2

Sobre os grandes mistérios da humanidade humana, como Deus, portas giratórias e quiçá cinema no domingo a tarde.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Eu já escrevi várias vezes aqui no blog sobre o fato de eu não ter religião nenhuma. Acredito em Deus, mas não com esse nome e nem como um velho barbudo, de toga, sandálias estilosas de couro, sentado em um trono dourado. Para mim tudo se baseia em energia, energia positiva e negativa, energia capaz de criar e capaz de destruir. O que chamamos de alma, para mim em particular também é energia, somos energia pulsante, pensante, dentro de uma roupa de carne. Assim como os mergulhadores ou os astronautas precisam de trajes especiais para sobreviver no espaço ou no fundo do mar, essa energia pura que somos nós não pode sobreviver nesse plano por si só, precisa de um traje especial que é o nosso corpo, músculos, ossos. Nosso corpo é o nosso traje espacial para que nosso espírito, nós, que somos pura energia possamos sobreviver nesse plano inferior de existência, esse plano alienígena.
Se eu disser que respeito todas as religiões eu estarei mentindo, algumas delas eu detesto, uma delas em particular, vez ou outra solto algumas farpas, mas não costumo bater muito de frente, pois aprendi que discutir certos assuntos não leva a nada, pois nenhum dos lados jamais dá o braço a torcer e a coisa acaba se tornando repetitiva e cansativa, contudo não admito que ninguém, tenha a crença que tiver, venha contestar o meu ponto de vista, dizer “você está errado”, pois o que mais vejo nas religiões hoje em dia é hipocrisia, pessoas que se dizem salvas, santas, corretas, olharem para você, te julgarem, apontarem seus erros, mas que ao virarem as costas cometem os mesmos erros que você ou piores. Faço e penso o que quero, quando quero e da maneira que quero, posso estar certo, posso estar cometendo um grande erro mas é um direito meu e eu quero exercê-lo. Não acredito em punição divina, acho isso arcaico, acredito é na lei da causa e efeito, ação e reação, dependendo dos erros que você comete, aprende com eles, às vezes de forma branda e outras de forma muito, muito dolorosa.


Minha mãe não é uma pessoa ruim, mas eu a considero hipócrita em se tratando de religião. Ela é aquele tipo de pessoa que não sabe o que quer de Deus. Nas suas orações matinais ela senta-se sozinha no chão do quarto e clama, chora, canta, perde tempo procurando palavras difíceis para falar com Deus. Diz a ele o quanto o ama, o quanto confia nele e o quanto tem fé, depois apenas implora desesperadamente por sua ajuda. Tudo estaria bem se além de orar assim todas as manhãs ela também seguisse o que fala, mas o fato é que ela como eu disse, não sabe o que quer e nem no que acredita. Ela é aquele tipo de pessoa que, se as coisas dão certo, ótimo, ela agradece a Deus, vai à igreja, canta, só falta dançar pela casa, contudo, se as coisas demoram pra acontecer ou não acontecem da forma que ela esperava, aí Deus não existe, Deus é mal, é cruel e o mundo pertence somente aos demônios. Incrível como a fé dela some de forma instantânea ao primeiro sinal de tribulação. Ela segue aquela premissa de colocar todos os seus problemas nas mãos de Deus e confiar, só que o problema dela é que ela engana a si mesma, diz que confia em Deus, mas na verdade espera dele resultados imediatos, pede algo hoje e quer ser atendida daqui a duas horas.
Eu tenho pra mim que o que chamam de Deus, essa inteligência superior ou energia, seja o que for, tem seu próprio modus-operandi, que ficar implorando coisas, buscando palavras certas na esperança de que as coisas aconteçam é perda de tempo. As coisas acontecem ou deixam de acontecer pelas suas próprias ações e são suas ações que geram energias positivas ou negativas no ambiente, por sua vez, essas energias positivas ou negativas geradas pelas suas ações e pelas ações e pensamentos das pessoas ao seu redor é que contribuem para que a sua vida seja mais ou menos harmoniosa. Enfim, filosofia barata de boteco. E olhem que eu nem bebi ainda.


Fui ao banco na sexta-feira de manhã depositar a primeira parcela do meu seguro desemprego sacada na Caixa Econômica e enquanto aguardava na longa fila dos caixas a minha vez, fiquei discretamente mexendo nos genitais e filosofando sobre os vários grandes mistérios da humanidade: De onde viemos, para onde vamos, por que o céu é azul e qual é a das portas giratórias nas entradas dos bancos.
Realmente, falando sobre as portas giratórias dos bancos, não entendo como funcionam. Tenho pra mim que na verdade é o segurança quem as controla e que elas não detectam porra nenhuma de metal em você, pois no início da semana passada fui ao banco fazer um depósito e ao passar pela porta, estava com meu celular no bolso, anel, brinco, corrente de metal no pescoço e consegui entrar sossegadamente, sem que a porta travasse e eu tivesse que tirar nada. Já na sexta-feira, fui passar pela mesma porta giratória do mesmo banco e a cachorra, safada, sem vergonha travou comigo, me fazendo quase dar com as fossas nasais na superfície vítrea. O segurança até que foi simpático e brincou comigo, pedindo pra eu colocar o celular (uma espécie de telefone que você pode levar pra onde quiser) na gaveta de objetos da porta. Fiz o que ele me ordenou, entrei, peguei o celular de volta e mais uma vez, como tantas outras me indaguei o porquê daquilo. 
Quanto à de onde viemos e para onde vamos, realmente não gasto mais do que quinze segundos do meu tempo (o qual atualmente está um pouco mais folgado, pelo desemprego) pensando nisso. Satisfaço-me em saber que vim do ventre de minha mãe e mais dia menos dia vou morrer. O que vem depois é uma coisa com a qual vou deixar para me preocupar depois de ter deixado essa casca carnal de carne.
Pois é amiguinhos, filosofias mil na postagem de hoje. As aulas de redação tem me feito pensar bastante em algumas coisas. No mais, quiçá assistir Os Vingadores domingo e comer um Burger King poderoso.

Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


2 Divagações

  1. Olá, Eduardo!
    Agora, porta giratória, realmente...!!!
    Abçs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edu, eu particularmente creio na bíblia e acredito em Deus, mas não nesse velho que as pessoas pintam, acredito no céu, no inferno e na existência de espíritos malignos. Eu acho que o grande problema, não são as religiões em si, mais sim a falta de raciocínio das pessoas, pq muitas religiões, ceitas ou seja lá o que for, existe justamente pq as pessoas não raciocinam e se deixam levar por qualquer coisa que tenha a aparência de santo, sagrado ou divino. O dia em que as pessoas começarem a raciocinar, metade dessa papagaiada toda que existe por ai vai por água abaixo.

    Você tem uma visão muito boa de sobre o que é confiar em Deus, pois confiar e ter fé é exatamente isso que vc descreveu, quando fala da sua mãe. Tem uma passagem bíblica que diz assim:

    "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que não se vêem" (Hebreus 11:1)

    Logo agente entende, que quem crê em Deus e tem fé nele, continua crendo independente das circunstâncias, pois a fé é isso, continuar acreditando ainda que aquilo que eu pedi não tenha acontecido. E a oração, não consiste em um texto erudito com palavras difíceis, ou um discurso bem elaborado. A oração nada mais é, que um dialogo sincero com Deus, não importa se sabemos falar ou não, se falamos bonito ou feio, o importante é sermos sinceros quando dobramos nossos joelhos para falar com Deus.

    Achei interessante a sua visão sobre alma, e sobre o que somos mesmo não concordando, pois como disse, creio na bíblia, mas a forma que vc descreveu o fato de sermos energia dentro de uma casca me lembra o desenho do Ben10 supremacia alienígena, nesse desenho a prima do Ben, é uma Anodita, uma espécie alienígena que é justamente o que vc descreveu, energia dentro de uma casca, tanto que em alguns capítulos ela tira aquela pele humana e mostra a verdadeira forma dela, que é um corpo que é energia pura.

    Cara esse lance das portas giratórias, uma vez eu vi um vídeo no youtube, em que os caras fizeram um teste. Um deles, que era branco, pegou uma bolsa cheia de objetos de metais e passou por essas portas de banco tranquilamente, depois eles pegaram a mesma bolsa e deram a outro que era negro, e esse que era negro ao tentar passar pela porta do mesmo banco, a porta apitou, esse vídeo é muito interessante, ta no youtube, e mostra bem não só o racismo, mas como essas portas são manipuladas pelos seguranças.

    No domingo dia 6, eu vou assistir aos vingadores também.

    Abraços Edu.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!