4

LOST: Só acaba uma vez, e tudo o que acontecer antes disso é apenas progresso.

terça-feira, 25 de maio de 2010



Pois acabou. E apesar de eu particularmente não ter achado chocante ou inesperado, confesso que o final de Lost me surpreendeu e acima de tudo, me emocionou
Há quem diga que suas teorias foram confirmadas, outros, decepcionadíssimos, esperavam muito mais depois dos seis longos anos os quais os sobreviventes do vôo 815 da Oceanic Airlines passaram na ilha. 




Verdade seja dita, muitos dos mistérios que envolviam a ilha e todas as pessoas nela não foram revelados nesse desfecho, na verdade alguns foram sumariamente ignorados. Mas pra mim está de bom tamanho. Não sou o tipo de fã que exige explicações detalhadas sobre tudo, mas concordo com alguns fãs que dizem que o lacrimoso final foi uma boa estratégia dos produtores para desviar a atenção das inúmeras pontas soltas deixadas para trás. 




Mas independente de qualquer coisa eu considero sim Lost como uma das maiores séries de todos os tempos. Não, isso não foi uma série. Como muitos agora passaram a definí-la, foi uma experiência sensorial. Nenhum seriado me prendeu tanto desde Arquivo X
Tudo bem, ela foi "modinha", grande parte do seu astronômico sucesso deveu-se a merchandising, divulgação, mistérios, perguntas que levavam a outras perguntas que levavam somente a mais perguntas. No fundo todo mundo sabe que tudo nada mais foi do que uma excelente jogada de marketing. Quanto mais perguntas nos eram apresentadas, mais queríamos saber as respostas e isso foi garantindo a audiência da série, que mesmo assim deu uma caidinha na quarta temporada. 




Mas o final. Ah, esse final! Como disse, nada absurdamente surpreendente mas ao mesmo tempo digno de fechar uma série que virou lenda e vai entrar pra história.
Apesar de só ter assistido até a quinta temporada em DVD, fui fominha e baixei o episódio final, entitulado obviamente de "The end", de um blog. Afinal de contas pensei eu, os discos para locação serão lançados apenas perto do final do ano, acho, e até lá, seja por meio de fofocas, de spoilers ou de notícias acabaria sabendo como foi o encerramento da trama mesmo. Portanto pra que esperar? É mais do que óbvio que fiquei sem entender um monte de coisas (se é que isso é possível) por ter pulado toda a sexta temporada.
Talvez vocês estejam se perguntando porque eu não vim baixando toda ela desde o começo então? Mas o fato é que minha tia e minha mãe também são mega fãs da série, mas tem dificuldade em ler legendas, portanto preferi não baixar. Mas não resisti ao series finale.
Por volta das 00:30h de terça-feira lá estava eu chorando feito um garoto de cinco anos. Sim, eu chorei, como muitos pelo que ando vendo. Ao mesmo tempo foi o que muitos dos fãs imaginaram que seria e também não exatamente. Final extremamente feliz mas incrivelmente melancólico. Era tudo o que eu queria. Era tudo o que eu não queria. Enfim, esse é o efeito Lost mesmo. 


"Só acaba uma vez, e tudo o que acontecer antes disso é apenas progresso." 


E ao final as palavras de Jacob, o guardião da ilha ao seu irmão se mostraram verdadeiras. Quem diria que seriam elas que dariam a maior pista para o maior dos enigmas: Onde é que tudo isso vai terminar? E terminou particularmente pra mim da melhor maneira que poderia. Apesar de muitos terem detestado eu fui um dos que adorou. Foi um desfecho de lavar a alma de qualquer um.




Há quem diga que eles ao final não conseguiram o que queriam, mas eu acredito que sim. Lost pra mim foi além do sci-fi, foi além da religião. Apesar dos produtores dizerem que o personagem principal da trama na verdade era a própria ilha, pra mim Lost foi uma série que tratou de relacionamento humano, amor, esperança e acima de tudo redenção. Mostrando que não importa o quanto você possa errar na sua vida, sempre, sempre há o perdão e a chance de se lembrar, esquecer e seguir adiante




"Eu estive no coração desta ilha , e o que eu vi foi lindo!"




Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

4 Divagações

  1. "Eu estive no coração desta ilha , e o que eu vi foi lindo!"

    Realmente, um dos seriados mais inovadores, tanto quanto a interação com spoilers, quanto sua história em si. Apaixonante. Tudo bem que as questões não foram todas resolvidas, e porque deveriam ser? Os finais não tem que ser todos iguais nem esclarecedores.

    Adorei o post.
    Passa no meu blog, depois de muito tempo voltei à ativa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, queriiiiido!
    Não assisti Lost! Até comecei a assistir, mas acho que a história se perdeu um pouco e eu, chata e exigente que sou, me desinteressei. Mas o teu texto ficou maravilhoso e, mesmo quem nem tem ideia de que seriado é esse, fica com vontade de assistir pelo teu comentário.
    Espero que estejas bem, meu amado.
    Bjkas, muuuuuuuuuitas!

    ResponderExcluir
  3. Ai, tô com insônia.. (é sofro disso, às vezes) e vi o seu post novo. Tb achei Lost intrigante e curti o final, apesar de achar extremamente cansativo para a mente, rs... Ah, chorei, calro! o que será que virá agora? Assim, de top para a gente se aficcionar? Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim,ainda não existe,uma série que me prendesse tanto quanto Arquivo X e que me passasse o mesmo entusiasmo que eu tinha quando assistia a mesma,e olha que assisto muitos seriados.Quanto ao Lost assim como vc também chorei no final,muitas perguntas que não foram respondidas e muitas coisas que ficaram sem solução,mas acredito que se fossem esclarecido tudo,perderia a graça do seriado,afinal lost sempre foi cercado de mistérios e enigmas,esse sempre foi o ponto forte da atração.Pra mim foi digno o final.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!