3

Sobre chuvas torrenciais, pizzas friamente calculadas e a mesma rotina rotineira

quarta-feira, 8 de novembro de 2017




Novembro começou e minha tia já veio me avisar que neste mês vou ter que pagar as contas da casa sem ajuda. Geralmente dividimos tudo, água, luz, gás, supermercado, mas a cada mês fica mais difícil fazer as compras, já que com essa inflação o dinheiro vem rendendo cada vez menos. Todo mês ela vai ao supermercado com os mesmos quinhentos reais, mas volta com menos coisas, então, dessa última vez ela foi obrigada a colocar um pouco mais da parte dela e agora não conseguirá me ajudar a pagar as contas da casa. Bem, o que posso fazer? Não vou mentir, não é uma situação que eu aceite de bom grado, mas como eu costumo dizer, as contas não vão se pagar sozinhas. A casa onde moramos já é bem ruim e sem luz e água vai ficar ainda pior. Então, que remédio? Paguemos as contas, afinal, só tenho vivido pra isso mesmo.

Todo final e começo de ano, de setembro até janeiro, fevereiro mais ou menos é o meu pesadelo. Como disse, a casa onde moramos não está em boas condições e apesar de termos um teto sobre nossas cabeças é um teto que não ajuda muito quando estamos numa época de tempestades como agora. Durante a última, no final de semana passado, por pouco não fiquei sem ter onde dormir, pois choveu dentro de todos os três cômodos, quarto, sala e cozinha. Notem que eu disse “choveu”, não “goteirou”, porque as telhas e o forro já estão tão ruins que, quando chove forte demais temos que cobrir tudo, eletrodomésticos, sofá, forrar todo o chão com panos e mantas velhas e, onde não tem jeito, deixar molhar e torcer pra tempestade passar logo. E como eu durmo no chão há mais de 30 anos, com tudo molhado não tinha onde colocar meu colchão, que geralmente coloco na sala. Tive de ficar até mais ou menos 2h30 da manhã esperando a chuva parar pra poder secar tudo e colocar o colchão no chão. Não preciso dizer o quando estressante isso foi pra mim. Até diria que sentei no sofá e comecei a chorar, mas estava chovendo em cima dele também, então tive que sentar numa cadeira no canto da sala e esperar tudo se acalmar.
Sugestões de como resolver esse problema não nos faltam: trocar as telhas, o madeiramento, cobrir a casa com lona ou manta. Tudo muito bonito, soluções excelentes, caso não custassem pra lá de mil reais. Ok, ok, não espero que queiram me cobrar cem reais pra cobrir a casa toda, não sou ingênuo, mas o caso é que, se quero sair pra comer uma pizza tenho que me planejar, consultar meu saldo no banco pra ver se essa “extravagância” não vai me deixar sem dinheiro perto do fim do mês, então, se preciso me planejar pra comer uma pizza fora de casa, quem dirá conseguir sei lá quantos mil reais, independente da necessidade disso.

Acreditem, não penso em tentar cometer suicídio, como o fez minha mãe por várias vezes, mas tem dias em que a vida cansa muito, quando você percebe que os anos estão passando, você está envelhecendo e não está vivendo, mas sobrevivendo. Acordando todo santo dia pra fazer a mesma coisa de novo e de novo, resolver problemas (ou ao menos tentar resolver), pagar contas, ser obrigado a fazer mais contas porque ficou sem dinheiro por ter de pagar as contas, trabalhar, dormir, comer, cobrir os móveis nos dias chuvosos, ir ao médico, tomar seus remédios, dormir, trabalhar, pagar contas e ficar neste círculo vicioso sem fim. Vez em quando pegar um cinema no final de semana, sozinho, fingindo que não me importo.
Não, não penso em me matar mas penso em como morrer tornaria tudo mais fácil. Parece o mesmo pensamento, mas não é. E é um pensamento bem assustador se você parar pra pensar. Não devia ser desse jeito. Embora as tentativas de suicídio de minha mãe tenham me mudado, me afastado um pouco dela, não posso dizer que não compreenda os motivos que a levaram a tentar algo tão extremo. Como já disse não pretendo fazer o mesmo, mas dizer que estou feliz com a vida que levo é algo bem longe da verdade.






3 Divagações

  1. Olá Eduardo, tudo bem?
    Faz tempo que não comento nada, mas sinceramente, quem nunca pensou em acabar com tudo também né? Hoje me imaginei a sua situação, porque isso também acontece comigo, minha casa tá inacabada, "só na laje", me sinto péssima também quando chove, porque tem goteira pra todo lado e eu tenho que ficar secando o chão inteiro depois, e acaba com as minhas costas, cara é horrível, fora a situação da grana, que precisa ser milimetricamente planejada e nunca sobra, nossa, tá super difícil também, então tipo, não é só com você, eu te entendo. Você recentemente já terminou sua faculdade, lembro que um tempo atrás, quando você ainda trabalhava no Correio, você falava que não via condições de cursar uma faculdade, que não ia ter grana pra cursar, etc, mas olha aí agora: Você conseguiu um emprego numa faculdade, conseguiu cursar na área que você é bom, então, mesmo que hoje, pareça que a vida tá uma merda, nunca sabemos como será o amanhã, então persista e insista. Uma vez ouvi uma coisa que faz muito sentido: "Ninguém quer morrer porque não quer viver, as pessoas querem morrer porque não querem continuar vivendo como estão", então lute pra mudar a sua realidade. Já pensou em estudar para concursos? Qualquer cargo que você tentar provavelmente você já conseguiria ganhar mais do que ganha hoje, e tem cargos para a sua área, não precisa mudar a sua profissão, porque não se informa? Força!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Por mais que eu me sinta cansado e de vez em quando vem aquela vontade de desistir, penso no quão forte eu sou, pois apesar de tudo continuo enfrentando as coisas. É muito cansativo, mas prefiro ficar lutando do que sentar e chorar. Algumas vezes me permito fazer isso, mas logo me levanto e me vejo obrigado a continuar. É a vida né?

      Excluir
  2. Cara, leio suas postagens e acho que esta faltando um TURNPOINT na sua vida, um chute de adrenalina pura sabe?
    vai em frente com toda a sua força em algo grande !
    ouse ! vc vive em uma rotina restrita e maçante ...
    desse jeito, nunca vai viver, vc esta sendo apenas uma engrenagem na roda do capitalismo. Já parou pra analisar quantas vc se sente util no dia ?
    cara, vá em lugares que nunca foi, coma algo que nunca comeu, se vista como nunca se vestiu. Faça um cosplay de um Montanari feliz que faz sucesso em todas as areas da vida.
    escolha um "EU" diferente para a sua vida
    abraço !
    saia do casulo e liberte o novo Edu !

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!