8

Sobre aulas de redação polêmicas e a confirmação de uma viagem a muito esperada.

domingo, 13 de maio de 2012

Há algumas semanas atrás, em uma quinta-feira à noite, durante uma aula de redação do cursinho pré-vestibular, na qual debatíamos sobre machismo, sexismo, sexo e sexualidade, a professora exibiu a imagem ao lado no projetor e nos perguntou o que sentíamos, o que essa imagem nos passava. Minha reação foi de espanto, por um segundo apenas, não porque a imagem me chocou, mas sim porque foi algo inesperado e repentino. Contudo passei os olhos muito rapidamente pelo resto da sala, quase cem pessoas e a grande maioria assim como eu também estava espantada, mas não apenas isso, pude ver
nos olhos de alguns a desaprovação, até mesmo a repulsa, como se a foto lhes ofendesse até o âmago. Não os culpo, não é uma imagem comum, dessas que a gente vê todo dia no Facebook com mensagens de carinho e fraternidade, mas apesar disso, pelo menos para mim, não é uma imagem bizarra, chocante ou imoral. Por que seria?
Ela nos perguntou se, quem se chocou teria a mesma reação caso a foto do beijo, um “selinho”, fosse de um menininho e uma menininha ou até mesmo duas menininhas. A maioria respondeu que não e ela perguntou o por que. “_Oras, porque aí seria uma coisa meiga de se ver” _alguns responderam. Ela perguntou então por que um casalzinho dando selinho era meigo, duas menininhas dando um beijinho eram bonitinhas de se ver, mas com dois garotos isso ficava estranho, desconfortável. Murmúrios aqui e ali, cochichos, mas ninguém soube responder. Assim é com a maioria dos seres humanos, eles odeiam, discriminam, julgam imoral, antiético e errado, mas quando lhes é cobrado que busquem um motivo realmente válido para isso, ou eles dão desculpas clichês e superficiais ou fazem como fizeram os alunos, preferem se calar na falta de uma justificativa realmente válida para seu preconceito.
Não consigo me conformar em ver o quanto as pessoas não tem a capacidade, se recusam a conviver com realidades iminentes e imutáveis, como é o caso do homossexualismo. Esperar aceitação, esperar compreensão acredito eu que seja esperar demais. Não se pode negar o livre arbítrio, a liberdade de expressão e de opinião, há os que aceitem, há os que não, mas a questão da coisa não é aceitar ou não, não é entender ou não, as pessoas se irritam, se revoltam porque ficam tentando entender, ficam buscando explicações na ciência, na religião, na sociedade  para uma coisa que não precisa ser explicada e na verdade nem aceita, como eu disse, cada um aceita o que quer. O caso é que o que falta no ser humano e que já ajudaria bastante são duas coisas: inteligência e tolerância, na verdade respeito pelo próximo também. Todo mundo exige respeito, exige um monte de coisas mas não faz isso pelo outro e você não pode exigir do outro o que você não tem pra dar. 


Mudando de um assunto pra outro completamente diferente, como é de meu costume fazer, a data da excursão para o Anime Friends 2012 já foi marcada, vai ser no dia 15 de julho. Por pouco não perdi minha vaga no passeio, pois nos anos anteriores a divulgação foi feita praticamente um mês antes do evento, organização das caravanas, pagamento da viagem, tudo. Mas nesse ano tudo começou a ser organizado muito mais cedo, pois essa vai ser uma edição especial de 10º aniversário e o passeio está muito concorrido, três ônibus já estão quase cheios e ainda tem gente esperando desistência. O que facilitou pra mim e eu agradeço muito, foi um anjo, um irmão que me deu a viagem de presente e garantiu que eu não perdesse a festa. Pra minha felicidade fiquei sabendo que alguns amigos também vão marcar presença. No ano passado fomos minha prima Vitórya, meu amigo Adriano e eu, nesse ano, acho que alguns amigos a mais também vão caso dê tudo certo. Estou torcendo. Só fiquei surpreso ao ver que mudaram o local do evento para um um pouco menor, nos últimos dois anos nos quais eu fui, a festa foi no Mart Center, pelo que eu sei é um Shopping abandonado ou coisa assim, mas nesse ano vai ser na Faculdade Cantareira. Dizem que não é lá grande coisa o local, mas acredito que os organizadores da festa não iriam fazer um evento que reúne milhares de pessoas em um local pequeno demais, então acho que no final vai dar tudo certo. Agora é ir com calma, esperar e no dia 15 de julho estar preparado e disposto para mais essa aventura.


Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


8 Divagações

  1. Também não entendo isso... parece que dois homens se relacionando fere os preconceituosos pessoalmente. Caramba, cada um tem o direito de amar quem quiser e ninguém tem nada com isso. Ok, não tem que entender, nem aceitar, mas precisa respeitar, sim.

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito seu texto. Sobre o homossexualismo, não precisamos entender, mas precisamos respeitar, assim como acontece em outras situações na vida.
    E sobre a viagem, parabéns, divirta-se lá, tire fotos, registre o momento ^^
    Até queria ir a um evento desses só pra ver o que tem de inusitado, diferente e alegre!

    Seu blog tá muito bonito, fazia tempo que não vinha por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado dulcíssima Paty. Há tempos você não dava sua face por aqui. Valeu. Um abração.

      Excluir
  3. Olá Eduardo Montanari.

    Fiquei muito feliz com a sua visita em meu blog. Adoro saber os pensamentos e opinião das pessoas que lêem os meus textos e, claro, também fico muito feliz por você ter gostado e por estar me seguindo.

    Referente a essa postagem, eu também percebo essas reações preconceituosas por parte das pessoas. Quando é um casal hetero se beijando, por exemplo, é super normal, mas, o contrário, quando é um casal gay, a coisa já é vista de maneira torta, como se fosse mais agressivo do que uma relação heterossexual, o que, de fato não, é verdade.

    Gostei muito do seu blog, suas crônicas, o layout, em fim... Tudooooooo! Também estou te seguindo, porque já estou ansioso por suas atualizações. Muito obrigado e ressalto que a sua participação em meu blog também é muito importante.

    Um grande abraço,
    Raphael Brian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Raphael. O que preciso é de pessoas de conteúdo seguindo meu blog e lendo meus textos e, pelo que leio em seu blog, você é uma delas.

      Excluir
  4. Pois é Edu. Isso também me choca! rsrsrsrs

    Sei lá fico pensando nessas coisas preconcebidas. Na antiga Roma era normal o homossexualismo, depois que a moral cristã prevaleceu isso tornou-se algo aberrante.

    Acredito que levaremos ainda uns 100, 150 anos para livrarmos desses preconceitos e assombros.

    ResponderExcluir
  5. Olá Eduardo meu grande amigo blogueiro.
    Eu dei uma sumida legal, mais como vc deve ter percebido, eu tive q me mudar de casa e tb para completar, estou sem net e estava trabalhando muito. Mais aconteceu o improvável, eu fui demitida do meu emprego, e cá estou de volta com o coração na mão. E lendo a sua postagem sobre a homosexualidade, vejo o quanto as pessoas de hoje em dia se assustam, ou nunca aceitam ou vão aceitar as diferenças. Assim, no fundo no fundo, eu tb não aceito, mais respeito e tenho amizades q se uniram com pessoas do mesmo sexo. Acho q isso é devido a minha criação. E a religião em q eu fui criada tb. E sobre os animes, eu sempre fui fã, apesar de NUNCA ter participado de algum. Parabéns pra vc, e seu blog como sempre se destacando a cada dia mais. Desculpa a ausência, e espero voltar em breve com meus comentários, e tb tentarei postar algo no meu para receber os seus maravilhosos comentários e opiniões q são de muita importância para mim, ok!

    Um beijão e se cuide!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, minha face ficou até enrubescida. Muito obrigado por tantos elogios, pois não os mereço.

      Excluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!