8

Sobre reconhecimento, irmãs assassinadas, cigarros e ataraxia.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Domingo passado fiquei muito feliz ao receber o carinho e a admiração de dois colegas blogueiros muito bacanas que me elogiaram bastante, a mim e a meu blog. O Rafael, do inteligente e bem escrito blog Resignando. Ele começou a me seguir recentemente e mesmo assim teceu bastantes elogios e críticas construtivas ao que eu escrevo aqui, me motivando ainda mais a continuar. A Wild Blumen, do blog Minha vida vegetal também escreveu muito bem sobre o Divagações Solitárias em um de seus posts recentes e eu agradeço demais. É muito gostoso você perceber que o que você escreve tem tanta relevância.


Pra falar a verdade eu acho bem estranho isso. As pessoas vivem elogiando as coisas que eu escrevo, mesmo quando são de uma franqueza grosseira, mesmo assim muitas pessoas dizem que sou autêntico, que tenho uma coragem que outras pessoas não tem, que falo com o coração e sei lá mais o que. Mas eu não sei, não me vejo assim. Pra mim é tão fácil colocar tudo pra fora em palavras. Sinceramente não consigo entender a dificuldade que algumas pessoas tem em se expressar ou serem sinceras. Acho que é exagero de alguns me elogiarem tanto. Eu só escrevo o que escrevo, nada mais, nada menos. Não sei qual a dificuldade disso. Mas já que tenho recebido tão boas críticas, não vou me fazer de rogado, agradeço do fundo do coração o incentivo e fico muito feliz.


Tenho falado muito sobre os filmes que tenho alugado ou visto nos cinemas, acho legal falar sobre isso porque adoro cinema. Gosto de ler também, mas atualmente a depressão tem me impedido, tirado a paciência, mas filmes eu tenho visto bastante. E nesse sábado eu finalmente aluguei um filme que queria ter pra mim faz tempo, acho que todos que gostam de ler já devem ter lido ou pelo menos ouvido falar muito bem do clássico e histórico O Ilumindado (The Shining), de Stephen King (amo Stephen King). Geralmente as adptações de seus livros para o cinema não deixam nada a desejar, foi o caso de O Iluminado, estrelado pelo magnífico Jack Nicholson e por Shelley Duvall.
Jack Nicholson é o escritor Jack Torrance, que tenta reconstruir sua vida com a família e se curar do alcoolismo que o fez quebrar o braço de seu filho Danny quando ele tinha 3 anos e agredir um aluno, o que o fez ser demitido.
Jack aceita trabalhar como zelador durante o inverno no imenso e isolado Hotel Overlook, que dizem, tem um passado fantasmagórico, cheio de crimes e homicídios.
Inicialmete tudo vai bem, mas as semanas vão passando e com a família isolada sozinha no giganteso hotel, forças sobrenaturais começam a atormentar o escritor, que se torna a cada dia mais transtornado e violento com sua mulher e filho. Pra piorar tudo, o pequeno Danny é "iluminado" e possúi poderes psíquicos que o permitem ver as assombrações do passado que vagam pelos corredores sombrios do hotel.

Eu fiquei sabendo apenas recentemente que o diretor dessa adaptação foi Stanley Kubrick, por isso ele é tão magnífico. Os ângulos de câmera, que sempre mostram os profundos e desertos corredores do hotel e acompanham os personagens quase sem cortes, dão ao filme um clima tenebroso e desconfortável. A cena em que aparecem as irmãs (8 e 10 anos) assassinadas foi considerada uma das cenas mais aterrorizantes da história do cinema. Jack Nicholson afirmou que nunca mais conseguiu livrar-se dos trejeitos do personagem.


Já é meio notícia velha, mas fiquei sabendo que o tal bebezinho fumante que causou polêmica no mundo todo, finalmente vai parar de fumar, está sendo submetido a um tratamento desintoxicante. Bom, grande merda, já que tem os pais que tem, sem falar da cultura do país, onde as crianças tem o costume de aprender a fumar desde muito novinhas. Eu procuro não ter preconceito contra crenças ou costumes de outras pessoas ou povos, mas quando esses costumes/crenças só servem pra tornar a pessoa mais retrógrada, isso me irrita bastante. Odeio gente burra. De acordo com depoimento dos pais do garoto, eles lhe davam cigarro para mantê-lo calmo e sem dar trabalho. Puta que os pariu, porque é que tiveram filhos então? Gente muito ignorante é fóda por causa disso, quanto menos condições de vida possuem, mais colocam filho no mundo.
Por outro lado soube que os mineiros soterrados do Chile agora passaram a receber um suprimento de cigarros. Puta que pariu vício maldito. Os caras estão lá enterrados vivos, lutando para sobreviver num ambiente nocivo à saúde, mas não podem aproveitar e largar o cigarro. O ar de lá já deve ser uma maravilha, com eles fumando então, imagine só. Eu tenho dó dos caras pela situação hedionda deles, mas esse tipo de notícia me faz ver o quanto o ser humano ainda é uma espécie absurdamente limitada.


Nessa semana enquanto assistia um filme de ação com o já idoso astro Bruce Willis eu aprendi uma nova palavra muito bonita e que pretendo usar muitas e muitas vezes: Ataraxia.
Ataraxia é um termo ligado às correntes filosóficas gregas do Ceticismo, Estoicismo e Epicurismo. Do grego ataraktos, imperturbado: (a = não; tarassein, tarak- = perturbar). Sinônimo para:
Ausência total de preocupações
Paz e imperturbabilidade de espírito;
Ausência de ansiedade;
Tranquilidade e impassibilidade da alma;
Felicidade derivada da virtude;
A experiência do ótimo, a qual leva ao prazer natural, ético e estável.
Legal né? Eu daria tudo para ser mais ataráxico então. Depois de cancro mole essa é a palavra que eu achei mais legal nos últimos tempos.






Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

8 Divagações

  1. Jamais serei portadora de ataraxia! Sou uma atarantada que vive atarantando meio mundo, mas gostei do termo, que acho que será apenas aplicável aos monges tibetanos! O iluminado do Jack Nicholson é o melhor, inesquecível, até hoje me lembro dele cada vez que vejo um machado. Este menino que fuma, tadinho, me dá calafrios, mas eu entendo: conheci crianças tão diabólicas na vida que acho que isso não é nada!

    ResponderExcluir
  2. asuahsuhausa eu gosto da forma grosseira de escrever, tbm tenho essas as vezes..rs e dão nas melhores coisas... amo filmes tbmm, esse é mtoo bom!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, obrigado pelo inteligente e pelo bem escrito hehehe... Eu realmente não me lembro o que estava buscando quando encontrei seu blog. Sou daquele tipo de pessoa que nunca está no computador fazendo apenas 1 atividade. Então, não lembro mesmo.

    Mas como tantos dizem, nada é acaso... Foi ótimo encontrar seu blog, e além de encontrar uma mensagem de força, encontrei um incentivo pra escrever, pois sempre quis, mas nunca tinha me sentido motivado a realmente levar a idéia a sério. Então, agradeço sua coragem de falar tão abertamente sobre sua vida. Pode acreditar, isso muda vidas, ao acaso, como aconteceu comigo! Continue escrevendo! Você daí, eu daqui, outra pessoa lá, e mais e mais pessoas, levando uma mensagem de vida real para quem busca por isso!

    ResponderExcluir
  4. A parte mais legal de nossas vidas é esta: podermos nos reconhecer na outra pessoa, por isso, com certeza, tantas pessoas elogiam seus escritos, sua sinceridade e coragem de falar do que lhe vem do coração. Continue escrevendo, sempre!
    Uma coisa que eu adoro é conhecer palavras novas e 'ataraxia' eu não conhecia, mas agora é mais uma na minha lista. Valeu!

    ResponderExcluir
  5. "Entregue ao acaso" eu sempre navego e confesso, foi muito bom acabar por aqui.
    Seu blog é muito bem escrito... Faz pensar. E a tua postura de não aceitar qualquer tipo de comentário aqui, obriga o leitor a por as ideias pra funcionar e dizer algo que preste.
    Parabens pelo espaço!

    [ E cancro mole... sei não... Eu não acho uma palavra tão legal assim ¬¬ )

    hehe

    ResponderExcluir
  6. Adoro O Iluminado, ainda não li o livro e pelo que meu pai falou, é muito mais tenebroso que o filme.
    Quanto a cigarro vc está certo. Felizmente eu parei de fumar, fazem dois meses. É difícil pra alguém que tem problema com a ansiedade (como é o meu caso).
    A questão da Ataraxia foi o que mais me chamou atenção em filosofia, Epicuro. Felicidade e Liberdade são meus temas favoritos.
    Ah! Tem uma banda tb chamada Ataraxia :)
    Queria saber o nome desse filme, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Eita! Eu também não sabia o significado dessa palavra ataraxia. Aliás, nunca tinha ouvido ou lido.

    Apesar de fumar, também achei um absurdo os mineiros ficar querendo fumar lá debaixo da terra. Imagina os não fumantes! Devem ter ficado desesperados com essa notícia. Eu fumo, mas só em ambiente aberto. Se o lugar for fechado nem eu quero fumar.

    ResponderExcluir
  8. Notícia velha, mas eu não sabia que o garotinho vai parar de fumar. kkk.. ando tão sem tempo para a net... Abraços

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!