4

Sobre medo da morte, abrir gargantas com um facão, homofobia e graphic novels.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Não sei se é a idade, os problemas psicológicos ou se estou passando por algum tipo de fase, mas as vezes me pego com muito medo de morrer. Não medo de envelhecer e morrer, mas sim de que me aconteça algo inesperado que me tire a vida. Eu sei que não devemos temer a morte, pois ela é inevitável e todos faremos a passagem um dia, então temer a isso é mais do que inútil, considero uma idiotice, mas as vezes assistindo a TV, navegando pela internet ou lendo o jornal eu vejo notícias sobre pessoas que morreram tão repentinamente e de forma tão tola. O caso mais recente e que me abalou foi o daquela moça que foi doar a medula e acabou morta devido à um erro médico. Fico
imaginando que isso além de uma tragédia, foi também uma morte "besta", daquelas que você fica com cara de tacho se perguntando "mas meu Deus, o que houve aqui?". A moça vivia o dia a dia dela, tinha sonhos, projetos, foi doar a medula, um procedimento rotineiro e perdeu a vida. Também tem o caso daquelas meninas que foram nadar e morreram misteriosamente ninguém sabe muito bem por causa de que. Eu acho tudo isso tão repentino e sem sentido que começo a ficar assustado pela forma com que certas coisas acontecem. De repente posso estar fazendo uma caminhada de manhã, escorregar numa casca de banana, cair, bater a cabeça muito forte e morrer, o computador pode explodir na minha cara, um carro pode invadir a calçada na qual estou andando. Sei que parece neurose e talvez até seja, mas do jeito que vemos as pessoas morrendo das formas mais estúpidas, chega a dar medo mesmo. Muitas vezes sem querer começo a me imaginar morrendo, afogado as vezes, debaixo d'água tentando respirar e a água entrando nos meus pulmões e me sufocando, meu Deus, que horrível. Ou me imagino sofrendo algum acidente fatal, uma queda, um ferimento causado por algo inesperado. Nessas horas chego a passar mal, muito mal mesmo, me dá até falta de ar. Estou pensando seriamente em parar de assistir aos noticíarios, principalmente àqueles do horário de almoço, sensacionalistas que só mostram tragédias e crimes, as vezes assistindo começo a ficar muito mal. Eu aceito morrer, só não quero morrer de forma injusta, se é que é esse o termo a ser usado nessas situações.


Além dos telejornais e esses programas policiais, outra coisa que de uns anos pra cá começou a me irritar muito e a me deixar esquisito são esses filmes com muita violência gratuita (meu Deus, estou virando um tiozão velho e chato). De repente ir ao cinema ou alugar um filme onde um louco psicopata tortura suas vítimas das formas mais hediondas possíveis, depois pica em pedacinhos com direito ao sangue esguichando na tela, víceras expostas e gritos de dor já não é mais tão legal quanto antigamente. Perdeu a graça, perdeu bem a graça mesmo. Acredito eu que talvez porque hoje em dia a realidade consiga ser pior que isso. Antigamente você via o Jason mutilar adolescentes numa sexta-feira 13 e tremia na cadeira, contudo sabia que algo assim era raro, quase impossível de se acontecer. Hoje, goleiros matam as namoradas e dão pros cachorros comer, crianças são arrastadas pelo asfalto presas ao cinto de segurança e jogadas de prédios, filhos matam os pais enquanto eles dormem, com a ajuda dos namorados. Perto da realidade de hoje, vilões como Jason e Freddy Kruegger são brincadeira de criança. Gastar meu dinheiro indo ao cinema ver Albergue, Jogos Mortais 50, Premonição e outras coisas do gênero é uma coisa que tem saído dos meus planos cada dia mais. Não consigo ver a graça que os outros vêem em assistir filmes com corpos despedaçados, banho de sangue, tortura e mutilação. Games assim eu ainda gosto, pois pelo menos você controla o herói, mas ficar comendo pipoca e tomando refrigerante enquanto um louco deformado abre a garganta da vítima com seu facão e ainda achar isso divertido, em minha opinião é coisa de gente vazia. Assisti ao primeiro Premonição, ao primeiro Jogos Mortais, achei interessante, diferente, mas agora já não tenho mais interesse nenhum em ver mortes estúpidas numa tela de cinema, chegar em casa, ligar a televisão e ver que mais pessoas morreram de forma estúpida e desnecessária. Prefiro ver um X-Men, um Harry Potter (pretendo ir na semana que vem), uma comédia do que gastar meu dinheiro vendo pessoas rindo porque acham divertido ver pessoas morrendo.


E o tal caso do pai e do filho que foram espancados por serem confundidos com um casal homossexual? Deus, que coisa grotesca. Depois as pessoas me criticam quando eu falo que a cada dia estou pegando mais asco da raça humana. Odeio homofobia com todas as minhas forças, mais do que qualquer outro tipo de preconceito. Cada vez que vejo uma notícia desse tipo eu chego a passar mal de tanto ódio, ao constatar o quanto a maioria dos seres humanos e retrógrado e ignorante. Pelo que vi em uma reportagem recente, dois dos agressores já foram pegos e descobriu-se que todos estavam embriagados. A imprensa disse também que eles não souberam explicar o motivo da agressão. PORRA MEU! Precisa explicar? É difícil de entender? Fizeram isso simplesmente porque são, como todos os homofóbicos, lixos humanos, preconceituosos e cruéis, que acham todo tipo de justificativa ridícula para cometerem as barbaridades de cometem. E de acordo com a reportagem, mesmo explicando aos agressores que eram pai e filho, as vítimas foram brutalmente espancadas.
Deus, eu não sei se tenho raiva ou pena desse tipo de gente que acha que demonstrar os sentimentos é algo proibido e afeminado. O pior é que muitas pessoas ao saberem de uma notícia como essa, culpam os homossexuais, afinal se eles não existissem nada disso estaria acontecendo, essa violência toda e esse preconceito não existiriam. Oras, é a mesma coisa que dizer que se os negros não existissem, não haveria racismo no mundo. O típico pensamento absurdo, retrógrado e nazista, típico dessa raça maldita que é o homem.


Terminando a postagem com coisas mais amenas. comprei um monte de coisas legais no último domingo lá no Anime Friends em São Paulo e entre elas uma Graphic Novel muito boa, muito boa mesmo, escrita pelo maravilhoso Dave Gibbons (Watchmen) e ilustrada magistralmente por Mike Mignola (Hellboy). Andando pelo estande da Comix Book Shop, olhando uma coisa aqui, outra ali, eis que me deparo com essa maravilha que é ALIENS: SALVAÇÃO.
Essa Graphic Novel é um conto de fé espiritual e terror sobrenatural, que conta a história de Selkirk, um assustado tripulante que é forçado a sair de sua espaçonave acidentada pelo seu capitão louco. Isolados em um planeta fora das rotas conhecidas, os dois descobrem que não estão sozinhos, tendo que enfrentar o terrível perigo que veio junto com o cargueiro Nova Maru.
Pra quem é apaixonado pelos Aliens como eu e ama ficção científica e terror, essa história em quadrinhos é um prato cheio. Fiquei mais feliz ainda quando abri o lacre da revista em casa e vi que ela é repleta de material especial, falando sobre os filmes, livros, games, entre outras coisas referentes à franquia. Tenho voltado a comprar alguns quadrinhos de uns tempos pra cá. Antigamente fazia coleção, seguia todos os meses os X-MEN, o Batman, hoje, prefiro comprar raramente pois não ando com muito mais paciência para ler nada, mas quando compro eu prefiro pagar caro mas que seja por uma boa obra. E acreditem, esse é o caso de ALIENS: SALVAÇÃO. Pra quem gosta eu recomendo demais.

Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


4 Divagações

  1. Feliz Dia do Amigo:

    "Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.
    Amyr Klink"

    Beijos a voce e a todos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Eu concordo com o que escreveu sobre filmes... não entendo onde está a "graça" em ver pessoas morrendo o tempo todo das formas mais "ridículas" possíveis... afinal, nem há "novidade" nisso, todos os dias morrem pessoas e estão lá, nos jornais....

    Quanto a homofobia, esses estúpidos ignorantes que acreditam que a violência é que resolverá qualquer tipo de problema, deveriam ser espancados pelo menos uma vez na vida. Sou implacavelmente contra o homossexualismo, não gosto, não me envolvo, não me relaciono... (meu direito né)mas, pior que eles, são essa massa alienada que se julga no direito de reprimi-los.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, não dá pra afirmar categoricamente q é "hoje em dia" q acontecem todas essas barbaridades. Se vc pesquisar rapidamente, vai ver q no Japão alguns samurais testavam o corte de suas espadas novas em pessoas vivas, na Europa eram comuns todo tipo de torturas até o século XVIII, na África pessoas eram cozidas vivas em banquetes rituais, alguns dos índios norte-americanos arrancavam as pálpebras e deixavam inimigos vivos amarrados de frente para o sol até morrerem secos... Em suma, a violência, a brutalidade, sempre houve, e geralmente pelos mesmos motivos: ganância e poder. O q acontece hoje é q se algo do tipo acontece em qqer um desses lugares a gente fica sabendo quase instantaneamente, ocorrendo uma supersaturação.

    Em segundo lugar, medo de morrer é a causa da hipocondria, segundo li numa notícia esses dias. Portanto, se vc começar a andar por aí cheio de remedinhos, se esperte.

    ResponderExcluir
  4. Ola Edu
    entendo perfeitamente esse seu medo de morrer, a final, estão supervalorizando a morte na tv, como vc mesmo disso, é difícil não ficar com essas coisas na cabeça, sinceramente eu não assisto esses tipos de programas, nunca gostei, pricipalmente aquele Vagner Montes que chega a me irritar de tanto que ele fala, cara ele chega a babar, já assisti algumas vezes por que minha mãe assiste, então quando faço companhia a ela acabo assistindo contra gosto, mas odeio esses tipos de programas.

    Cara nunca fui muito fã de filmes de terror não, até pq sou fraco pra essas coisas rs, principalmente esses filmes muito realistas, sabe, se for um filme de terror mas pro lado da ficção eu até curto, já vi jogos mortais, o albergue eu quase não consegui comer mas depois de assistir aquele filme, pela madrugada! Deus que me defenda!!!! O que era aquilo, violência pura e gratuita, eu nem me atrevi a assisti o Albergue 2 socorro rsrs.

    nunca fui ao cinema assisti esses tipos de filme, a vida real já ta cheia deles, pra que ir ao cinema pra assistir essas coisas, quando vejo é na tv mesmo, isso quando vejo.
    cara vc faz bem em não ver mas esses tipo filmes, não vejo isso como velhice, acho que é mas prudencia mesmo, agente adquire experiencia e vai ficando mas prudente.

    É Edu o tempo vai passando e as pessoas vão ficando mas intolerantes e agrecivas, a humanidade esta regredindo não tem jeito é dai pra pior, sou contra a todo e qualquer tipo de preconceito.

    grande abraço Edu

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!