7

Sobre sonhos impossíveis, chocolates ovais, chacinar humanos e desculpas paternas para um consumismo desenfreado.

domingo, 8 de abril de 2012

Dos muitos sonhos impossíveis que eu tenho, um deles é o de um dia mudar de planeta ou ir para uma realidade alternativa onde não se comemore nada, nem carnaval, nem natal, nem páscoa ou qualquer outra dessas datas que hoje em dia, foram transformadas apenas em dias de consumo desenfreado, marketing e encheção de saco.
Sendo menos radical, gostaria pelo menos de viver em um mundo onde fossem comemorados somente os verdadeiros significados desses dias, sem presentes, sem papai Noel, sem ovos de chocolate. Todo esse consumismo de hoje, todo esse merchandising te obrigando a comprar, consumir, ter, tudo isso me dá nos nervos de uma forma que vocês não fazem ideia. Tenho vontade de ir a uma loja de armas, comprar uma espingarda, entrar num shopping e sair atirando em todo mundo. O mundo seria um lugar bem melhor sem um único ser humano vivendo em cima dele.
Comprei o jornal de domingo e a matéria de capa mostrava uma dessas crianças mimadas se lambuzando toda com “um dos muitos” ovos de chocolate que ganhou, de acordo com a reportagem. Fiquei indignado, não porque minha “mamãe” nunca me deu um ovo de páscoa ou porque outras crianças mais pobres não podem comprar, mas sim porque tanto esse tipo de criança como seus pais, que lhes compram dois, três ovos caros de chocolate, me deixam num estado de possessão irado quase incontrolável. A merda do ovo de páscoa nada mais é do que uma porcaria de um chocolate redondo, alguns vem com bombons bonitos, outros vem com nozes, mas ainda assim só são pedaços ovais de chocolate, que por serem assim e as vezes virem com algum presentinho, custam de 50 reais até mais. Os pais imbecis por sua vez, sempre vem com as mesmas desculpas de sempre para fazerem a vontade dos filhos: “Quando eu era criança passei vontade, então não vou deixar meu filho passar” ou “É só uma vez por ano, não custa fazer a vontade da criança”.
Eu gosto de chocolate, mas posso passar sem, mesmo quando era criança eu gostava bastante mas nunca exigi que a minha mãe ficasse me comprando ovos de páscoa. Quando pintava a vontade (e até hoje faço isso), eu comprava uma ou duas barrinhas na padaria da esquina e comia. Pronto, a vontade passava e a vida continuava. Hoje não, eu vou ao centro e vejo crianças chorando, fazendo um escândalo sem tamanho, envergonhando os pais em público querendo um ovo gigante do Ben 10 ou da Barbie. Pior são esses pais comprando seus filhos com promessas do tipo: “Se você for bem na escola mamãe compra” ou “Se você se coportar, vou comprar um super grandão”. Nossa, me dá vontade de bater nos dois, na mãe e na criança.
Por sorte a páscoa de 2012 passou, mas ainda tenho que aguentar o natal, o dia das crianças e mais um monte de datas onde a mídia vai nos empurrar futilidades goela abaixo, mas eu sobrevivo.
Ah sim, se alguém quiser me dar um ovo de páscoa estou aceitando. Mas nada desses ridículos de R$ 1,99, se for se dar ao trabalho, quero um desses de meio quilo, de preferência com brinquedo dentro.


Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


7 Divagações

  1. Nossa Eduardo, achei que só eu pensasse assim. É exatamente isso: A obrigação de comprar ovos de páscoa, presentes no dia dos pais, das mães, natal, ufa! O cara tem que ganhar muito bem. rsrsr
    Agora falando sério, os valores e verdadeiros sentidos dessas datas foram esquecidos e "substituídos" pelo grande comércio que se transformou. Grande jogada de marketing do setor comercial, que aliás é o único que se b eneficia com isso. Adorei sua postagem.
    Um grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ficamos revoltados, mas não adianta reclamar. O mundo mundial será assim pra forever.

      Excluir
  2. Ola Edu, cara compartilho o mesmo pensamento que vc, é realmente ridículo ver como as pessoas supervalorizam coisas fúteis e se esquecem do que realmente é importante.

    Cara, eu queria te perguntar uma coisa, faz um tempo que quero mudar meu blog, mas não conheço ninguém que faça isso, e os que encontro cobram muito caro.
    Se vc faz esse tipo de serviço? Se fizer, quanto vc cobra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Marcos, mudar como? Eu quando mudo o meu, só coloco um template pronto novo, daqueles nativos do Blogger mesmo. Não sei criar layouts para Blogger do zero.

      Excluir
  3. Eu to querendo mudar o template e o Banner, esse template que eu to usando, com muito custo consegui mudar ele todinho, mas foi muito difícil, eu queria colocar um desses dois templates:

    http://www.templateparablogspot.com/2012/01/template-para-blog-de-humor-000236.html

    ou

    http://www.templateparablogspot.com/2009/05/templates-conservative-american.html

    o que se encaixar melhor

    mas ai, teria que mudar eles, tirar o Banner que tem neles e colocar o meu, eu já tentei fazer isso, num blog de teste que tenho mas não consegui, eu queria fazer um Banner novo também.

    vc consegue fazer isso?
    se conseguir, me diz quanto ficaria.

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prometo que vou dar uma analisada e te dou um retorno. Estou bastante enrolado por conta do cursinho, então verei em um final de semana. Acredito que com um pouco de trabalho dê pra adaptar as coisas.

      Excluir
  4. Ok Edu, sem pressa, fico no aguardo, grande abraço

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!