7

O que te mostram e o que você vê.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009



É admirável o quanto você pode ouvir uma pessoa falar, apenas a observando. Gosto da sensação.
No dia a dia, no trabalho, no colégio, na sociedade, criamos um esteriótipo que julgamos o mais apropriado para a convivência com os demais. Agimos, dizemos e pensamos coisas condizentes ao que a sociedade considera correto.

Mas depois que o dia termina, sozinhos envoltos pelas paredes do nosso quarto seguro, nos voltamos para dentro de nós mesmos e nos despimos dessa "armadura" que usamos religiosamente como um uniforme com o intúito de parecer igual a todo mundo. Admitimos nossos medos, nossas inseguranças e tristezas, nosso cansaço. Nos encaramos no espelho do guarda roupas e respirando fundo, dizemos para nós mesmos que "Agora eu sou eu. Nada mais que eu mesmo. Não eu e o outro. Não eu e os outros. Não eu e as coisas do mundo."
Os olhos dizem, são o espelho da alma. Muita gente deixa esacapar mais com um olhar do que se falasse por horas. "Quem fala de menos pensa demais". "Tudo o que eu não falo, eu penso." "Dentro de mim posso ser eu mesmo." Frases que me encantam. O ser humano me encanta. Uma criatura que se faz de tão forte para enfrentar um mundo tão predador, mas que com um olhar mais diferente pode se mostrar tão frágil em muitos sentidos. Lágrimas invisíveis para aliviar pensamentos e anseios inacessíveis devido ao medo do mundo e dos que nele vivem.
Não terei a soberba de dizer que posso ver tudo a fundo. Só Deus vai até lá e eu estou anos luz longe desse título. Mas consigo arranhar em alguns casos a superfície de alguns, o que pra mim muitas vezes já é o suficiente para perceber o quanto o ser humano pode ser maravilhoso e misterioso.
Acho que as pessoas compreenderiam e ajudariam mais as outras se aprendessem a interpretar um olhar. Um olhar sem brilho, um olhar distante, um olhar que pareça mais contemplativo que o normal pode estar querendo dizer muitas coisas. As vezes pode ser só uma cólica mesmo, ou gases, mas muitas vezes um olhar diferente diz muito. Procure observar mais o outro que bebe sozinho na mesa do bar, o amigo que se cala e pensa enquanto todos conversam. Aquele que se senta na varanda e olha o nascer de um novo dia. Procure observa-los sem se deixar notar, para poder captar o outro sem sua armadura. Olhe e sinta. Uma sensação esquisita inicialmente, mas gratificante na maioria das vezes. Se tiver sorte pode entender que amor e carinho transcendem os limites impostos pleos homens.


Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

7 Divagações

  1. Eduardo, meu amigo, eu andei sentindo um vazio na minha rotina online já tem um bom tempo... Foi quando encontrei seu blog e comecei a ler suas postagens que notei o que estava faltando: as nossas conversas filosofais. Sério, depois que você me bloqueou quando comecei a namorar (sinceramente não gostei de saber dessa, poderia não ter contado D= ) eu notei que algo ficou faltando, uma lacuna na minha vida on-line.

    Vamos tentar voltar às nossas conversas filosóficas, sim? Você é esperto pra caramba e tem um papo legal, e mesmo quando não está num bom dia você avisa que não tá bem (isso evita que eu faça besteiras ou te deixe pior).

    Finalizando o post com comentários sobre este artigo: Todos os humanos aprendem cedo a usar máscaras. Isso é fácil e - convenhamos - NATURAL. O difícil, o arriscado, aquilo que realmente exige coragem e força de vontade, é QUEBRAR a máscara e mostrar seu verdadeiro "eu". Ainda não consegui completamente, mas espero estar no caminho certo. Não só para mim mesmo, mas também para mostrar ao mundo quem eu realmente sou.

    ResponderExcluir
  2. No momento estou passando por uma fase na qual estou mesmo querendo me isolar de todos. Preciso me concentrar só em mim por um tempo além de estar bastante desiludido com os humanos. Mas quem sabe um dia eu volte a ser como antes? Dizem que o tempo cura tudo.

    ResponderExcluir
  3. Mas eu já me dei mal acreditando num olhar que parecia fraterno... eu devo ser muito tolinha mesmo. Sempre admirei demais o olhar das pessoas... e foi através dele que eu estraguei minha vida e agora tento salvar-me das mazelas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. não é todo mundo que consegue olhar com outros olhos. Ainda não conheço uma pessoa que me perguntou se eu realmente estou bem no normal. Só me perguntam quando vêem saindo uma lágrima. Não sei nem explicar.

    ResponderExcluir
  5. Acho que deveríamos ler as pessoas e não o que as pessoas falam. Concordo que existam máscaras e que, sinceramente, considero necessárias à convivência entre humanos. O problema é quando essas máscaras são o oposto do rosto que escondem.
    Um grande abraço

    Marcelo Leite

    P.S: Você acaba de ganhar um lugar cativo na galeria do saco de filó. Abração.

    ResponderExcluir
  6. Devido as quedas,decepções,e etcs e etcs,acabei tendo um senso observador aguçado,eu custo confiar ou acreditar em alguém,as vezes fico observando atitudes dos outros por meses até eu me aproximar depois disso analiso a atitude com a minha pessoa,depois eu vejo se confio ou não,eu sou daquelas que analisa cada detalhe,primeiro a atitude em meio a sociedade,depois o grau de confiança que as pessoas tem determinado a essa pessoa,e por último minha aproximação e análise de caráter,mais no final eu acabo sendo amiga de todos até daqueles que julgo sendo mal-caráter,mais é aí que vem a cautela,pelo sei até em que ponto eu posso agir co determinada pessoa.
    Eusou daquela tbm que bate o olho e diz "não confio nesta pessoa,algo nela não me faz bem"!!,e nessas horas que todos me olham torto hehehehe,mais eu nunca erro quando digo isso!!!!
    E tbm com todo esse conjunto acabei ganhando a sinceridade além da conta,por vc conseguir ver o erro alheio e numa simples oportunidade de estresse acaba atingindo o outro na ferida,isso é chato pq as vezes fico com dó na consciência.
    Eu sou uma pessoa muito transparente,eu não consigo esconder nada,tbm me conheço muito,eu sei cada sensação,cada pensamento que sinto,quando alguém me julga nada me surpreende pq eles dizem o que já sei,eu mesma relato cada defeito meu no meu blog está cheio hehehhe,eu não ouço críticas,só dos meus irmãos mais eles não contam...
    Mais qd alguém me pergunta quais são suas qualidades?!!Eu sempre respondo posso começar pelos defeitos,a qualidade mascara os defeitos,e é nos defeitos que se determina a intesidade do caráter.
    Nem tudo o que se vê é o que parece,temos que aprender a ver os outros com os olhos da alma.

    ResponderExcluir
  7. Eu vim lhe deixar um beijo e agradecer sua participação! Bom final de semana!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!