10

Sobre retrabalho desnecessário, inglês ou cursinho e não se importar mais tanto com a estética.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Minhas férias estão na metade e eu continuo tão tenso quanto quando estava trabalhando. Daqui uma semana volto ao trabalho e estou muito deprimido, pois como já disse, estou insatisfeito lá. As últimas duas viradas de ano foram irrelevantes pra mim, nem boas nem ruins, mas essa, de 2011 pra 2012 foi péssima, pois estou sentindo uma desesperança, um pessimismo e tendo uma falta de perspectiva imensos. 
No final do ano passado o meu chefe me fez de palhaço, humilhou-me por causa de um erro que cometi no trabalho. Ao me flagrar atualizando meu currículo durante um horário mais calmo de serviço, sem me dizer nada resolveu se vingar, fiquei sabendo disso semanas depois. Começou a me pressionar, ameaçar-me, tudo em tom de piada logicamente, para que eu terminasse um trabalho em menos de uma semana. Trabalho esse que passei o ano inteiro fazendo, ele mal me supervisionou e na última hora desaprovou tudo e me fez refazer. Descobri mais tarde que ele fez isso para se vingar por ter me visto atualizando o currículo no trabalho. Um erro meu sim, poderia muito bem ter feito isso em casa e evitado problemas, mas ao invés de se vingar dessa forma, ele poderia ter me chamado para um particular e conversado sobre o assunto. Desaprovar todo o meu trabalho de um ano inteiro e me mandar refazê-lo em menos de uma semana sobre risco de demissão, mesmo que apenas por brincadeira foi cruel, já que eu me estresso facilmente e tive até mesmo que tomar uma caixa de calmantes pra conseguir concluir tudo. Ainda assim precisei da ajuda de um amigo. Detalhe: com a ajuda desse amigo entreguei o trabalho no prazo que ele mandou, mas ele nem sequer olhou, ignorou e pelo que sei, não olhou até agora. Desde o começo ele já sabia que não teria tempo de ver isso.


Não tenho a mais vaga idéia do que fazer em 2012, sem planos, sem sonhos, estou me sentindo novamente extremamente sozinho, sem apoio. O que tinha em mente eram duas cousas: fazer um curso realmente bom de inglês, daqueles que você estuda por anos e sai falando fluentemente ou fazer um cursinho pré vestibular e prestar Enem e UNESP no final do ano. O problema é que ambas as opções pedem uma grana que eu não tenho, na verdade até tenho, mas que compromete boa parte do meu orçamento familiar. Um curso de inglês bom, do jeito que eu quero, de 2, 3 anos de duração com certeza não sai por menos de 150 reais mensais, o que pra mim é uma fortuna sem tamanho. Quanto ao cursinho, queria fazer um particular aqui perto de casa, existe um gratuito na UNESP, mas pra conseguir uma vaga é necessário todo um processo seletivo e uma análise de documentação pra ver se você é pobre mesmo. Anos atrás eu consegui uma vaga depois de passar por tudo isso, mas desisti no meio do cursinho, pois tive uma crise de depressão bem forte. 
O problema é que eu queria fazer algo que surtisse resultados imediatos e nenhuma dessas duas opções me oferecem essa possibilidade, além de serem caras, pois o cursinho também não deve sair por menos de 150 reais ou até mais. Até andei pesquisando o valor de um curso de Design em uma faculdade particular, dessas que você faz uma redação de duas linhas e já é aprovado, mas quase caí de costas ao saber que a mensalidade passa de 900 reais. Pra mim, quem consegue pagar um curso desses tranquilamente não pode ousar dizer que passa por necessidades.
O caso é que não sei o que fazer. Um curso de inglês, apesar de útil, creio que não pesa tanto no currículo quanto um curso superior. Além do que como eu disse, os resultados disso não viriam agora, já que o curso duraria 2, 3 anos. Ter um curso superior é bem mais útil, mas de qualquer forma eu não poderia simplesmente ingressar magicamente na faculdade. Faria ainda todo esse ano de cursinho, pra só no final do ano tentar ingressar na UNESP, e é tentar bem grande, já que sou um péssimo estudante. 
A única certeza que tenho é que não tenho certeza de nada. Clichê né?


Eu que tinha planos de fazer uma academia ou natação já desisti, pois como estava conversando com minha tia, preciso usar o dinheiro que tenho para algo realmente relevante, algo que me impulsione, que sirva para o meu crescimento profissional, pessoal, que melhore nossa qualidade de vida financeira. Gordo, feio, fora de forma? O que importa tudo isso diante da minha situação financeira atual? Ficar mais magro ou mais bonito não vai me ajudar a ter um emprego melhor.
O fato é que só entende isso quem passa pelas mesmas dificuldades. Pessoas que tem casa própria, pai e mãe que conseguem se sustentar sozinhos, pessoas que podem usar todo o seu salário para o seu próprio benefício não sabem o que é passar por isso, ser obrigado a escolher, ou comprar a calça ou o tênis, nunca os dois juntos, ou fazer inglês ou cursinho, ir na lanchonete hoje e não poder ir no cinema no próximo final de semana.
Conheço muita gente que tem me indicado soluções, mas nenhuma delas realmente eficaz, já que todas envolvem algum tipo de gasto. Pessoas que reclamam que também estão sem dinheiro, mas vão viajar para a praia, fazem festas de aniversário caríssimas para os filhos ou que tem TV's de LED penduradas na parede da sala.
Tá, cá estou eu novamente me fazendo de vítima. Sei que não sou o único a sofrer, a ter dilemas e que existem pessoas em pior situação que a minha, mas além de ser revoltante estar cercado de pessoas que não entendem sua situação, eu preciso extravasar isso de alguma forma, caso contrário vou rachar ao meio.


Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


10 Divagações

  1. Desabafar é sempre bom. Mas, mesmo tendo uma TV de LED em minha sala, indo viajar e planejando festa para o filho(caríssima não que não posso tanto), eu entendo vc, pois já passei por isso. Graças hoje tenho uma situação comoda. Mas algumas várias vezes não fui a entrevista de emprego porque não tinha dimdim para a passagem do busão ou não tinha roupa adequada, entre outras coisas. E ficamos com pena de nós mesmos, é justo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas o duro é aquelas pessoas que sempre tiveram uma boa condição, não sabem o que é ter que fazer escolhas e ficam dando palpites.

      Excluir
  2. Sabe, não que minha ideias sejam originais, mas porque você não tenta um concurso público? Pelo menos lá não tem pressão de te mandar embora por qualquer motivo e quem sabe com a grana que você fosse ganhar daria pra pagar a sua faculdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. Essa é uma ideia que uma prima minha também me deu e estou muito tentado a segui-la. Inclusive o cursinho pré vestibular poderá me ajudar até mesmo nos concursos.

      Excluir
  3. É meu camarada, parece que o trem está feio pro seu lado. Mas mesmo não te conhecendo pessoalmente vou lhe dar uma dica: concursos públicos. Em minha opinião a maneira mais rápida e simples de se dar bem na vida é passar em um concurso público. Pelo pouco que sei, você deve ser um sujeito bastante inteligente, logo você deveria tentar o que eu digo. Depois que terminei a faculdade sempre estou de olho em concursos, estudando sozinho com ajuda de apostilas. Visite o site http://concursosnobrasil.com.br/ ele é bem organizado, e talvez possa lhe ajudar. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ED, realmente cada minuto mais estou me convencendo em estudar para concursos.

      Excluir
  4. Ola Edu, cara que situação em, realmente tu deu mole em ter visto isso no trabalho, mas por outro lado seu chefe também pegou pesado né, mas o que esperar dos chefes, quando agente erra eles caem matando em cima mesmo tem perdão não.

    Cara eu te entendo, sei o que é ter que escolher entre uma coisa e outra por ser pouca a grana, esses dias eu comentava com um amigo aqui do trabalho que agente só percebe o quão ruim é ser pobre, quando precisamos de algo e não temos condições de possuir esse algo.

    Mas independente de toda a situação que vc esteja passando, não pare, não deixe o ano passar em branco, acho que de tudo que foi dito, creio que um concurso publico seria a melhor opção mesmo, principalmente pra vc que já tem um curso técnico, mas lembrando que concurso publico também não é algo imediato, pq vc vai ter que estudar, esperar sair o edital, fazer a prova, esperar o resultado e passando esperar ser chamado, acredito que nesse processo todo, deve levar um ano, um ano e meio dependendo até dois.

    Cara, acho que, traçar um objetivo e se focar nele é o melhor remédio contra toda e qualquer adversidade, pq se estamos focados em algo, sobra menos tempo para pensarmos em nossos problemas problemas e ficar pensando, nunca resolveu nada né.

    abraços Edu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, duas cousas que tenho aprendido nos últimos tempos é a traçar melhor meus planos e acima de tudo, ter mais paciência, pois nada acontece no tempo que esperamos que aconteça.

      Excluir
  5. Nossa... vc escreve incrivelmente bem meus parabéns.. as vezes a questão principal não é se fazer de vitima mas sim se encontrar de algum modo razão ou local para que isso aconteça.. eu mesmo tenhu a faculdade, mas nao tenhu emprego aos 22 anos me vejo mtas das vezes na famosa saia justa de querer fazer as coisas e não poder fazer as coisas! dai penso... meu será que estou no caminhu certo.
    Parabéns pelo blog... e pelo post. mas se me permite um conselho que eu posso te dar é... o primeiro passo é sempre o mais dificil doloroso, triste...
    mas o segundo se torna mais facil, ;)
    bjos e parabéns mais uma vez
    o primeiro passo ´pe o mais importante, se vc que ele não funciona do jeito certo, tente de outra forma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse lance do 1º passo é o que eu costumo dizer. As vezes temos medo de tomar uma iniciativa seja pra que for, pois achamos a parte mais difícil. Contudo, depois da decisão finalmente tomada e do 1º passo dado, as coisas fluem melhores.

      Excluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!