7

Sobre pulôvers marrons, auto-suficiência ilusória e férias rotineiras.

quinta-feira, 20 de maio de 2010


Depois de meses de trabalho, finalmente a novela do catálogo que estou desenvolvendo para os Correios está acabando. Já mandei o
material para análise e ele voltou quase aprovado, necessitando apenas de algumas alterações. Isso é perfeitamente normal, tudo o que eu faço tento dar o meu melhor, mas sei que alterações sempre serão pedidas. Coisa de rotina mesmo. Até tinha bolado uma capa bonita pra ele, com o logo dos correios metalizado em dourado, mas o povo barrou a idéia. Não é permitido alterar a logomarca da empresa. Uma pena mesmo.

Uma coisa que tem me deixado bastante feliz ultimamente são as palavras de apoio que tenho recebido aqui no blog, sempre me incentivando.
Muitas pessoas acham que não adianta de nada, já que eu nunca melhoro. Outros acham que tudo o que eu quero é chamar a atenção, que as pessoas tenham de mim e fiquem me consolando. Bom, se eu falar que isso é pura mentira, vou estar mentindo, pois realmente as vezes busco afeto, carinho, atenção, mesmo que apenas em palavras. Mas me digam, é crime querer isso? É crime querer atenção?
Cada pessoa é completamente diferente da outra. Alguns são mais fortes e outros mais fracos. Alguns se viram bem sozinhos, outros sempre precisam de um apoio moral. Isso é crime? Devo me considerar inferior aos meus "amigos" que não são carentes? Que não buscam atenção e apoio? É claro que temos que buscar nosssas próprias forças pra lutar, pra depender dos outros o mínimo possível, pois se formos analizar, estamos sozinhos quase sempre na nossa luta diária, mas mesmo assim eu não vejo nada de muito errado em se querer afeto e atenção.

Sei que muitos tem pena de mim, . E sei também que eu busquei por isso. Falo as coisas de um jeito e ajo de uma forma que faz com que algumas pessoas apenas sintam pena de mim. E sei que isso é errado. Mas ao mesmo tempo eu sinto pena de pessoas que acham que são cem por cento auto-suficientes, que não precisam e nunca precisarão de ninguém.
Por melhor que você seja, por mais extrovertido, mais batalhador, mais tudo, você sempre precisará da ajuda de alguém pra alguma coisa uma vez ou outra na vida. E não vejo vergonha nenhuma nisso.
Certa vez uma pessoa me disse exatamente essas palavras: "Eu não gosto de precisar de ninguém e prefiro que as pessoas não precisem de mim". Que pena. Tudo bem, acredito que cada um tenha o direito de ser como quiser, mas realmente acreditar que nunca vai precisar de ninguém e desejar que nunca alguém precise de você é egoísmo demais.




Minhas férias estão próximas. Serão em julho. Eu, ao invés de estar saltitante estou apreensivo, pois não sei o que vou fazer. Se nos finais de semana já entro numa depressão terrível, nas férias não quero nem ver. Nos últimos sete anos tudo o que fiz nas férias foi acordar ao meio-dia, ver TV durante a tarde toda e ir andar no centro da cidade. Adoraria viajar pra algum lugar bacana, mas nunca me sobra dinheiro e não é porque eu gasto a toa. Esse ano mesmo vou precisar comprar roupas novas, um tênis, uma calça, pois os meus já estão gastos. Além de coisas pra minha mãe e minha tia. Minha mãe precisa de um tênis de caminhada e a minha tia já me deu dois presentes nesse ano, uma camiseta e um pulôver marrom que eu adorei, portanto tenho a obrigação de presenteá-la também. Essa minha tia mora comigo e com minha mãe desde que eu nasci, ajudou a me criar, considero ela minha segunda mãe. Fora a saúde delas que não anda boa. Se precisar comprar alguma coisa pra saúde, o dinheiro das férias vai ter que servir.

Ando preocupado com a minha prima também, que tem andado muito deprimida. Mesmo quando saímos e nos divertimos, as vezes no outro dia ela já está mal e isso me deixa preocupado.
Outro dia viram um recado dela no meu Orkut e tiraram sarro, dizendo que eu só me envolvo com gente deprimida e por isso não melhoro nunca. Fiquei meio com raiva. É fácil pra quem não sofre de depressão julgar os outros. Aquele velho discurso idiota de "depressão é doença de gente que não tem o que fazer, é frescura no rabo, é vagabundice e preguiça de lutar, é drama".
Sair da depressão não é impossível. Com esforço e perseverança, buscando ajuda se consegue, mas também não é uma coisa que se resolva facilmente, com algumas palavras de apoio ou lições de moral. Pessoas com depressão são muito discriminadas por causa disso.




Não é nem uma questão de usar a doença como desculpa. Muitos acham que depressivos se aproveitam de seu estado para tirar vantagem dos outros, que usam a depressão como desculpa para não trabalhar, não estudar. Já vi gente falando mal de pessoas que se aposentam por problemas psicológicos.
Existem os aproveitadores, os dissimulados? Sim, lógico, mas isso não se resume apenas na depressão, mas em tudo na vida. O que não se pode é generalizar a coisa.



Uma coisa que por exemplo muitos costumam dizer é aquela coisa clichê de "existem pessoas com problemas piores que os seus"
Ora, sim isso é verdade. Eu mereço ser espancado se negar uma coisa dessas. Meus problemas e dilemas por exemplo, não chegam aos pés dos problemas e do sofrimento do povo do nordeste, das vítimas do terremoto do Haití. Imagine quem é cego então. Quem é tetraplégico ou tem uma doença terminal. Eu tenho que erguer as mãos pro céu e dar graças a Deus por não ter nenhum desses problemas. Contudo, usar isso como uma espécie de lição de moral do tipo "você não tem o direito de se deprimir por tão pouco", é cretinice. É como se fosse justamente isso, por saber que existem pessoas piores do que você, então você não tem o direito de reclamar, de se sentir triste ou se deprimir.
Oras, se formos ver por esse ponto de vista, então um casal de namorados que termina o namoro ou um casamento de 20 anos ou mesmo uma moça cujo peixinho predileto morreu no aquário não podem então ficar deprimidos, pois o que é um casamento desfeito, diante das vítimas mortas do Haití?


Também tem aquela coisa de "Você deveria se dedicar a pessoas que sofrem mais que você, para aprender a parar de fazer drama e ver o que é sofrer de verdade".
Como eu disse, não se pode mensurar o sofrimento de alguém, tipo "eu sofro muito mais que você". Apesar de eu reconhecer por exemplo, que uma pessoa com câncer sofre muito mais do que eu, o meu sofrimento é o meu sofrimento e o dela é dela.
Estranho que as mesmas pessoas que aparecem com esse tipo de discurso geralmente não vão até a favela levar cestas básicas, não vão ser voluntárias em postos de saúde ou mesmo viajar para o nordeste combater a desnutrição.


Eu tenho raiva das pessoas, de coisas que elas me fizeram no passado, mas parei de culpá-las pelo rumo que a minha vida tomou. Se hoje sou inseguro, se ainda não namorei, nem sequer beijei, se não tenho o emprego dos sonhos, não tenho carta, não é culpa de ninguém. Ninguém conspirou contra mim. Tenho inveja delas? Sim. Me sinto inferior a elas? Sim. Mas parei de culpá-las. Eu não culpo as pessoas pelos meus problemas, mas as culpo pela falta de compreensão para com eles. Geralmente as pessoas não querem entender, pois pra fazer isso teriam que parar por um tempo e analizar um pouco mais a fundo e isso cansa, principalmente quando essa análise não é delas mesmas ou de coisas que lhes interessem.

Por isso estou aos poucos também tentando parar de buscar até mesmo a compreensão das pessoas. Descobri que o problema não é elas não conseguirem te entender, mas sim elas não quererem te entender. Do jeito que o mundo está hoje já está difícil lidarmos com os nossos próprios dilemas pessoais. Quem dirá os dos outros?
Apesar de tentar não culpá-las por isso, não consigo evitar de ficar magoado, pois vejo que quando é algo que lhes interessa, elas se esforçam pra entender ou manter. É a natureza humana. E lutar contra a natureza humana é uma batalha perdida.
Todo mundo hoje em dia tem tanto medo de parecer fraco, inseguro aos olhos do outro, sejam estranhos, parentes ou a pessoa amada, que as vezes mesmo sabendo dos seus erros insiste neles, pois tem receio que ao admití-los mostrem aos outros que cometem tantos erros quanto às pessoas as quais apontam o dedo. Na verdade a maioria tem medo de admitir seus erros pra si mesma, pois todas as vezes que descobrimos algo em nós que não está certo nos sentimos péssimos. É ruim encarar a sua imagem no espelho e ver em você imperfeições que você não queria que estivessem lá.
No final das contas não existe ninguém no mundo que não tenha medo de nada.






Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

7 Divagações

  1. Acho que pessoas que se dizem auto-suficientes são na verdade carentes mesmo, só cansaram de se sentir inferiores e "posam" de confiantes...(eu era assim kkkk estudei numa escola particular da 1ª a 5ª série e minha mãe não tinha grana nem pra comprar meu lápis, eu via as crianças com materiais, roupas bonitas e lanches deliciosos comprados na cantina e pedia , elas me ignoravam, foi ai que começei a me "fazer de auto-suficiente"...fui melhorar só agora, depois de "véia" kkkk).

    Eu não consigo ter pena de vc...SEI que vc é MAIS do que essa deprê toda, só precisa enxergar isso :)

    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, não existe ninguém que não queira ser visto, e receber carinho.As pessoas são capazes de fingir que não precisam,se guardar. Ou não, como é o seu caso. Quem escreve um blog, sobre qualquer assunto é porque está querendo interagir. A gente escreve para as pessoas lerem, não é assim? Pena de você não tenho, pois você anda, tem o que comer, tem um trabalho bacana, é talentoso e etc, etc.. mas gostaria de vê-lo feliz também. Não dá para ser feliz o tempo todo, mas alguma coisa deve dar prazer na vida. Nem de meu irmão tetraplégico eu tenho pena, pois ele trabalha, tem a sua casa, sua vida.Ajudo, mas não posso mudá-la, é sua vida. A pena só atrapalha as pessoas. Eu tinha pena de minha irmã que faleceu, mas essa foi realmente uma história infeliz. Depressão é coisa séria, minha mãe é parecida com a sua. Agora mesmo (ela vive no sul) minha irmã tava me falando das dificuldades em lidar com ela, pois os remédios já não fazem efeito. Eu já tive, hoje tenho uma leve depressão cíclica, nada que me atrapalhe a vida. Mas sei que não é besteira, é fato e as pessoas só poderão compreender quando passarem por isso. Tem que cuidar, pois a depressão leva a outras doenças e até a aitudes loucas. Um dia tudo ficará bem, se cuidar disso. Foi assim comigo.Só quando estamos bem, conseguimos compreeender o turbilhão avassalador pelo qual passamos. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você, todos nós temos um problema pessoal que não deve ser comparado porque é algo individual e isso não é egoísmo.
    Sempre me diziam isso: "existem pessoas com problemas piores que os seus". Mas eu ficava me perguntando como ia ficar minha situação se ignorasse tudo. Eu precisava enxergar meu problema mais de perto e solucionar senão eu não teria uma 'paz espiritual' que só eu poderia buscar.
    Sinceramente, sem entender do assunto, acho que depressão é um estado mais verdadeiro da vida, é quando olhamos o mais real e por isso ficamos nesse estado. É claro que isso não é "estado", mas enfim, um momento longo de nossa vida.
    Todo mundo vive numa ilusão, por isso que se acham felizem, o que é uma falsa felicidade e uma falsa liberdade.
    Acho que todos nós precisamos de atenção, todo ser humano necessita do outro. O que seria de uma criança sem a moral dos pais? Entre outras coisas, o ser humano é totalmente dependente pra viver e seguir a vida. Seria muita ignorância dizer que não precisamos de atenção, de apoio moral para sermos o que somos e o que queremos ser.
    Eu não tenho pena de você, sou mais você do que as pessoas consideradas 'normais'. Fúteis, falsos!
    Tenta ajudar sua prima, depressivos se entendem e acho até que se curariam juntos.

    ResponderExcluir
  4. Olha, todo mundo tem a sua forma de chamar atenção e todos, sem exceção de ninguém, precisamos de carinho, de força, de afeto e compreensão. Cada um tem seu jeito e você se vira como pode. Quem achar que você é isso ou aquilo que fique longe de você...simples assim, porque há as pessoas que gostam de vc, que te querem bem e que não ficam te julgando. Deixe os "fortes", que na maioria das vezes na realidade "são os fracos" pra lá.
    Tente programar suas férias antes de tirá-la para fazer coisas que você goste, que lhe façam bem. Obrigada pelas visitas e pelos comentários, viu! Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi, queriiiido!
    Adorei o teu desabafo e concordo plenamente! Cada pessoa sabe da sua dor e não dá para comparar com a dor de ninguém. Não liga para os insensíveis, desinformados ou mesmo ignorantes que não têm a menor ideia da gravidade que é ter depressão. Como ninguém está livre disso, quem sabe se um dia eles passarem pelas mesmas coisas eles possam compreender melhor e respeitar quem passa por esse problema tão difícil.
    Planeje algo para as tuas férias. Algo que não precise de muita grana e descanse, divirta-se, faça algo inovador, diferente do que fazes o ano inteiro. Seja um pouco ousado. Invente!!!
    Tenha um excelente final de semana com muita paz nesse teu coraçãozinho tão especial.
    Bjkas, meu querido amigo!

    ResponderExcluir
  6. Por mais que neguem,todo mundo quer e gosta de receber carinho.Quanto a depressão também já vi muito preconceito em relação a isso,só passando ou tendo alguém próximo com esse problema para saber como é.E no caso do clichê:"existem pessoas com problemas piores que os seus",eu fico p da vida com isso e em alguns casos,já cheguei a responder:e por causa disso eu tenho que ser igual a eles,parece resposta de uma pessoa que não tem coração,mas como vc bem colocou,por ter gente com problemas maiores que o nosso,as pessoas acham que não temos o direito de reclamar.
    A foto aqui pra mim,aparece normal,estranho,mas logo vou colocar outra foto.

    ResponderExcluir
  7. Você poderia pegar uns livros - daqueles que a gente sempre quer ler mas nunca consegue - para ler nas suas férias. Seria um bom estímulo, não acha? Claro que junto com as outras atividades, passeios, etc.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!