3

Sobre apertar bastante o cinto, planos naufragados e a dúvida sobre a vinda de dias melhores.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Bom, como dizer isso de forma simples? Fui demitido na última segunda-feira, no dia em que voltei das férias, levei um pé na bunda, cartão vermelho, estou “in the street eye”. Acho que deu pra sacar né? Embora eu esteja obviamente começando a me preocupar, pois ficar desempregado nunca é agradável, estranhamente (ou não) não estou em desespero. Tenso sim, inseguro ao extremo, mas sei que entrar em pânico ou em depressão, nesse momento não vai ajudar.
Em verdade eu já estava meio desconfiado que isso fosse acontecer, pois como eu vivo dizendo aqui, fui contratado, mas praticamente não me passavam trabalho nenhum pra fazer e os poucos que eu fiz, nem sequer foram analisados direito. Estava apenas jogado num canto lá, como fico
dizendo aqui.
No final da tarde de segunda, próximo do término do expediente, meu chefe me chamou na cozinha para ter um particular e me comunicou sua decisão. Disse que sente muito, mas que a folha de pagamento dos funcionários está custando muito a ele e que no momento, manter um web designer na empresa é um luxo o qual ele não pode mais se dar. De minha parte, tive um misto de surpresa, um leve pânico, mas como já disse, no fundo eu já esperava que talvez ele tomasse essa decisão, pois afinal ele estava perdendo dinheiro, me pagando bem e não me passando trabalho nenhum pra fazer, portanto de certa forma não o culpo. É o tipo de situação que acontece.
Creio que não iremos passar necessidades em casa, pois temos amigos que nos ajudam, mas é fato que teremos que apertar bastante o cinto, pois não creio que sem um curso superior eu vá encontrar outro emprego que me pague bem assim. Provavelmente vou voltar a ganhar apenas um salário mínimo, isso se conseguir outro emprego logo.


Apesar de estar fazendo força pra não me deprimir ou desesperar com isso, está bem difícil. Na segunda mesmo já chorei escondido em casa pensando em como vou fazer para manter as despesas que temos, dentista, remédios, supermercado, contas. Meus planos pra fazer um cursinho pré-vestibular foram afogados, já que eu contava com o dinheiro do emprego para tentar pagar um nesse ano. Agora nem mesmo chorar um desconto adianta, pois não vou arriscar assumir mais dívidas na situação que passo agora a me encontrar.
Além disso, como já disse ao meu amigo Levi Ventura, dos blogs Só Pedaços e Um Oscar por mês, que tipo de pessoa seria eu, se aconselhasse os amigos e serem fortes, a se levantarem e enfrentarem as adversidades se eu mesmo não fizer o mesmo? Fácil não é, confesso que essa notícia de demissão foi como um soco no estômago que me deram na hora mais inapropriada possível, mas tudo o que consigo pensar é que não posso me entregar ao derrotismo e pessimismo, não posso simplesmente deitar e chorar, pois tenho responsabilidades, preciso sustentar minha família mesmo que venha a ganhar pouco. Deitar, chorar, me lamentar e xingar o divino não vai fazer com que eu arrume um novo emprego e nem fazer aparecer uma quantia em dinheiro gigante.


Estou me sentindo fraco, esgotado, derrotado e sem esperanças, mas não vou deixar isso transparecer muito, pelo menos vou tentar. Logo que recebi a notícia da demissão já enviei SMS para alguns amigos, pra alguns apenas buscando consolo, pra outros pedindo que me mantenham informado sobre qualquer nova vaga no mercado de trabalho.
Todos estão tentando me dar forças, dizendo que nada acontece por acaso, que se isso aconteceu é porque algo melhor está por vir. Muito gentil da parte das pessoas, mas absolutamente clichê. De certo modo eu tive um pouco do que pedi, não estou falando de ser demitido, mas é fato de que eu não andava nada satisfeito com o rumo das coisas. Não estava produzindo nada, aprendendo nada, cada dia me sentindo mais inútil, então agora confesso que estou confuso, embora acredite que as coisas não aconteçam por acaso, não acredito em destino, que tudo já está escrito e que ir contra esse plano é o que nos faz sofrer. Acredito que nosso destino somos nós que criamos, mas as vezes as coisas tomam um rumo estranho e quando isso acontece, geralmente somos surpreendidos.
Confesso que apesar de apavorado, estou curioso pra ver o que esse ano tem reservado a mais pra mim. 


Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


3 Divagações

  1. É meu amigo ,pode parecer clichê como você costuma falar , mas fiquei muito chateado pelo acontecido.
    Perder emprego é a coisa mais chata depois do fenômeno da morte, parece que perdemos o chão,o rumo de nossas vidas, não é mesmo!?!?!?
    Mas se eles forem te pagar todos os direitos,mais o seguro desemprego, beleza, menos mal , neh!
    Em 2005, eu fui demitido por justa causa , sem ter sido realmente justa causa, e corri atrás dos meus direitos e você acredita que ganhei na primeira instância, mas a empresa recorreu e hoje 2.012, fazem 7 anos que ainda não ví a cor do meu SUADO dinheiro! Mas fazer o que neh, Edu!
    Só que na época poderia ter ficado chateado, depressivo e coisa tal, mas quando precisamos sobreviver e temos vontade e disposição na vida, as oportunidades sempre pintam. As vezes não da forma que imaginamos, mas acredite meu amigo, se você precisa e correr atrás, a vida te fornecerá todas as coisas que precisa para sobreviver.
    Antes eu costumava acreditar que trabalhar com carteira assinada e coisa tal era uma segurança, mas hoje mudei o meu pensamento, e acho que trabalhar para os outros é uma roubada.
    Não temos tempo para nada e ganhamos mal pra cacete, melhor é trabalhar pra caralho, mas o importante é o retorno, ganhar bem. Ou pelo menos ver a cor do dinheiro, isso sim é vida.
    Atualmente querido e estimado amigo, não consigo mais trabalhar em ambientes fechados ou para empresa, com CLT.
    Acho mesmo que não me satisfaz mais, financeiramente e pessoalmente.
    Ei Edu, você é um cara inteligênte, apesar dos teus conflitos interior,aliás quem os não tem,ACREDITO que você vai encontrar rapidinho uma nova colocação no mercado pois a tua área de atuação é bastante requisitado no mercado.
    Força ai então, estarei meditando e enviando fortes vibrações positivas , BOA SORTE EM TUDO NESTA VIDA ENTÃO!

    ResponderExcluir
  2. Cara, que braba em, mas como vc mesmo diz, faz parte, infelizmente eu concordo com vc, essas coisas só acontecem na hora em que mais precisamos do emprego. Mas cara, pode ficar tranquilo, que eu acredito que vc não vai demorar muito para se recolar no mercado de trabalho, pois vc tem um curso técnico e ao contrario do que vc diz, hoje em dia a facilidade para a rumar um emprego é maior para quem tem um curso técnico com experiência, do que quem tem o ensino superior sem experiência, vi isso numa matéria na tv, e tenho percebido isso também, já que estou cursando o ensino superior e tenho encontrado uma grande dificuldade para encontrar um trabalho na área em que estou cursando.

    A real é que na busca por um emprego o que realmente faz a diferença é a experiência e o diploma, seja superior ou técnico e isso vc tem, com certeza vc não terá dificuldades para arrumar um outro trabalho.

    Cara não sei se vc conhece o site chamado Empregos RJ, tenho ouvido falar muito de site, dizem muita gente conseguiu um emprego através dele, vc coloca na busca o que vc quer, que ele traz uma lista de vagas na área que vc buscou, vou deixar o link aqui embaixo espero que ajude, grande abraço.


    www.empregosrj.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, faz tempo que não comento por aqui, mas tenho duas dicas pra te dar. Sei que você tem talento e uma é sobre um programa de desenhos em 3D (tá pode não ter muito a ver, mas sei lá, pensei em você) http://www.blender.com.br/
    A outra dica é porque você não vira freelancer? Tipo oferecer seus serviços pela net? Sei que carteira assinada é mais segurança pra você, mas poderia ir pensando em gerir o seu próprio negócio, assim não haveria intermediários e você seria bem mais
    remunerado.
    Que tal virar um micro empreendedor individual?

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!