4

Sobre redes sociais, animaizinhos, erguer escudos e mais rebocos cadentes.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Eu não consigo entender a postura e a relação que algumas pessoas tem com as chamadas redes sociais. Eu sou de uma época longínqua, muito distante onde não existia nada disso e as pessoas se relacionavam muito bem, obrigado. Não era preciso aceitar ninguém em nada e nem mandar recadinhos de 140 caracteres para se dizer que era amigo de fulano ou que ele era seu amigo, nem colocar fotinhas apaixonadas no Orkut ® ou Facebook ® para mostrar aos outros o quanto você é feliz no seu relacionamento. Se você precisava dar parabéns pra alguém ou deixar um simples recado, um abraço bastava, uma ida a um rodízio, passar a mão no telefone e ouvir a voz da pessoa.


Certa vez eu estava ouvindo o meu professor de cursinho dizer que a pior coisa que já inventaram para destruir relacionamentos, seja amizade ou namoro é o MicroSoft Net Messenger ®. Ele até tentou se explicar e eu concordei plenamente: Se você por exemplo entra no MicroSoft Net Messenger ® e lá está a sua namorada, obviamente um dos dois vai puxar assunto. Os dois estão bem, estão felizes, nenhuma briga, aí então ela começa a conversar:

"_S2... OOOIIIEEEEEEEEEEEEE!!!"...S2

Você então responde normalmente:

"_Oie, tudo bom?"


Pronto! Já está armado o palco para uma discussão infundada e sem sentido. Por que? Simplesmente porque você também não escreveu um comprido e carinhoso "OOOIIIEEEEEEEEEEEEE!!!". Você não está bravo, nem magoado, nem nada, mas o simples fato de você ter escrito um "Oie" com três caracteres ao invés de duzentos, já é motivo para ela achar que tem alguma coisa errada, que você está magoado, desanimado ou que cumprimentou secamente. Já vi acontecer, achava boçal ao extremo. Tempos atras eu conversava com a ex de um amigo meu, que na época não era ex e tudo o que ela sabia fazer era me encher o saco perguntando se ele estava bravo, se estava triste ou se ela tinha lhe feito algo, porque ele parecia frio e distante no MSN ®. Bom, não a culpo, ele sempre pareceu frio mesmo. Um saco de galocha isso.
Eu recentemente comecei a deletar um monte de gente do meu Orkut ®, alguns porque eu perdi contato devido a distância, outros por desavenças pessoais e alguns porque são irrelevantes mesmo, estão lá só de enfeite, pra deixar a minha página inicial mais colorida e cheia de detalhes. Eu sou assim, prefiro ter adicionadas no meu Orkut ® e MSN ®, pessoas com quem conviva, que façam parte do meu dia-a-dia. Odeio aquelas pessoas que nunca falam com você, mas que querem ficar penduradas nos seus perfis só para dizer que tem contato com você de alguma forma. Tempos atrás deletei uma pessoa do meu Orkut ®, porque nós mal nos falamos mesmo, um amigo de um amigo. Ele não é ruim, nem chato, nem nada, não tenho nada contra ele, mas também não tenho nada muito a favor. É o caso da irrelevância mesmo. Não é que eu tenha brigado com ele, nem nada, simplesmente não vi porque deixá-lo na minha página se nem contato nós temos mais. Pois bem, eu o excluí e dias depois lá estava ele pedindo pra ser adicionado de novo. O que eu achei curioso é que eu tive ele adicionado todo esse tempo e ele nem ligou em deixar recados ou puxar assunto nem nada, mas bastou eu deletá-lo do meu perfil e ele já ficou todo mexido. Junto com o pedido de aceitação ele escreveu: "Ei, o que houve? Por que me deletou? Não quer mais ser meu amigo?". Bom, eu adicionei o cara de novo, só pra ele não ficar triste, mas tá lá, de enfeite no meu perfil, a toa, uma foto apenas a mais.


Essa pergunta dele me fez pensar muito sobre o que é que as pessoas consideram "ser amigo" hoje em dia. O fato de eu tê-lo tirado do meu Orkut ® não quer dizer de forma alguma que eu não queira mais ser amigo dele. O fato dele estar no meu perfil ou não, não quer dizer nada. Tenho amigos e conhecidos que não tem contas em redes sociais e nem por isso nós nos odiamos ou eu os odeio. Mas não, as pessoas hoje em dia acham que se você é um amigo de verdade, tem que tê-las no seu Orkut ®, deixar recadinhos, twittar pra elas e brincar de BuddyPocke ®. Acho isso muito bizarro. É mais ou menos como quando eu deletei um antigo colega de classe do meu Orkut ®. Deletei porque fiquei magoado, aí é até explicável. Quando fico magoado com uma pessoa, ter ela por perto só me faz sofrer mais. Bom, é um direito dele não querer ter mais contato, assim como é um direito meu excluir quem eu quiser, mas o que me surpreendeu na verdade foi o recado que recebi depois, algo mais ou menos como: "Nossa! Me excluir do Orkut ® foi o pior heim?" Três anos de amizade, desentendimentos de monte, sim, mas não se pode negar que tivemos momentos muito bacanas juntos, tanto em dupla quanto em turma. Nos meus piores momentos, fiz um monte de besteiras, de coisas ruins e até que ele levou bem, não reclamou quase. Recados no Orkut ®, tanto negativos quanto positivos davam pra contar nos dedos, aí, simplesmente porque eu apaguei o perfil dele dos meus contatos, fiz a coisa mais tenebrosa e ofensiva do mundo, fiz "o pior". Valha-me Deus! Deixar ele lá adiantaria de que?
E-mails em massa também são o pior. Tenho recebido um monte de uma garota que há tempos optou por me ignorar, já que quando eu precisei de um apoio ela decidiu ficar do lado da corda mais conveniente e vantajoso pra ela. E comigo o esquema é simples: Se você não me apoia então está contra mim. Simples assim. Só sei que a garota estava enchendo a minha caixa postal com e-mails de animaizinhos perdidos e coisa parecida, uma causa bem nobre, eu adoro animais, principalmente gatinhos. Só que o que me irrita é a pessoa não estar nem aí mais para a sua existência e ficar lhe mandando e-mails só porque você está na lista de contatos dela. Incrível isso. Enfim, BLOCK.

Faltam agora só quatro dias para que eu deixe o meu emprego para sempre. Por mais que tentemos não nos preocupar com algo, abstrair pensamentos negativos, quando a hora H está chegando perto não tem como não ficar nervoso. Oito anos trabalhando na mesma empresa, super acostumado e agora de repente vou perder o meu chão e não faço idéia de como vai ser na semana seguinte, após eu deixar os Correios. Anúncios bons no jornal são escassos, como já disse no outro post e pessoas que talvez pudessem lhe ajudar somem sem deixar rastros. Falei pra minha prima outro dia que uma coisa boa que aprendi nos últimos tempos é que tudo o que você consegue na sua vida, tudo que realmente vale, você consegue sozinho, sofrendo e sem ajuda de ninguém. Tenho visto muita verdade nessas palavras. Apoio, tapinha nas costas todo mundo sabe dar, mas na hora de lutar é realmente você quem precisar dar a face a tapa. E hoje vejo o quanto isso fortalece você. Te machuca, te desanima as vezes, mas te fortalece. Estou desenvolvendo a casca grossa, o escudo em torno de mim que jurei que iria desenvolver. Assistindo Smallville outro dia ouvi algo interessante. Dizia mais ou menos que você jamais poderá ser quem está destinado a ser se continuar vivendo do passando e tendo medo do futuro. E que você só vai parar de ter medo do futuro quando deixar o passado pra tráz. Interessantíssimo. Gosto de fazer de coisas as vezes clichês, boas lições pra levar comigo.
Mesmo assim o fato de saber que a partir da semana que vem vou acordar de manhã e não ter nenhum lugar pra ir é absurdamente aterrador. Saber que posso achar outro emprego daqui a quatro semanas ou daqui a quatro meses me deixa doente. Sinceramente não estou nem aí pra mais nada. Tanto o é, que eu não estou nem ligando mais de perder os meus três anos de técnico em informática, pois ainda não fiz nenhum estágio para concluir o curso e o prazo está acabando. Se não fizer até o ano que vem, perderei o diploma.


Tem dias que eu não ligo nada, tem dias que eu não ligo muito, mas tem dias que morar nas condições que eu moro me irrita muito. Semana passada, mais um pedaço grande do reboco do forro do banheiro desabou. Estávamos todos vendo TV quando de repente ouvimos um barulho muito alto de algo se despedaçando, ficamos todos muito assustados e fomos procurar a origem do barulho. Assim que entramos no banheiro ele estava completamente coberto de poeira, barro e pedaços enormes de reboco, olhamos para o teto e os tijolos estavam todos já expostos. Agora, toda vez que chover muito forte a água vai entrar toda por cima. Tivemos que lavar tudo, limpar. Graças a Deus nenhum de nós estava lá dentro, pois os pedaços que caíram foram grandes e pesados, com certeza um de nós teria se machucado feio.
Dormir no chão da sala é outra coisa que nunca me incomodou muito. Tenho 34 anos, minha mãe e minha tia, além de serem mulheres (óbvio) já são de idade e dormir no mesmo quarto que elas me incomoda demais, como a casa só tem um quarto pequeno, decidi dormir no chão da sala. Não que isso me dê mais privacidade, pois ouço os roncos delas como se estivesse no mesmo cômodo, mas pelo menos me sinto mais na minha mesmo. Só quando chove forte que é um martírio pra variar. É mais fácil dizer onde não chove dentro de casa do que onde chove, goteiras que não param mais. Por sorte não goteja em cima do PC nem da TV, mas no resto, em dias de chuva o forro de transforma num chuveiro, me obrigando a arrastar meu colchão quase pra deibaixo da TV. Também tem o fato de que me arrumar de manhã pra ir trabalhar é bem estressante, já que o guarda roupas, o único espelho e minhas coisas ficam no quarto e na maior parte das vezes, quando acordo pra trabalhar, uma das duas ainda está dormindo e eu sou obrigado a me arrumar na mais completa escuridão e fazendo silêncio para não acordar ninguém. É o tipo de coisa que a gente vai até levando por um tempo, mas vai cansando quando se torna repetitivo demais.
Pois é meu povo. Por hora é isso mesmo.







Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

4 Divagações

  1. Não vou lhe dizer palavrinhas bonitas, pois perder o emprego é relmente difícil, mas espero que arranje outro logo e bem bacana, bem sincero. Eu já tô aqui morrendo de medo de perder o nosso, se o Serra ganhar a eleição e resolver atacar de privatizar de novo, estamos fú... trabalhamos na mesma empresa, pior. Imagine, ficar sem ganha pão com filho pequeno? Quanto as redes sociais, às vezes preciso delas, depende para quê são importantes, mas para amizades não. Tb tenho um monte no orkut que nunca me deram oi, apenas add. Isso que vivo deletando todo mundo, adiconam só pra encher linguiça! Fingir que tem muitos amigos. Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduardo,

    Em relação aos "amigos" na internet, penso que são apenas contatos e ligações. Um ou outro ficam mais próximos, por afinidade ou compreensão, mas em geral são contatos apenas, que podem evoluir para uma amizade ou não. Por isso, não deleto, deixo lá, em modo de espera.

    Quanto ao trabalho, isso de perder emprego é brabo mesmo. No teu lugar eu pensaria num plano B. Enquanto estivesse procurando emprego no jornal, mandando currículos, estaria também tentando fazer alguma coisa por conta própria. Qualquer coisa pode dar certo, desenvolver e até fazer vc ganhar mais dinheiro do que qualquer emprego. Mas quem trabalha por conta própria tem que trabalhar dobrado, tem que correr atrás pra ganhar alguma grana, receber 1000 nãos pra cada sim, até que um dia a coisa vai.

    ResponderExcluir
  3. Concordo em tudo sobre as redes sociais. Quando eu era mais jovem, até tinha um orkut. Mas além de não ser muito lá sociável, não via graça mesmo, porque a maioria das pessoas de redes sociais não produz nada de interessante... Nem no orkut... nem no twitter... nem em nada... estão ali simplesmente para estar, e de fato, adicionar pessoas... já vi gente baixando programa automatico para Twitter, que passava adicionando seguidores sozinho, pra que eles te adicionassem, e depois ele mesmo apaga... somente para você ter mais seguidores do que seguidos... pra mim, soa como piada.

    Hoje não tenho mais nenhuma rede social. Não me sinto a vontade em nenhuma delas. Esse lance de amigos por números ou por simples conveniência, não é pra mim. Gosto de coisas mais elaboradas. Embora não tenha mais de 1 amigo pessoal, as amizades virtuais que construo são fortes e verdadeiras, sem "tapinhas" falsos nas costas via teclado!!!

    Sobre o trabalho, é realmente duro... ainda mais com esse tempo todo de casa... Como os comentários acima, de fato precisa de um plano B. Ter sempre mais de 1 carta na manga, tentando de várias formas ao mesmo tempo de conseguir uma nova oportunidade! Ou mesmo pensar em algo seu, onde você possa fazer o que gosta, e depender somente de você.

    Mas, como disseram, tem que trabalhar dobrado... e não ter férias hehe... só na parada de fim de ano e feriados prolongados...

    Como diz o Guilherme Arantes, temos que aprender a arte de sorrir, a cada vez que o mundo diz não! Porque o não é o que mais recebemos nessa vida. Mas o Sim sempre chega, querendo ou não!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, vivendo em SP eu morava mal! Nem todo dinheiro do mundo era capaz de me garantir uma casa ou um canto que fosse sem problemas ou riscos como o do teto desabar. Sem falar nas pessoas que tentavam de toda maneira tirar o chão debaixo dos meus pés. Porque você não tenta gostar de uma vaga aqui na região de Blumenau onde tem vaga de todo tipo pra tudo que é lado? As condições de moradia são um luxo acessível até aos mais comuns mortais como eu! E ainda ficaria perto da gente!
    Agora, que MSN, orkut e internet são causa de fimde relacionamento sim, cheguei a me separar. Mas porquê: pelo que você explicou bem - mostram a mentira, a futilidade, a neurose das pessoas. Através deles descobri coisas sobre meus ''amigos'' que nunca suspeitaria e sinceramente, dou Graças à Deus por isso! Deleto sem dó nem piedade. E se eu não deletar um desafeto, coitado, pode saber que vai ser pior que a morte!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!