8

Sobre escolhas pré definidas

domingo, 31 de janeiro de 2010

Decidi redigir este post a pedido do meu amigo Gabriel Xavier, ou como eu gosto carinhosamente de chamá-lo, Gáh Xaxier. Ele sofreu uma desilusão amorosa faz pouco tempo e meio revoltado, me pediu para debater sobre isso no blog: "Por que é que elas sempre escolhem os caras errados?".

Contudo, embora eu concorde com ele, não quero transformar isso em um post machista. Não sou machista nem um pouco, as vezes acho que sou até feminista demais. Porém assim como ele, vivo me fazendo a pergunta que gerou esse post.
Falando de pessoas, não só de mulheres, acho que a primeira coisa a fazer é se perguntar

que tipo de pessoa na verdade é a tão sonhada pessoa certa. Você se acha o cara certo? A mulher certa? Se sim, por que?
"Oras, eu não bebo, não fumo, vou a igreja, respeito todo mundo. Sou o tipo de pessoa que qualquer um gostaria de ter."
O caso é que na minha opinião esses predicados eram muito válidos lá no tempo da sua avó. Com as novas gerações, novos valores vão surgindo e com isso novos costumes que as pessoas passam a adotar como comuns e normais.
Infelizmente hoje em dia desde que passamos a nos entender por gente, a sociedade nos empurra goela abaixo um série de normais sociais, morais e de comportamento, algumas boas outras nem tanto. A linguagem imperativa nunca foi tão usada e tão obedecida. "Compre, seja, use, beba, ouse". Parece letra de música da Pitty, mas infelizmente é assim que é e as pessoas seguem essas normas como bons bonécos acéfalos que são.
O amor romântico ainda existe? Bom, sim, eu acho que sim, embora eu particularmente esteja desiludido disso. Acho que hoje em dia todo o amor vem acompanhado de interesse, por mais ínfimo que seja. Na verdade ele foi "temperado" com outros condimentos que, se não inclusos na receita tornam o sentimento insonso e desgastado.

Certa vez, conversando com meus "amigos" sobre como é que as garotas se interessavam por eles sem que os caras precisassem se esforçar, eles simplesmente respondiam: "Ah, sei lá, comigo sempre aconteceu tudo automático. Eu nunca fiquei procurando namorada ou paquerando por aí. Quando eu via já tava namorando". E com as garotas, a mesma resposta.
Ninguém se interessa por outra pessoa assim magicamente. Pra você querer alguém, alguma coisa na pessoa tem que atrair você. Agora eu pergunto, e essa é uma pergunta que ninguém soube me responder: Se a pessoa não conhece você, nunca conversou com você, não analisou seu comportamento, não sabe nada da sua vida, mas ainda assim chega em você e "se declara", o que a levou a fazer isso? Se ela não te conhece, qual foi a primeira coisa que ela notou em você para se sentir atraída?




Simples. A pessoa se sentiu fisicamente atraída por você. Achou você bonito ou bonita, "gatinho" ou gostosa. A menos que a outra pessoa tenha feito um curso de telepatia, até te conhecer melhor ela não sabe nada a seu respeito. Tudo bem, aí vocês começam a namorar e vão se conhecendo durante o namoro. Até aí normal, mas o que eu estou querendo focar é o que a outra pessoa viu inicialmente em você para se sentir atraída, senão beleza física?
Ou seja, a coisa não aconteceu "do nada" como muitos caras e garotas dizem. Hipocrisia total. O lance é que querendo ou não, beleza conta sim.
"Ah, mas a beleza não é tudo. A beleza acaba". Papo furado. Coloquem um bonito e um comum (não gosto de usar a palavra feio, acho pejorativa), uma bonita de comercial de cerveja e uma moça simples, doméstica, uma do lado da outra e mande escolher. Adivinhem quem vai sobrar?



Com certeza vocês já ouviram falar sobre o processo de Seleção Natural, não?
Seleção natural é um processo da evolução proposto por Charles Darwin.
Nas proposições de Darwin sobre a Seleção Natural ficou patente que a sobrevivência é privilégio dos mais fortes, dos que tem uma capacidade de adaptação às adversidades do meio, superior aos seus semelhantes, ou aos seres que, por sua natureza são capazes de ocupar o mesmo nicho ecológico.  Uma prova disso é que, ainda sobre a Seleção, os seres mais adaptados estão aptos a procriar quase que indefinidamente, e que este incremento quantitativo muito significa quando estão em ação fatores de exclusão ou de seleção.

O caso é que por mais que tenhamos evoluído, e isso em minha opinião é muito relativo, somos basicamente animais e ainda agimos como tal em diversos aspectos. Animais racionais, mas ainda assim animais.
Por mais que tenhamos a capacidade de amar, de nos apaixonarmos, seios e bundas grandes nos atraem mais do que os pequenos, um olho verde nos é mais bonito do que um olho castanho, braços musculosos e tatuados são mais chamativos do que os mais fininhos. Negar isso é mentir.
Tudo isso que eu estou falando na verdade é relativo. É a minha opinião pessoal. Alguns dizem que a beleza está nos olhos de quem vê, outros dizem que se você se sentir bonito, se torna bonito aos olhos do outro. Eu não sei.
Quanto à pergunta do Gabriel, do por que elas escolherem os caras errados, do porque as pessoas escolherem as pessoas erradas, eu creio que não exista o cara errado ou a pessoa errada, existe àquele ou aquela que é mais apto ou que lhe agrade mais naquele determinado momento.

Seleção natural meu jovem amigo. Seleção natural.

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

8 Divagações

  1. Concordo com vc na parte de não ser a pessoa errada e sim a adequada,naquele momento.Mas discordo da parte da beleza,existe exceções,eu namorei com um rapaz,que todos me diziam como vc tem coragem de namorar um rapaz tão feio,até ele me perguntou isso algumas vezes,realmente ele não era o Deus grego da perfeição,mas era as suas atitudes para comigo que me encantavam.Eu sou uma das pessoas que beleza pra mim não conta.

    ResponderExcluir
  2. Sumie...

    Pois é, como eu disse, isso é relativo. Essa no momento é a minha opinião, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã. Ando bastante desiludido com esse lance de romance. Pode ser que aconteça algo que mude meu ponto de vista.
    Prefiro ser mesmo essa metamorfose ambulante. (nossa, que clichê! ¬¬')

    ResponderExcluir
  3. CARA!!!! perfeito
    querendo ou não admitir
    nossa primeira atitude no que diz respeito
    ao campo da conquista é inconscientemente instintiva
    quando vamos a uma festa e nos interessamos por alguem que não conhecemos é a pura ação do nosso instinto animal racional
    não adianta negar isso,a não ser que a pessoa seje de outro planta um ET de varginha sei la...
    o resto como vc colocou muito bem Charles Darwin explica

    E SEM ESSA DE QUE BELEZA NÃO CONTA
    POR QUE SE ALGUEM DIZ QUE NAMORA UM FEIO
    ISSO SIGNIFICA QUE PRA ESSA PESSOA AQUELE FEIO É BONITO
    CADA UM DE NÓS TEMOS BEM DEFINIDO EM NOSSA MENTE MESMO QUE INCONSCIENTEMENTE O QUE É FEIO OU BONITO PRA GENTE
    DERREPENTE O QUE É BONITO PRA UM É FEIO PRA OUTRO
    CADA UM TEM A SUA PROPRIA CONCEPÇÃO DE FEIO E BONITO
    ISSO SIGNIFICA QUE QUANDO EU ME ENTERESSO POR ALGUEM AINDA QUE O MUNDO INTEIRO DIGA QUE ESSA PESSOA É FEIA EU ME ENTERESSEI PQ ACHEI ELA BONITA.

    parabéns amigo exelente post

    ResponderExcluir
  4. Ou seja, com amor ou não, no final das contas tudo se resume na beleza?
    Mistério.

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião o amor romântico ainda existe.
    Se interessar apenas pela parte física da pessoa é uma atitude tão efêmera quanto um rio que só existe durante uma parte do ano quando há uma precipitação ou degelamento.
    Realmente nós somos animais, mas o que nos diferencia são as ATITUDES. Peitos e bundas atraem qualquer homem, músculos e um rostinho bonito atraem qualquer mulher, mas será que é isso que vai determinar a continuidade do relacionamento? NÃO! Conversar, ouvir, COMPREENDER E ENTENDER é o que faz a diferença. A melhor coisa que se pode fazer por uma pessoa é lhe dar a sensação de se sentir humano. Isso nenhum outro animal jamais sentirá.

    ResponderExcluir
  6. Eu creio que quando se é jovem, cheio de vida, sonhos, vontades e expectativas, a beleza conte mais sim.
    Mas é lógico, o amor está aí e não se pode negar. Caso não existisse o amor, não se veria hoje, casais de idosos caquéticos e feínhos, juntos.
    Não há beleza, há rugas, dentaduras, verrugas e carecas, além de incontinência urinária. O que seguraria isso senão o amor?

    Em muitos casos acredito que adota-se também a velha tática do "já que não tem nada melhor pra mim, fico com esse mesmo".

    Bom, como eu disse, não se pode generalizar nada. Tudo é relativo.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo tenho um presente para ti no meu blog! Passa lá!
    http://soniapires.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post.

    Eu particularmente não acredito no amor a primeira vista, precisamente pelo que escreveu. Se me apaixono por alguém que não conheço é porque me apaixonei não por aquela pessoa mas por aquilo que eu penso que aquela pessoa é.

    A beleza é muito importante para primeira impressão, mais forte que isso é o carisma. Há pessoas que não sendo bonitas têm uma energia que as torna atraentes.

    Bom post.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!