2

Sobre total falta de motivação.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

 Andei esses dias refletindo sobre motivação e o quanto eu não tenho nenhuma, pra nada.
Ter motivação pra se fazer alguma coisa é a mesma coisa que ter um motivo pra fazer alguma coisa. Se você estuda pra valer, é pelo motivo de que você quer passar de ano, quando se arruma bonito é pelo motivo de que quer ser notado. As pessoas
geralmente confundem motivação com vontade de fazer, mas não, motivação não é o durante, mas sim o depois.
Todo o bendito dia fico me perguntando qual é a minha motivação? O que eu desejo? O que eu espero?
Nada. Eu simplesmente não consigo enxergar um amanhã pra mim. Tem gente que adota aquela coisa de "viver um dia de cada vez", porque é tranqüilo e desencanado, do tipo "no stress", já eu, vivo um dia de cada vez simplesmente porque não faço idéia do que quero pra mim.
Tudo o que eu tenho feito, inclusive esse novo desafio pelo qual estou passando, faço unicamente para ocupar o meu tempo, pra não ficar parado. Vontade de fazer? Um motivo? Nenhum dos dois na verdade.

Refletir, refletir e não consiguir achar um motivo para minha vida me deixa desesperado. Será que só eu no mundo sou assim? Será que é tão fácil pra todo mundo ter um motivo pra viver, pra fazer as coisas? Se é, por que pra mim é tão difícil?
As vezes vejo pessoas tão cheias de sonhos, tão motivadas, tão ansiosas pelo novo. O que é que lhes dá essa força toda? Essa vontade?
Eu não sou um vagabundo que não quer nada da vida. Se eu fosse, não estaria aqui reclamando, estaria de papo pro ar no meu sofá vendo TV Globinho e tomando leite com Nescau vivendo às custas de alguém. Eu quero viver, quero batalhar por algo, mas eu simplesmente não faço idéia de pelo que?
Mas, o que é que te motiva se nada te satisfaz?

 Quando eu era criança eu tinha aqueles sonhos bobos de ganhar na loteria, ser trilhonário, ter tudo o que eu sempre sonhei. Mas a gente cresce, vê que o mundo é um lugar grande e cruel e que dinheiro ajuda e faz falta, mas não traz felicidade nenhuma. Só pra quem é fútil e tem uma idéia limitada do que é felicidade. Uma das muitas coisas que me deprime é ser obrigado a precisar de uma coisa a qual eu não queria precisar, como o dinheiro. Eu não queria ser rico, apenas queria que dinheiro não fosse tão primordial assim para a nossa sobrevivência.

 Eu tenho um livro que se chama O valor das pequenas coisas. Eu nunca o li por completo, porque é um livro meio religioso e eu não ligo na verdade pra nenhuma religião, creio em Deus a minha maneira, mas gosto do título do livro, porque apesar de todos os defeitos que desenvolvi ao longo dos anos, uma coisa nunca mudou, eu sempre dei valor para pequenas coisas.
Os momentos mais felizes da minha vida sempre foram os mais simples. Sentar a noite no estacionamento do Wall Mart e comer lanche, fazendo máscaras com pratinhos de isopor, voltar pra casa de madrugada, a pé com dois amigos meio bêbados chutando um côco verde velho pelas ruas, comer um churrasquinho no final de semana, coisas relativamente simples, sem pompa, mas que ficarão marcadas na minha mente pelo resto da minha vida.
Pra mim, isso tem valor verdadeiro, não bons empregos, diplomas, sexo (tá, sexo faz falta), mas sei lá, são coisas pelas quais eu não tenho a mínima vontade de lutar, porque não me satisfazem, são apenas coisas obrigatórias. Hoje em dia você é obrigado a ter diploma, é obrigado a ter um bom emprego porque se precisa ter dinheiro. Até pra se limpar a bunda temos que pagar, pois caso contrário ou você limpa com jornal velho ou folhas de árvores. Em que ponto da evolução o mundo se perdeu dessa forma?
Se você não perde a sua virgindade e o seu BV antes dos vinte anos, ou você é gay ou tem sérios problemas mentais. Se não namora, se não noiva, se não se casa, tudo é obrigação. Isso realmente cansa.



Acho que um dos motivos de eu odiar tanto os casais felizes (além da inveja óbvia e declarada, é claro), é o fato de que sim, eles valorizam o amor, e isso é bom, mas sei lá, é uma coisa meio distorcida, tipo, parece que nada mais importa na face da Terra além dos dois e a coisa não funciona assim! Essa coisa de "você me completa" é uma visão muito limitada. O mundo é imenso, o universo é gigantesco e a pessoa acha que uma única pessoa no universo inteiro é capaz de completar o que está lhe faltando. Tudo muito bonito, tudo muito poético, mas é um ponto de vista extremamente limitado de felicidade. É como se, por ansiarem tanto completar o que lhes falta, as pessoas depositassem todas as suas esperanças numa única pessoa. Muita gente acha isso lindo, acha um sinal de que o amor é misterioso e poderoso, mas não, o fato é que você deposita na outra pessoa tudo o que você acha que está lhe faltando na vida e quando mais cedo ou mais tarde você descobre que a outra pessoa não tem as respostas que você procurava, acaba se decepcionando.

Sei lá, seja como for ainda acho que é melhor ficar se mexendo, mesmo que seja apenas para não ficar parado do que esperar as coisas acontecerem. Apesar da vida estar mais pra uma caixa de Pandora do que para uma caixinha de surpresas, de repente desses montes de coisas que ando fazendo sem motivação alguma, surja alguma coisa que me faça desejar mais.

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

2 Divagações

  1. A vida é simplesmente isso:um constante movimento que não nos permite repousar.Lutamos para satisfazer necessidades,que,quando satisfeitas,nos conduzem ao tédio,o qual logo é substituído por novas necessidades que nos tornam inquietos.É isso que nos move(mesmo que em círculos);pois,pense como seria um ser humano perfeitamente feliz e realizado:não desejaria nada e ficaria apenas parado esperando a hora de morrer.Ou seja,a vida é uma luta incessante cuja recompensa é a sobrevivência.A sobrevivência,por sua vez,não nos dá recompensa alguma.Basta pensarmos,por exemplo,quando estamos de férias,perfeitamente saudáveis,sem nenhuma preocupação com o trabalho ou escolha,deitados no sofá e olhando pro teto."Que vida boa" ,diria alguem ;mas não é bem assim,visto que não amamos aquilo que temos ,mas apenas aquilo que falta.Quando estamos doentes ,amamos a saúde;mas quando estamos saudáveis ela não "vale nada"(não nos dá satisfação positiva).Quando realizamos algum desejo ,a única coisa que temos é um desejo à menos,e é em torno disso que giram nossas vidas.Pensar tão realisticamente assim pode ser doloroso,mas é melhor do que mendigar algo que não existe(felicidade plena)
    Constantemente sou desmotivado(principalmente pelas obrigações com a sociedade);mas fazer o quê,temos que aceitar a dolorosa realidade.Eu sigo tolerando;mas se tornar realmente insuportável,vou ter que recorrer a algum tratamento.Suicídio só se realmente não tiver outro jeito.
    Mas fique "tranquilo" ,a vida é isso mesmo e não é só você que sofre nela.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu deixei um aviso no blog de que não publico mais comentários anônimos. Sinceramente não sei porque as pessoas não gostam de se identificar. Mas tendo em vista que o comentário acima foi muito bem pensado, é construtivo e tudo o mais, além de agradecer a quem escrveu, ainda vou deixá-lo aqui, mas gente, por favor, não postem em anônimo. Não gosto disso.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!