14

Atrapalhando o tráfego.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009




Acordei outro dia pensando sobre minha carta de habilitação. Ou melhor, a carta de habilitação que aos 33 anos eu ainda não tenho e nem tenho previsão de quando vou ter.

Todos os meus “amigos” ou já tem carta ou estão tirando. E eu como invejoso que sou, estou bastante incomodado com isso, a ponto de perder noites de sono.



Tento me consolar, dizendo a mim mesmo que no momento, ter carta de motorista é inútil, já que eu mal consigo pagar minhas contas em dia, quem dirá comprar um carro e mantê-lo. Os custos disso são altos. Contudo cada vez que paro e penso que enquanto eu estou a pé, outros estão por aí fazendo aulas, tenho vontade de cometer homicídios seguidos de suicídio.

Me imaginar caminhando na rua qualquer dia desses e ver meus “amigos” passando de carro do meu lado, sorrindo, chega a ser torturante. Nessas horas fica fácil e prazeroso imaginar um caminhão avançando o sinal em um cruzamento e transformando o carro em paçoca.

Entretanto meu consolo tem fundamento. Não tenho grana pra comprar um carro e mantê-lo como se deve. Já os outros tem papai e mamãe que ajudam. Isso quando não cedem o próprio carro pro filhinho. Ter vida fácil ajuda muito.

Bom, todo mundo diz que o que vem suado tem muito mais valor (menos é óbvio, um negão musculoso). Pode ser que eu só consiga tirar minha carta daqui uns 5, 10 anos quem sabe. Logicamente se eu lutar por isso. Ela não vai cair do céu. Minha psicóloga me disse que a graça de não se saber o dia de amanhã é que as situações podem se inverter. Posso estar motorizado, posso estar com namorada e de repente ter de dar carona aos meus amigos andarilhos. Bom, sonhar não custa nada.

Tenho me perguntado muito ultimamente se estou dando valor às coisas realmente relevantes na vida. Namorada, sexo, carta de habilitação, um corpo bonito. Às vezes me pergunto se algumas dessas coisas são de fato primordiais e indispensáveis ou se somos nós que as fazemos assim.

Fico pensando se o que não me faz sofrer é o fato de eu viver querendo ter as mesmas coisas que todo mundo tem, conseguir o mesmo que todo mundo consegue, só pra me sentir igual a todos.

Às vezes tenho medo. Tenho porque me acho um monstro desumano. Às vezes sinto que não quero ser igual a todos, mas sim melhor que todos. Quero mostrar a todos que eu não só posso tanto quanto eles, mas mais do que eles.

Eu não sei, dizem que a pior inveja, a inveja verdadeira não é aquela onde você quer ter igual ao outro, mas sim querer que o outro não tenha. E eu estou indo mais ou menos por aí. Às vezes acho que se existe um inferno eu já estou condenado a ele.






Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

14 Divagações

  1. Aí é que tá...ter um carro faz mesmo alguma diferença pra você? Tirando essa parte de
    se igualar aos outros, é algo que você precisa por vontade própria mesmo?
    Acredito que a gente já vem meio com a ''cartilha da vida perfeita e ideal'' (família de comercial de Doriana -perfeita-, escola,
    ano seguinte faculdade, carro, namoro, ótimo trabalho, comprar casa própria, casar, ter filhos e blá blá blá)
    e quando a gente não se encaixa em todos os itens, parece que possui menos valor que os que se encaixam mais que nós.
    Mas até onde essas são coisas que a gente quer mesmo e até onde a gente só quer porque pensa que é assim que tem que ser pra ter sentido e pertencer ao grupo dos que tiveram sucesso?

    Veja pelo ponto de vista de que vida fácil ajudar muito, como você mesmo disse.
    Não há o que invejar, a não ser a sorte que eles têm mais que você. Mas isso não é algo que mereça reconhecimento como se fosse um grande feito deles.
    Seria diferente se eles tivessem ficado 5 anos trabalhando duro, abrindo mão de coisas pra comprar um carro.
    Não foi assim. Já tava lá, tudo pronto, eles só aproveitaram a oportunidade já existente.


    Eu não sei porque nós continuamos nessa mania inútil de querer ser melhor que todos e ficar sempre se comparando com os outros. Primeiro porque sempre vai haver alguém melhor que você, não importa o quão bom você seja.
    Segundo porque estar melhor é relativo e não quer dizer muita coisa, no sentido de que, quem garante que por trás de todo esse sucesso
    não se encontra uma mente tão confusa que nem a sua?
    Tenho a impressão que a gente fica querendo coisas exteriores, materiais na esperança de que deixando as coisas por fora com aparência perfeita, vamos nos sentir melhor por dentro.
    Pode ser que sim, se a falta dessas coisas for realmente nosso único problema. Agora quando o buraco é mais embaixo...acho que é questão de entender, mudar o que é possível e tentar aceitar vendo de outra forma as coisas que não estão ao nosso alcance.

    Quanto a inveja doentia, você não pode evitá-la, mas pode alimentar ela o mínimo possível, tentando pensar em outra coisa quando ela surgir, tentando canalizar ela pra um lado que te faça admirar e te inspire a lutar por aquilo que você deseja, ao invés de lamentar. E não só pelo velho discurso de que ah, é feio desejar mal pros outros e etc, mas principalmente porque isso não faz bem nenhum a você.

    ResponderExcluir
  2. primeiro, vc acha q seus amigos têm vantagem em relação a vc eduardo,mais eu acho q nenhum deles,la do cti pelo menos,eram ricos ou de familia rica..
    cada um trabalhou, tirou carta com o PRÓPRIO dinheiro e comprou carro com o PRÓPRIO dinheiro.
    Isso se chama esforço, as pessoas naturalmente estudam,trabalham,lutam para conseguir oq querem.
    Eu sou um exemplo,eu paguei minha carta e estou pagando meu carro, e meu pai NÃO está e não deu um tostão para ajudar,pois ele está sem condições. Então ao contrário doq vc diz aí em cima, que o papai dos seus amigos dão tudo pra eles e até dão carro na mão deles e vc não tem nada, eu TRABALHO duro e consigo oq eu quero.

    ResponderExcluir
  3. A grafia correta da frase não é "o papai dos seus amigos dão tudo", mas sim, "O papai de seus amigos tudo". Papai está no singular.

    Quanto ao seu comentário, eu realmente concordo. Generalizar é errado. Além do que eu já disse e repito que não sou o dono da verdade. Só porque eu escrevo as minhas opiniões aqui não significa que elas sejam certas. Não sou o dono da verdade.

    Não acho que você deveria perder o seu tempo dando atenção para as coisas que eu falo. O teu namorado balofo não dá. Siga o exemplo dele e mostre-se superior às minhas alfinetadas.

    ResponderExcluir
  4. não me importei em escrever o português correto, e tb não pedi pra vc corrigir, mais tanto faiz.

    na vdd eu nunca tinha entrado nesse blog, daí me mandaram esse seu post falando da carta, por isso resolvi comentar a sua generalização. Não to querendo brigar, só tb dei a minha opnião,afinal,qlq um pode comentar aqui não é??
    e quanto ao ricardo, sou eu q estou falando com vc e em nenhum momento eu citei ele, é dificil pra vc né, ficar sem falar dele

    ResponderExcluir
  5. Realmente é difícil, mas eu confesso que eu estou me esforçando. Na verdade eu sou tão agressivo com ele dessa forma não porque eu sempre o odiei ou fui falso, mas justamente pelo contrário, porque eu o considerei meu amigo demais. Mas o erro foi meu. Ele realmente tem razão e eu não devia ter me apegado tanto apenas a ele. Mas quem é que controla o que sente, não é mesmo?

    Ninguém é obrigado a concordar comigo e realmente qualquer um pode comentar aqui, tanto é que mesmo quando os comentários discordam do que eu digo eu não deleto nenhum.

    ResponderExcluir
  6. Bom... Eduardo, desde o começo, to achando tudo isso muito macabro e sarcástico. Todo esse ressentimento e "vontade de vingança", se assim podemos chamar. Na verdade, parte disso tudo vem de você. Porém, vejo desde o começo também tudo o que você está passando, e como me considero amigo seu, tento apoiar o máximo possível. Num é um casamento, mas estamos juntos na alegria e na tristeza e estes, os tristes, são os momentos que mais devemos nos apoiar. Mas num foi isso que realmente me deixou um pouco instigado e me moveu a escrever esse comentário. Eu, to vivendo uma realidade meio selvagem... Pode até parecer bom e legal viver longe da família e fazer o que bem entendemos, mas realmentea família é algo que faz uma falta imensa. Eu tenho orgulho do meu pai estar pagando minha auto-escola, que alias faço uma aula a cada duas semanas, quando estou em Bauru, e tou rezando pra conseguir terminar tudo isso antes do recesso da polícia, no fim do ano. E tenho mais orgulho ainda de depois pegar o carro dele pra dar umas voltas depois que eu tirar a habilitação. Então, esse negócio de julgar o esforço alheio é relativo. Talvez possamos até achar que o nosso esforço merece maior reconhecimento que o dos outros, é natural do ser-humano isso, mas o mesmo mérito que você tem trabalhando na área XXX, Jéssica, eu tenho estudando e o Eduardo tem trabalhando na área YYY. Cada um sabe o peso da cruz que carrega e responde por cada açoitada que dá na cruz alheia, mas nunca tente moralizar algo e muito menos derrubar o merecimento alheio. Eu num tenho nada a ver com a briga dos dois, mas uma coisa que eu não agüento ver é esse tipo de coisa. Termino também dando uma pisa em quem "veio mostrar o post" pra Jéssica. Intriga num é legal de fazer, muito menos de quem um dia você chamou de amigo. Então como eu odeio entrar em briga, mas depois que estou nela, adoro continuar, até gostaria que viessem "mostrar o post denovo" pra eu poder responder pelo que eu disse.

    Sem mais...

    ResponderExcluir
  7. na verdade eu não tava brigando, só me defendendo e fazendo a justiça q o montanari sempre fala e escreve aqui no blog. Pq não é justo né, vc se esforça, trabalha, faiz as coisas, tudo suado e do seu bolso, e a outra pessoa vem aqui e fala q papai e mamãe da tudo...só quis fazer justiça, pra quem ler esse blog, não achar : "ahh,nossa,olha os "amigos" dele têm tudo,tudo de mão bejada e ainda desprezam ele,fazem isso com ele...", entendeu??? espero q sim...
    Eu nem sabia q vc tambem estava tirando carta,e tb não tem nada de mais o pai pagar a habilitação pro filho e dar o carro na mão dele.Só escrevi aquilo mais pra ME defender mesmo.

    ResponderExcluir
  8. SE defender, não sei porque. Pois se eu fiz o post, generalzando, tipo, pra quem a carapuça servir. Eu não sei que mania que os outros tem de tomar as coisas como "é pra mim que ele escreveu isso". Quando eu quero falar de alguém, eu cito nome, endereço e telefone, como você bem viu. Não fico insinuando.

    Só que do jeito que você colocou a coisa, parece que voc~e está falando que é melhor do que eu e merece mais que eu, porque você trabalha mais do que eu. Assim como eu não sei da vida dos outros, ninguém sabe da minha, ou pelo menos finge que não quer saber ou que eu faço drama, como todos dizem, inclusive o balofo dizia.

    Eu batalho do jeito que eu posso para ajudar a minha família e sustentar a casa e ajudar a minha mãe. Não venha jogar na minha cara que você é batalhadora e coisa e tal, porque eu também sou, a minha maneira.

    Realmente eu falo as coisas movido pela raiva e pela vingança mesmo. Eu sei que os meus amigos não são ricos e muitos estão dando duro para conseguir o que querem, mas não venha insinuar que eu não tenho as coisas, porque não batalho. Você não é rica, eu sei, mas você e o rolha de poço do seu namoradinho tem uma vida mais fácil sim e tem que admitir isso. Afinal, vc está tirando carta com o seu dinheiro, como você mesma disse, está juntando grana pra comprar seu carro com o seu dinheiro, acredito eu que justamente porque esse dinheiro que vc está investindo nisso, não está precisando dar em casa pra ajudar, não?

    Bom, sinceramente eu também não quero brigar nem iniciar uma discussão sem fim, porque não leva a nada mesmo. Nem você, nem o Ricardo nem ninguém, nunca viu o meu lado das coisas. Pra vocês eu sou sempre o revoltado, o falso, o fingido e o ingrato que fala mal pelas costas. Por mais que eu tentasse sempre me explicar e tente até hoje, vocês dois vão muito bem obrigado e com certeza não quererão nunca mais olhar pra minha cara ou falar comigo. Acredite Jéssica, eu não sou um falso, nem fingido. Só estou com raiva de você e do Ricardo mesmo. Mas eu sei que a culpa de muita coisa foi minha e espero que um dia essa raiva passe e gostaria muito que voltássemos a ser amigos, mas já vi que da parte de vocês dois, sem chance, pois vocês já me pintaram como o vilão perverso e nada do que eu diga vai mudar jamais a opnião de vocês sobre mim, que estão sempre julgando só os meus erros e o meu lado ruim e nunca as coisas que eu já fiz de bom.
    Espero que vcs dois tenham uma boa vida.

    ResponderExcluir
  9. Eu entendo, e SEI q vc mantém a sua casa e eu não preciso manter a minha; mas do jeito q vc escreveu,deu a entender que só a sua vida é dificil e q a dos outros é facil, a sua vida com certeza é mais dificil, mais isso não significa q a minha seja facil, ja passei muita coisa dificil na minha casa,mais com ctz vc ja passou coisa pior.Mas eu admito isso,e NÃO fico falando q sua mamãe e seu papai te dá tudo,pq sei q não é vdd..então cuidado com oq vc fala tb,pensa e ve primeiro se é vdd oq vai escrever, vc pode saber ou não oq os outros estão passando,então é melhor não escrever as coisas sem saber ao certo.

    quanto ao meu namorado, dexa ele em paz,só isso.

    ResponderExcluir
  10. Bom, primeiro o blog é meu. Vou continuar escrevendo o que eu quiser e sobre quem eu quiser. Se a pessoa não gosta é só ignorar e não comentar. É até mais sábio fazer isso porque, quanto mais as pessoas comentarem, mais vai dar ibope pra cá, então, já que eu sou uma pessoa baixa mesmo, não se rebaixe ao meu nível. Se vc me ignorar, vai se mostrar superior a mim e é melhor pra vc.

    Quanto ao seu namorado, você se lembra aquela vez que eu te disse que realmente, de vocês dois, quem mais me importava era ele? Pois é. Sinceramente a minha birra é com ele e não com você. Na verdade sói estamos nesse debate infrutífero porque você está insistindo nisso. Sinceramente não tenho nada que me interesse em conversar com você que, como já disse, não vai mais com a minha cara e com certeza nunca mais irá.

    Vou deixar o seu namorado em paz no dia em que ele reconhecer que sim eu errei feio com ele, mas que ele também não é perfeito e que cometeu alguns erros comigo também. Só que ele jamais vai admitir nenhum, porque é orgulhoso demais pra isso. Ele mesmo já me disse na cara: "Eu não me sinto em dívida nenhuma com você e jamais lhe devo nada!"

    Só vou parar de implicar com ele no dia em que ele for mais humilde e admitir de coração que também comete erro com as pessoas. E acima de tudo se arrepender deles.

    Mas como eu sei que ele jamais vai fazer isso, porque afinal o "Sr. Perfeição" nunca está errado, então só me resta ficar aqui no meu canto mesmo remoendo essa mágoa.

    Eu sei que eum só vai sair perdendo com isso sou eu. Mas mesmo assim estou muito magoado. E sei que jamais ele vai me dar razão.

    Depois de um ano inteiro você ainda não percebeu que a minha mágoa não é com vocês dois, mas com o Ricardo? O caso só é que vc deu azar de ficar na frente. Mas faça o que eu recomendei. Ignore-me e seja feliz.

    ResponderExcluir
  11. bom,se é sobre ele com ctz eu vou entrar na frente,pq com ctz ele faria o mesmo.
    e ja q o negócio é com ele e não comigo,não entendi pq fica citando ele se está falando comigo,realmente não entendo. Se quer falar dele chega nele e fala oras. Eu só vim aqui pra falar sobre a carta e não doq há entre vc e o ricardo,isso aí vc resolve com ele.
    Mais tudo bem,esse é meu ultimo comentário,vou me mostrar superior e ser feliz!

    ResponderExcluir
  12. "Deixe o meu namorado em paz!" foi o melhor. Me lembra aqueles filmes tipo transformers ou sexta feira 13.

    Quanto ao assunto da carta então, estamos resolvidos, pelo que eu entendi. Não se fala mais nisso.

    Quanto ao assunto do seu namorado, eu "tentei" dialogar com ele durante quase dois anos, mas quem disse que ele me dá razão. Eu adoria chegar nele e conversar, mas seria perder tempo. Eu falaria, falaria, falaria e no final ele viria com a mesma ladaínha de sempre: "A culpa é só sua!", ou seja, só ia me desgastar e não iria adiantar nada.
    No caso do assunto acabar sempre puxando pra ele, desculpe, não consigo evitar, já que faz um ano que simplesmente não consigo pensar em outra coisa se não nisso. Querida, você acha que eu criei esse blog inteiro, unicamente por causa de quem?

    Táááá, táááá, eu sei que eu to errado! O caso é que eu adorava o cara e do nada ele implesmente pluft! Deu tchau e bença e foi embora. Digamos que... é uma coisa que eu não estou conseguindo levar muito bem. Acredita que nem na casa dele ele me deixava subir mais pra visitar? E tudo o que eu queria era fazer uma visitinha rápida de meia hora, conversar um pouco, passar o tempo? Mas nãããão. O Sr. "Hoje não posso!" tinha sempre uma evasiva pra mim.

    No começo eu pensei mesmo que tinha ficado com raiva era de vocês dois, por ele ter começado a te namorar e sumido. Mas não, apesar de ter o nariz um pouco empinadinho, voc~e não tem culpa, afinal, pow, todo mundo tem o direito de namorar e ser feliz. Quem é que não quer isso? Mas o fato é que eu parei e vi que o negócio é mesmo com ele. Ele nunca fez muita questão da minha amizade, da minha companhia e hoje muito menos.

    Eu sei que to falando um monte de coisas nada a ver com o motivo do negócio da carta de motorista, mas já que depois de todo esse tempo vc desceu do seu pedestal e se dignou a falar comigo, to desabafando a mágoa que to sentindo.

    Não espero que você concorde comigo, até mesmo porque como alguns amigos nosso já disseram, você combinou bem com o Ricardo. Quando colocam alguma opinião na cabeça não há santo que tire.

    Acredite em mim quando eu digo que não queria que nada desses desentendimentos tivessem acontecido. Adorei muitos dos momentos que passamos e lembro deles com saudade. Mas como eu disse, vocês só enxergam as coisas que eu faço de ruim, só o meu lado mal. Nenhum de vc acha que eu presto ou tenho um lado bom.

    Mas enfim a vida é assim mesmo né? É o que a minha mãe diz. Você pode fazer 3 coisas boas que ninguém nota. Se fizer UMA errada, pronto, você não presta.

    ResponderExcluir
  13. Vocês não fazem noção do quanto isso me deixa triste... Bom, a briga da carta eu realmente axei muito besta, principalmente porque a Jéssica vestiu a carapuça com a ajuda de alguem que cagüetou o post... Quando eu li pela primeira vez, simplesmente num consegui pensar em alguém em especial que se encaixasse nesse perfil. Até cheguei a pensar que osse eu, mas não tinha alado pra ninguém de Bauru que eu tinha começadoa tirar a minha.

    Do outro assunto, eu tou de fora da história, mas é algo que me soa meio compulsivo. Eu sei que o Ricardo era a sua amizade mais importante, Eduardo, mas como eu disse, crie sua carapaça. Se a Jéssica voltar aqui, ela vai saber do que eu tou falando, eu já falei da "carapaça" com ela, mas era outro assunto.

    Bom, espero que tudo volte ao normal, como sempre foi. E lembre-se, crie sua carapaça...

    ResponderExcluir
  14. Eu admito que sou uma pessoa que, quando fica com muita raiva de alguém, fica falando um monte de bosta mesmo. Atacando apenas para extravasar a minha raiva. Eu sei que eu estou errado nesse comportamento e acredite, eu já estou pagando por isso e muito caro. Você está de prova Eduardinho, tem acompanhado as minhas coisas e situações durante muito tempo.

    Eu espero um dia conseguir mudar meu jeito de ser e não ter mais raiva de ninguém, cuidar da minha vida e deixar a dos outros em paz, mas no momento eu estou sendo controlado pela minha mágoa. Pra algumas coisas eu sou forte, pra outras sou fraco. Todo mundo é assim em muitos sentidos.

    Quanto a quem "dedurou" o post pra Jéssica, apenas para ver o circo pegar fogo, o Marcos Dário disse que sabe quem foi, mas eu nem perguntei porque não me interessa. A pessoa só provou que é tão limitada quanto eu.

    Eu concordo com o Ricardo em um monte de coisas que ele me disse. Apesar dos defeitos dele (e todo mundo tem defeitos), ele é um rapaz inteligente e já me deu muitos conselhos bons. Mas assim como eu, ele é uma pessoa difícil de lidar. Do mesmo jeito que eu já o magoei diversas vezes, ele também teve atitudes que me magoaram. Só que a diferença é que eu, apesar de ser cabeça dura, sempre me arrependi dos meus erros. E o que me doeu nisso tudo é depois de tanto tempo ter percebido que sou irrelevante. Bom, não vou entrar nesse debate de novo. Já fiquei super repetitivo nas minhas justificativas.

    Realmente foi um erro eu querer tanta amizade com ele. Cada um é cada um e ele é um cara mais na dele, fazer o que? Só que essa indiferença dele em relação a isso tudo realmente me fez ver que ele é uma pessoa com quem jamais poderei realmente contar.
    Eu quero mesmo um dia criar essa carapaça que você tanto fala, Eduardinho. Ser forte e não me deixar mais abalar tanto pelas coisas e pelas pessoas como eu tenho deixado.

    Eu agradeço muito ao Ricardo por tudo o que ele já fez por mim. Inclusive eu so passei no CTI com muita ajuda dele. Mas como disse, já vi que ele não é e nunca vai ser de longe o tipo de amigo e de pessoa que eu esperava, e ele também não tem culpa disso, fui em quem pintou o quadro da forma que eu quis. Mas depois disso tudo percebi que o meu melhor amigo tem que ser eu mesmo.

    Infelizmente com essa carapaça que está se formando aos poucos em mim, por causa do que houve, formou-se também um indiferença e uma falta de confiança muito grande em todos. Realmente não confio mais em ninguém e não acredito mais que existam amizades realmente verdadeiras e duradouras, como eu infantilmente acreditava anos atrás.

    Dizem que eu me faço de coitado, que faço drama. Realmente eu tenho me prestado muito a esse papel. Me faço muito de vítima mesmo. Isso dá razão para as pessoas me criticarem. Só que também as pessoas tem sua parcela de culpa, e disso eu não abro mão. Se algúm dia elas vão chegar em mim e admitir isso ou não, sinceramente, depois de tudo isso já não me importa mais.

    Vou fazer de tudo para criar a minha carapaça, não precisar mais de ninguém e lutar para ter uma vida digna, a qual as pessoas, as vezes tão hipócritas, parem de criticar.

    Não prometo que vou parar de criticar as pessoas tão cedo também. Cansei de levar chapoletadas. para cada crítica que me fizerem eu faço duas. Se eu achar que foram injustos comigo, também serei. Não me importa mais realmente o que essas pessoas venham a achar de mim ou não. A grande maioria já me provou que eu nada significo ou signifiquei pra elas.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!