Alguns consegui, outros não e outros não faço questão de mudar mesmo. Se ainda hoje existe uma coisa que me irrita muito, muito mesmo a ponto de me deixar com vontade de prejudicar a pessoa é quando sou vítima de injustiça. Quando a pessoa me acusa de algo
que não fiz, me julga de maneira errada ou simplesmente me trata com grosseria enquanto eu tento ser legal com ela. Na semana passada me aconteceu algo nesse sentido.
Na minha empresa foi instalada uma porta de vidro que fica entre a minha mesa e a mesa da secretária, o que nos separa é uma parede. Essa porta não tem molas ou nada que a segure, então se bate uma corrente de vento muito forte ou se alguém empurra a porta com força demais ela corre o risco de abrir para um dos lados e bater na quina ou da minha mesa ou da mesa da secretária. Tá certo que a porta é boa, de vidro temperado, temperado na cozinha com sal, pimenta, fogo, foguinho, mas seja como for, nunca se sabe caso ela bata forte demais em uma das mesas o que poderá acontecer.
Pois bem, outro dia a porta quase bateu na mesa da secretária, contudo eu estava passando pela sala e a segurei a tempo. Provavelmente nada teria acontecido, mas é um daqueles atos instintivos, é como já dizia a dona Florinda do seriado do Chaves: "São regras de educação elementar que a gente aprende naturalmente". Tive então uma idéia, na verdade mais uma opinião do que uma idéia e decidi externá-la para a moça. Vocês conhecem aqueles pesos de porta artesanais cheios de areia grossa? Coelhos, patinhos, aquelas tripas esquititas que parecem lombrigas gigantes? Então, dei a ela a idéia de, já que por enquanto o chefe não pode colocar um amortecedor de impacto na porta, se um negócio desses, um peso de porta não resolveria. Mas eu não falei por mal ou por enxerimento, foi apenas uma daquelas idéias que nos parecem razoáveis. Não pedi pra ela comprar com o dinheiro dela e nem pedir pro chefe comprar, eu apenas, sei lá, quis ajudar com alguma idéia. Se fosse o caso talvez eu mesmo viesse a conseguir um usado de algum parente e levasse pra empresa. A garota olhou pra mim com uma expressão de desprezo e sarcasmo ao mesmo tempo e respondeu: "Por que é que na hora do seu almoço você não vai ali em uma loja que tem perto da padaria e compra um lindo pra mim de presente? Um gato rosinha com bolinhas brancas que eu vi lá outro dia. Custa apenas vinte e cinco reais, vai lá e compra pra mim, assim você nem precisa me dar nada de presente de aniversário. Acaba de almoçar e vai lá!".

Ela não só falou isso com total sarcasmo, como também teve a intenção de me deixar sem graça na frente da nossa vizinha que estava na recepção naquele momento. É um desses atos que não vejo necessidade de se ter, já que eu não tive intenção nenhuma de ofender a vadiazinha, apenas quis ser prestativo e dar uma idéia para o problema da porta. Ainda assim a má-agradecida biscatinha foi de uma grosseria sem necessidade. Esse tipo de comportamento por parte das pessoas, ofender você e não se arrependerem depois é típico de gente metida e sem conteúdo, como certa vez em que um conhecido meu, depois de "pisar na bola" várias vezes comigo, teve a audácia de me dizer: "Eu não acho que eu lhe deva desculpas por nada pois creio que jamais errei com você e também não me sinto culpado por absolutamente nada do que você acha que eu lhe fiz". Putz, vou lhes dizer uma coisa, lidar com o ser humano é um saco. Ainda mais com ser humano gentalha.


Nosce te ipsum, conhece-te a ti mesmo. Eu adorararia realmente me conhecer, sem medos sem máscaras, sem mentiras, mas ao que parece vou morrer sem saber quem eu sou, o que quero e por qual finalidade nasci, se é que alguém tem alguma.
Na última postagem falei da bolsa de estudos para empresas que consegui no SENAI, onde farei Web-Design. Embora design e web sejam duas coisas que me atráiam muito, realmente não consigo me empolgar com nenhuma delas, aliás, não consigo me empolgar com nada que aconteça em minha vida por melhor que seja. Tudo parece sempre vazio e incompleto. Por mais que eu consiga coisas, sempre parece que não é nada disso que eu quero pra mim e que está faltando algo importante na minha vida. O problema é que eu não faço idéia do que é.
Eu já estava há tempos com a idéia de fazer um curso de web ou no SENAC ou no SENAI, mesmo antes de entrar nessa empresa na qual trabalho atualmente, mas o caso é que não estava querendo isso porque é algo que me empolga, que me dá um prazer imenso. Como disse, gosto sim da área, mas acabei me tornando uma pessoa que busca mais sobreviver do que viver. Não sou ganancioso, mas devido às minhas condições de vida que graças a Deus não são precárias, mas são humildes, eu me interesso mais por ter dinheiro suficiente pra pagar as minhas contas todos os meses do que pelo prazer pessoal de ser um grande desenhista, grande web-designer, grande isso ou aquilo. Penso em fazer cursos, penso em me especializar aqui e ali, fazer inglês que é importante hoje em dia, mas o fato é que tudo o que penso em fazer é motivado apenas pelo medo de ficar para trás, nada mais, medo de me tornar inferior demais às pessoas que ainda julgo superiores a mim.
Desde que entrei na empresa onde trabalho eu estou vivendo tenso vinte e quatro horas por dia, pois ganho razoavelmente bem mas não tenho muita experiência na área além do que o meu talento me permite. Tenho me esforçado para corresponder às expectativas do meu chefe e até agora tem sido razoável, mas não consigo deixar de me incomodar com o fato de não ter tanto conhecimento na área como eu queria, ainda mais por estar registrado como web-designer. Sinto como se não merecesse o cargo e isso tem me deixado neurótico. Tenho dormido mal, acordado mal e ido trabalhar preocupado todos os dias, todos os dias com medo de que ele se canse de mim e me dispense. Então decidi correr atrás dessa bolsa de estudos porque preciso do emprego, preciso do dinheiro. Com minha mãe e tia desempregadas eu não posso me dar ao luxo de perder esse emprego, caso contrário não teremos dinheiro pra comprar nem pão e leite. Não estou brincando quando falo que se eu ficar desempregado teríamos que mendigar os três. Por isso acredito ser minha obrigação me especializar em algo, mesmo que isso não me empolgue cem por cento, pois preciso manter meu emprego e caso saia dele, conseguir algo no mesmo nível ou melhor. Mas não consigo parar de me perguntar todas as manhãs quando eu acordo, o que eu realmente quero fazer da minha vida. Acho que se eu pudesse ser um heremita eu com certeza o seria.


Adoro seriados mas não sigo dezenas, apenas um ou outro. Os últimos dois que assisti inteiros e dos quais virei fã eterno e incondicional foram LOST e SmallVille, ambos já terminados e com series finale a lá meia boca.
Recentemente por indicação do Levi Ventura do blog Só Pedaços, comecei a seguir uma série muito, muito bacana mesmo exibida pela HBO, trata-se de Game of Thrones.
A Game of Thrones é o primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, uma série de livros de fantasia escritos por George R. R. Martin. O livro venceu o Locus Award em 1997. Foi publicado pela primeira vez em 6 de agosto de 1996. A novela Blood of the Dragon, que reúne os capítulos de Daenerys Targaryen, venceu o Hugo Award para Melhor Novela. Em novembro de 2009 a HBO terminou a gravação de um episódio piloto para uma série de televisão baseada no livro. Uma temporada inteira de dez episódios foram depois produzidos e estreou no dia 17 de abril de 2011.
A Game of Thrones se passa em Sete Reinos de Westeros, uma terra que lembra a Europa Medieval. Em Westeros as estações duram por anos, algumas vezes décadas por vez.
Quinze anos antes do inicio da história, os Sete Reinos estão divididos por uma guerra civil, também conhecida como A Rebelião de Robert e A Guerra do Usurpador. O príncipe Rhaegar Targaryen seqüestrou Lyanna Stark, despertando a ira da família da moça e de seu noivo, Lorde Robert Baratheon. O Rei Louco, Aerys II Targaryen, executou o pai e o irmão mais velho de Lyanna, quando ambos exigiram o retorno da moça. O segundo irmão de Lyanna, Eddard, uniu-se ao seu amigo de infância Robert Baratheon e Jon Arryn, com quem ele havia sido criado quando criança, declarando guerra contra os Targaryens, assegurando aliança com a Casa Tully e a Casa Arryn através de uma rede de casamentos (Lorde Eddard com Catelyn Tully e Lorde Jon Arryn com Lysa Tully). A poderosa Casa Tyrell continuou a apoiar o rei. A guerra civil teve seu auge com a Batalha do Tridente, onde o príncipe Rhaegar foi assassinado em batalha por Robert Baratheon. Os Lannisters finalmente concordaram em apoiar o rei Aerys, porém tornaram-se contra ele brutalmente, saqueando a capital Porto Real. Jaime Lannister da Guarda Real executou o rei Aerys e a Casa Lannister jurou lealdade a Robert Baratheon. Os Tyrell e os remanescentes fiéis aos Targaryens renderam-se e Robert Baratheon foi declarado rei dos Sete Reinos. Infelizmente, durante a guerra, Lyanna Stark faleceu, aparentemente de algum mal; Robert Baratheon então casou-se com Cersei Lannister para concretizar a aliança.
Apesar da vitória de Robert, o filho e a filha mais novos do rei Aerys, chamados Viserys e Daenerys foram levados para o outro lado do oceano por homens leais aos Targaryens. Depois da guerra a Casa Martell escolheu o caminho do exílio, já que a irmã do Príncipe Dorean Elia (mulher do príncipe Rhaegar) foi assassinada juntamente com seus filhos na tomada da capital Porto Real. Seis anos depois o Rei Robert provou sua determinação ao derrotar os rebeldes do Lorde Balon Greyjoy de Ilha de Ferro. Os dois filhos mais velhos de Balon foram mortos e seu filho mais novo, Theon, foi colocado aos cuidados do Lorde Eddard Stark, como seu protegido.
A série já vai para a season finale de sua primeira temporada após dez episódios e pelo visto tem planos para ser renovada e renovada novamente. Com cenários realistas, dignos de um filme de cinema e roteiro empolgante, tá aí uma série recomendadíssima por mim.

LINKS INTERESSANTES:

Livros das Crônicas de Gelo e Fogo.
Trailer de um dos episódios da série.

Baixe os episódios legendados.

Sobre o Autor:
Eduardo Montanari Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design, além de pseudo-web-designer. É formado técnico em informática e sabe estourar pipoca sem deixar muitos piruás sobrando. Semi-nerd assumido (se é que isso existe), gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


6 Divagações

  1. Tamanha hostilidade da dita cuja,é digno de dó.
    Pois meu querido, ela se encontra num estado de vida baixissimo.
    Acho que ao nível , quase perto do estado de inferno.
    Portanto, não leve tanto em consideração,
    seu pensamentos, e seus palavreados.
    Pois você estará fazendo, mal a sim mesma.
    A energia de quem está neste estado de vida acaba nos arrastando para baixo,combinado?!?!?!?
    Então despreze-a , fale somente o necessário, se estas pessoas não aceitam,sujeitões e opiniões para melhorar, o ambiente de trabalho, é por que
    estão acostumado a estagnação e a completa inercia humana! Sabe, algumas pessoas,
    estão vivendo dentro das suas cabecinhas, um verdadeiro inferno, então para elas, é normal
    ofender, magoar ou prejudicar, o próximo.
    Detalhe , elas não vê mal nenhum, pois acostumaram, com este estado deplorável da condição humana.
    Então, não espere que eles reconheçam, seu próprios atos desprezíveis.
    Coisa impossível de se acontecer!
    Acho que nem jesus ou budha, conseguiram,
    implantar amor nestes seres repugnante,
    quem dirá nós?
    Ai, Edu quanto drama em não saber,o que você quer, ou quem você é na vida!
    Bem vindo, ao clube,mais uma vez, SAIBa que voce e todos corremos atrás das coisas, pela
    necessidade básica da sobrevivência.
    Então eu não vejo mal nenhum , você
    buscar aprimoramento na sua area.
    Pois querer o melhor para sí, é natural de todo ser racional, você não acha?
    Agora, gostaria que parasse, de se colocar lá em baixo, você tem talento,garoto, eu tenho um faro para este tipo de coisas, sabia?
    E quando ví o teu estilo de blog,logo ví que você não era , qualquer merdinha!
    Desculpe me a expressão chula,ví que o teu trabalho , tem a tua essência,e característica relevante(UM ESTILO PESSOAL MUITO MARCANTE!).
    Ou seja você tem personalidade, e se seu
    chefe souber, trabalhar com este teu lado criativo, e usar esta tua capacidade em beneficio da própria empresa!
    Meu caro, ele descobrirá em tí , o Eduardo
    "galinha dos ovos de ouro!"rsrsrsrs
    Então faça o curso, que voce tanto sonhou,
    e melhore o que já é bom!
    Se concentre nas coisas e aspectos, reais
    da tua vida, se ainda não sabe o que procura na vida, é porque ainda não chegou a tua hora e momento, para tal!
    Mas enquanto isto,continue a aproveitar as oportunidades da vida.
    Sabe que as oportunidades da vida, só
    se revelam na vida das pessoas que estão
    preparadas!
    Acho que agente , morre sem saber, quem
    de fatos somos, e mais uma vez Edu, BEM
    VINDO AO CLUBE , VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO,
    MEU QUERIDO!
    Sobre o seriado, fiquei curioso, vou conferir!
    ABraços meu querido e estimado guerreiro,
    de vocÊ mesmo!
    NAMASTÊTA!

    ResponderExcluir
  2. Oi Edu,
    olha a vontade de sair matando, hein?! KKKKK
    Humildade vem da palavra HUMUS, que é aquela parte específica da terra onde se encontram os nutrientes e tal.... Então, ser humilde é saber exatamente o seu lugar. Sabendo do seu dentro da empresa, resta tratar a tal secretária como ela merece. Um tapa de luvas seria dar o "presente" q ela "pediu" na frente do seu chefe e deixar claro a conversa que tiveram. Não seria lindo?
    Quanto a saber o que se quer da vida, posso te dizer que não está sozinho. Em uma das minhas turmas de preparação para o vestibular, tenho um senhor de 65 anos, engenheiro formado desde os 20 e tantos, que descobriu que gosta mesmo de Direito. Está estudando como um louco,porque não domina muito bem as matérias de Humanas.
    Como pode ver, você ainda tem tempo.
    BJO.

    ResponderExcluir
  3. Ola Edu

    Nossa cara, que mulherzinha pequena e medíocre em, esse tipinho de gente tem em todo lugar, são aquele tipo de pessoas que num vale nem apena agente se encomodar, esse tipo de gente, é tão pobre de espírito, que o único momento em que se sente bem ou superior a alguém é quando estão menosprezando ou pisando uma pessoa, elas são vazias, ocas por dentro, temos é que ter pena desse tipo de gente.

    Cara, o alto conhecimento é uma jornada sem fim, nascemos, vivemos e morremos, sem nos conhecer por completo, tem um famoso filósofo chinês chamado Lao Tsé, que diz o seguinte:

    Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência.
    Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.

    Cara vc esta num nível elevado de auto conhecimento e não se deu conta disso, pois o mas difícil nessa jornada de alto conhecimento, é justamente reconhecer suas fraquezas, debilidades, defeitos, limitações, pois é fácil enumerar qualidades, mas reconhecer fraquezas, isso sim requer um conhecimento profundo de si mesmo, pois nos dias de hoje, todos querem se mostrar capazes e autos-suficientes, quando na verdade não os são, ou simplesmente se afogam em suas depressões,angustias completamente cegos de tudo.

    vc consegue ver Edu, consegue se ver, e esse já é um grande passo,e o mas importante de tudo sabe em que pontos precisa mudar e esta mudando, e essa é a jornada do auto conhecimento, é fato que nunca chegaremos ao fim dessa jornada, ao conhecimento pleno de nós mesmos, mas isso não é importante, o importante é chegarmos ao ponto em que consigamos viver bem e ser feliz, e cada um sabe o que precisa pra ser feliz, a felicidade é diferente para cada um, sem essa ilusão que vemos nos filmes e na tv.

    vc esta no caminho Edu, tudo que vc passa é processo, dessa jornada, não para chegar ao fim, mas sim ao ponto que vc precisa chegar, e assim é com todos nós.

    sabe Edu, eu aprendi uma coisa, não importa o que te move a fazer determinada coisa, mas se essa coisa acrescenta algo de bom a sua vida vida, vá em frente, sem questionamentos pois no futuro valera apena, é medo que te move, é raiva, é fé, não importa, se não prejudica ninguém, siga a diante Edu que em um dado momento vc vai entender tudo, e se não entender tudo, vai entender o suficiente para chegar aonde vc precisa, isso que é importante.

    cara, eu cheguei a assistir alguns capítulos dessa série, mas depois parei, acho que não me interessei tanto talvez por não dar a devida atenção.

    grande abraço Edu

    ResponderExcluir
  4. sobre o que vc falou lá no começo "Quando a pessoa me acusa de algo que não fiz, me julga de maneira errada ou simplesmente me trata com grosseria enquanto eu tento ser legal com ela." Foi o que aconteceu várias vezes comigo. Minha tia me acusava de várias coisas que eu não fiz, que eu não falei etc. Logo quando ela veio morar na minha casa porque não tinha outro lugar, eu tive problemas com ela porque ela era mentirosa e se vestia feito puta (que de fato era). Eu falava pra pros meus pais dela e eles diziam que eu queria fazer intriga, que eu era adolescente rebelde ¬¬. Um dia ela ameaçou uma amiga do meu irmão, meu irmão ficou sabendo e ela foi expulsa pelo meu pai. Ela passou anos na minha casa, desde o primeiro eu sabia quem ela era e depois minha familia meio que ganhou mais confiança em mim, acho que há males que vem pro bem, rs. Eu tenho vontade de bater nela, se ela ficar naminha frente eu não duvido que eu parta pra cima dela porque ela merece uma surra. Ela é tão infantil que a familia inteira está contra ela por outros vários motivos. Ela só é legal com a pessoa pra ter moradia porque ela não tem onde se enfiar.

    No seu caso foi tenso, é gente egoísta que trata alguém dessa forma, você pensa no coletivo e ela pensa no dinheiro dela.

    ResponderExcluir
  5. Oi Eduardo,

    Não comentei logo porque viajei no dia 17 de junho e agora mesmo não estou em casa. Estou em outra cidade.

    Ignorância é algo que a gente sempre vai se deparar nesse mundo. A ignorância está em toda parte. Quando vc se deparar com gente ignorante, que não entende o que vc diz, não responda nem perca seu tempo pensando no que a criatura disse. A ignorância existe em todos os níveis: ricos, pobres, homens, mulheres, etc.

    Eduardo, muito cuidado com isso que vc escreveu: que deseja apenas dinheiro suficiente para pagar as contas e sobreviver. O universo dá a gente o que a gente deseja. Se for só isso que vc quer, será apenas isso que vc vai ter. E quando a pessoa só tem o suficiente o que acontece é que ela irá passar a vida toda preocupada com o dinheiro, que não é algo muito agradável. Eleve esse patamar e queira mais do que o suficiente. Isso não é ser ganancioso. Ganância é outra coisa.

    Quanto a merecer ou não merecer, a grande maioria das pessoas acredita que não merece. Por isso a maioria é pobre. Esse negócio de merecer é uma história inventada pela nossa cabeça. Invente uma outra história diferente pra vc, uma que seja melhor, e trate de vivê-la.

    Te aconselho a ler urgente o livro "Os segredos da mente milionária" de T.Harv Eker. Existe em pdf. Tem umas coisas bobas nesse livro, mas a maioria é importante. É um livro que nos faz pensar nessas coisas que vc escreveu sobre dinheiro e merecimento. O autor nos ajuda a entender por que temos pensamento desse tipo. Por isso nos leva a pensar, a lembrar das coisas. E uma vez entendido, a gente muda a cabeça totalmente e passa a ver as coisas de forma diferente.

    Aqui vai o link para ler o livro: www.youblisher.com/p/112731-Os-Segredos-da-mente-milionaria/

    ResponderExcluir
  6. O ser humano é assim mesmo... Deve ser a única raça na qual um membro precisa humilhar o outro para se sentir melhor, conscientemente.

    Algumas pessoas são simplesmente maldosas as vezes, a troco de nada... apenas sua própria amargura.

    Como dizem, algumas pessoas tem o coração de pedra...

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!