1

Sobre dores com periodicidade, melancolia e medo de errar meus alvos.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Minhas férias finalmente chegaram (faltam dois dias) e eu não tenho a mais vaga idéia do que fazer com elas. A lista de possibilidades é grande: Ler dois livros com mais de 500 páginas cada um, fazer caminhadas longuíssimas bem de manhãzinha todos os dias, fazer natação ou academia, ir à boate GLS a qual me propus e ainda não fui. E embora tenha todas essas opções para escolher, tenho medo de que, como sempre, acabe me acomodando e não fazendo nenhuma delas. Trinta dias parecem tantos, mas na verdade são pouquíssimos, passam voando e logo terei que voltar a trabalhar. Embora trabalhar seja um termo relativo, já que há um ano eu estou apenas jogado num canto da empresa, sendo raramente requisitado e nada aproveitado. Para fazer meu trabalho eu preciso que me passem trabalhos para serem feitos e isso não está acontecendo. Tenho me sentido frustrado, inútil e estagnado. Tenho ganhado meu salário certinho, pagado minhas contas, ajudado em casa, mas não estou sendo útil a empresa, não me sinto valorizado ou como já disse, aproveitado. Achei que seria uma ótima oportunidade de crescimento, mas a verdade é que a empresa é desorganizada demais.
Isso tudo me faz pensar o quanto preciso a cada dia me qualificar mais e mais para o mercado de trabalho e na importância de um curso superior. Tenho pensado nisso sem parar e em como resolver mais esse problema, já que odeio estudar. Pra entrar em uma faculdade pública como a UNESP, o vestibular é bem difícil e exige uma dedicação grande aos estudos, cousa que eu não consigo ter. Entrar em uma faculdade particular dizem que é muito fácil, o vestibular é sopa no mel, contudo as mensalidades são caríssimas (tenham em mente que qualquer valor acima de R$ 150,00 é considerado caríssimo por mim). Minha prima sugeriu fazermos um cursinho pré-vestibular particular, talvez chorar um bom desconto ou algo assim, mas não sei nem como vai ser o meu próximo final de semana, quem dirá o ano que vem. Como sempre e como todo mundo, tenho medo de atirar e errar, medo de tomar decisões que possam comprometer meu futuro. Todavia como dizem, nem todo mundo que tenta consegue, mas quem já conseguiu é porque tentou.


A dor hoje em dia é uma sensação periódica na minha vida desde que resolvi usar aparelho nos dentes. Mesmo tendo desistido da cirurgia por conselho de minha ortodontista. Da última vez em que fui ao consultório, além de apertar novamente os arames, procedimento que sempre deixa toda a minha cabeça dolorida durante três a quatro dias, também coloquei elásticos, tipo aqueles usados em dinheiro mesmo, prendendo os dentes de cima aos de baixo e forçando dolorosamente meu maxilar a ficar no lugar que deve ficar, já que ele é naturalmente torto.
Agora imaginem vocês se puderem, que esses dois procedimentos somados me incomodaram tanto que além minha imunidade baixar, dando abertura pra um resfriado chato, uma afta purulenta, violenta agressiva ao extremo estourou no meu lábio e está me fazendo contorcer de dor há dias.
Todas as vezes que faço algum procedimento agressivo nos dentes é a mesma história: febre, feridas nos lábios, eu fico pedindo ao divino que tudo isso valha a pena, que daqui a alguns meses eu possa me olhar no espelho, sorrir com os dentes e a mandíbula alinhados e dizer: “valeu à pena”.
Esse processo todo também está me ensinando a ter paciência, a perceber que nada acontece no tempo que queremos ou planejamos, mas sim quando elas resolvem acontecer. Quando instalei o aparelho na boca eu achei que em dois anos estaria tudo resolvido mas não, pelo visto essa novela bucal ainda vai se arrastar por mais uns bons meses e a mim só cabe esperar e ir me preocupando com outros assuntos que não este, embora a dor, as feridas, cortes e inflamações nas mucosas não me deixem esquecer.


Assisti no domingo passado ao filme Melancolia, de Lars Von Trier, responsável também pelo excelente Anti Cristo, de 2009.
Em Melancolia, filme de 2011, Lars usa mais ou menos a mesma fórmula que usou em Anti Cristo, criando durante todo o longa uma atmosfera surreal, bastante mística e repleta de personagens de impactantes e distintas personalidades que deixam o filme tenso.
A trama é uma ficção, mas que se foca principalmente no drama e no relacionamento conturbado entre as pessoas. Conta a história de duas irmãs, Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Assim como em Anti Cristo, o filme é dividido em capítulos, dois no total, sendo o primeiro bastante longo e até um pouco cansativo, mostrando Justine, que sofre de uma depressão profunda e está celebrando seu casamento com Michael na suntuosa casa de sua irmã Claire e do cunhado (Kiefer Sutherland). Nesse capítulo, enquanto Justine se entrega cada vez mais ao seu descontentamento com a vida, Claire tenta ser forte e rígida, tentando a todo custo manter as aparências e levar tudo da forma mais normal possível. Já no segundo Capítulo, igualmente longo, contudo muito mais impactante, o anúncio de um gigantesco planeta chamado Melancolia que está prestes e se chocar com a Terra, causa uma inversão de papéis nas personagens. Justine, antes entregue à mais profunda depressão, vê no fim do mundo uma chance para se libertar de seu sofrimento, ao tempo em que Claire, antes tão forte e apegada à vida, se entrega ao desespero e ao medo da extinção total.
Apesar de sua narrativa lentíssima e do clima extremamente melancólico, amei o filme e principalmente o seu final, que em minha opinião relatou o fim do mundo perfeito, da forma que eu gostaria que fosse. Se você é uma pessoa que gosta de filosofar sobre vida, morte, qual o sentido dessa porra toda e se vale a pena estarmos aqui, esse é o filme perfeito. Mais do que recomendado.



Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


1 Divagações

  1. Ola Edu, não podia deixar de passar por aqui antes de terminar esse ano, ferias em... Acho que pra todos nós pobres mortais, que não ganhamos rios de dinheiro e não mamamos nas tetas do governo é realmente dificil decidir o que fazer quando a tão esperada férias chega, e muitas das vezes nem da pra fazer nada a não ser pagar contas, e passamos nossos trinta dias simplesmente enfiados dentro de casa sem nada pra fazer, e as férias acaba virando um tormento.

    Aproveite suas ferias, faça tudo que der e puder fazer, afinal não sabemos do dia de amanhã, e quanto ao seu trabalho, hoje em dia não da mas pra simplesmente nos confortarmos em determinado em prego e esperar algo a mais dele, temos que aproveitar o momento em que estamos trabalhando e nos especializar investir em nós mesmos, não podemos esperar que a empresa nos valorize ou nos reconheça, nós temos que nos valorizar e fazer que nos reconheçam com nossa competencia e profissionalismo, foi se o tempo que as empresas davam oportunidade aos funcionarios, hoje em dia nós temos que fazer a oportunidade, pq a palavra de ordem das empresas hoje é cortar gastos.

    Cara quanto a faculdade o governo ta com um projeto muito interessante em que o aluno só paga a faculdade no final do curso, não sei se vc já ouviu falar disso, vc estuda numa faculdade particular e só paga quando terminar, procure se informar sobre isso.

    Cara que martirio dentario em rs, eu estou pra arrumar os meus mas até hoje ainda não resolvi isso.

    Não tinha ouvido falar desse filme, mas o erredo muito me agrada, baixalo-ei com certeza.

    Agora sobre seu comentário la no meu post sobre a banda Little Dragon, acho que o que me fisgou de verdade foi justamente esse ar retro, essa levada eletro-pop anos 80, e eles tem essa influência né, Cara tenho ouvido muita coisa nova e outra banda que tem me agradado bastante também é a M83 que também tem esse ar retro 80, mesmo sendo uma banda atual, da uma olhada nesse link ai em baixo, eu curti de mais, o clip também é outro deleite a parte muito show de bola os caras também tem essa levada eletro-pop anos 80.
    http://www.youtube.com/watch?v=YhetpGY9gYA

    Edu te desejo um novo ano de realizações e sucesso, um grande abraço, ano que vem estarei de volta.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!