4

Sobre postagens apagadas, escolhas equivocadas, natureza humana e o dilema do porco-espinho.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ainda tenho muitas lições de vida pra aprender e acho que vou morrer sem conseguir aprender todas. Algumas são esfregadas na minha cara constantemente mas mesmo assim eu continuo ignorando avisos e cometendo os mesmos erros de sempre. Sou uma pessoa muito, muito emocional e o fato de ser assim também me torna muito impulsivo e
descontrolado, eu nunca penso antes de fazer as coisas e somente depois que causei algum estrago é que paro e olho para trás pra ver o que aconteceu. E na maioria das vezes não é nada bom. Pela primeira vez desde que comecei com o blog, apaguei uma postagem porque me arrependi de algo que escrevi, pois o que fiz, fiz para atingir uma pessoa e acabei prejudicando duas que nada tem a ver com a história.
Em verdade, não me arrependi das coisas que escrevi. Eu escrevo o que estou sentindo, se estou feliz eu escrevo que estou feliz, se estou triste faço o mesmo e, se estou magoado com uma pessoa e quero magoá-la também, escrevo coisas ruins propositalmente para fazê-la se sentir mal. Pode parecer insanidade de minha parte, mas eu convivo muito bem com isso, quase sem culpa alguma.
Todavia como eu disse, sou extremamente impulsivo, me deixo levar facilmente pelos meus sentimentos, fico cego mas mesmo assim vou avançando em meu ataque sem me importar se vou machucar pessoas pelo caminho. Na ânsia de prejudicar determinada pessoa acabo fazendo o mesmo com quem está próximo. Tomado pelo desejo de vingança, mesmo sabendo que estou agindo errado eu continuo fazendo o que faço. Sei que no final algo vai sair errado, mas mesmo assim no calor do momento tudo o que me importa é expor o que eu estou sentindo e se conseguir, atingir o meu alvo.


Em uma de minhas últimas postagens eu escrevi coisas ruins sobre uma pessoa unicamente com o intúito de atingí-la, pois no passado tivemos um desentendimento e eu não consigo perdoá-la. Vocês bem conhecem o meu conceito de perdão, eu acredito que não valha a pena perdoar uma pessoa que ache que não precisa ser pedoada, não consigo ver sentido nesse ato. Para que você possa dar o seu perdão a outra pessoa precisa querê-lo, caso contrário tudo é vazio, não faço como a maioria das pessoas que perdoa o outro só porque isso é moral e socialmente correto e isso lhe deixará bem visto pelos outros. Entretanto me pergunto sobre minha capacidade de perdoar, fico me indagando se mesmo que eu receba um pedido de perdão, seria realmente capaz de perdoar. Mais ainda, me pergunto o que aconteceu comigo nos últimos tempos e porque é tão difícil pra mim conseguir perdoar alguém.
Dizem que se você não consegue se perdoar pelos seus erros, não consegue perdoar o outro, mas eu acho que por mais que eu me auto-analise, não consegui ainda chegar nesse nível de compreensão, não consigo ver que relação tem uma coisa com a outra. O que tem a ver eu me perdoar com perdoar outra pessoa? Meus erros são meus, os dela são dela. Será que é porque se eu for capaz de perdoar os meus próprios erros, perdoar os das outras pessoas se torna fácil? Se eu me perdoar por meus defeitos, fica fácil perdoar os dos outros? Você não pode conviver com ninguém se não conseguir nem conviver consigo mesmo. Então será isso? Se for assim eu tenho um longo caminho a percorrer aina então, pois estou sempre cometendo erros e me torturando com eles, me martirizando por cada escolha equivocada que faço em minha vida.


Eu acuso os outros de usarem máscaras para esconderem suas fraquezas, acuso-os de erguer um muro em volta de si, mas a verdade é que eu não sou diferente de ninguém. Embora eu admita certas coisas que outras pessoas não tem a coragem de admitir, isso não faz de mim diferente ou melhor que elas, já que acabo agindo da mesma forma que todo mundo. Esse meu ódio, minha mágoa, meu rancor, desejo de vingança, essa minha relutância em perdoar as pessoas nada mais é do que um escudo que ergui em torno de mim. É a velha história de combater o fogo com fogo, usar as mesmas armas, machucar quem me machucou, ignorar quem me ignorou, me vingar. A postura que adotei para aliviar a dor do meu coração, sim, aliviar, pois extirpar por completo é impossível, foi começar a usá-la. Machucar antes de ser machucado. Acho que é por isso também que decidi fugir de todos, por isso me afastei e reneguei a todos. Porque vivendo juntos você inevitavelmente machuca o próximo e é machucado, mesmo sem querer. É o dilema do porco-espinho, já ouviram falar?
Durante o periodo da era glacial, muito animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo esta situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente. Mas, os espinhos de cada um, feriam os companheiros mais próximos, justamente os que forneciam calor. E, por isso, tornaram a se afastar uns dos outros.
Voltaram a morrer congelados e precisavam fazer uma escolha: Desapareceriam da face da Terra ou aceitavam os espinhos do semelhante.
Com sabedoria, decidiram voltar e ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, ja que o mais importante era o calor do outro. Sobreviveram !!! Assim, o melhor grupo nao e aquele que reune membros perfeitos, mas aquele onde cada um aceita os defeitos do outro e consegue perdão pelos proprios defeitos.


Das poucas certezas que tenho sobre mim, uma delas é a de que eu preciso aprender a lidar com as minhas frustrações e decepções com as pessoas, pois não importa o que você faça ou como você aja elas vão sempre te decepcionar, não por culpas delas, porque o ser humano é imperfeito pela própria natureza e não aceitar isso é não aceitar as coisas como elas são. Na verdade as decepções que temos com os outros são culpa nossa, pois ficamos esperando sempre das pessoas, mesmo que digamos que não, esperamos o retorno dos nossos atos positivos, mesmo que neguemos isso. Damos amizade esperando amizade, amor esperando amor, pros filhos, amigos, namorados.
Vivemos falando que precisamos aprender a viver em sociedade, a lidar com as pessoas, mas não, nós cometemos erros conosco e com os outros porque na verdade não sabemos lidar com nós mesmos e com a forma como encaramos as coisas que nos acontecem. Sendo assim, como vamos conseguir lidar com todo o resto?
Eu na verdade já percebi isso em mim faz tempo, só que me recuso a aceitar essa verdade. O problema não está nas pessoas que me cercam, o problema não está no mundo ou no rumo que ele está tomando, mas sim na forma como eu decido lidar com essas coisas. Não que tenhamos controle sobre qualquer coisa, não temos controle sobre nada além das nossas próprias escolhas. E o limite do que podemos escolher é como sempre foi, onde começa o direito de escolha do outro. O estranho é que apesar de estar escrevendo tudo isso, o que mostra que eu tenho uma certo grau de compreensão do fato, ainda assim continuo por algum motivo ignorando tudo, continuo achando que "talvez não seja bem assim". Erro meu.
Acho que tem a ver com uma certa soberba também natural do ser humano, uma mania tola de achar que pode dar conta de qualquer situação para provar que é uma pessoa forte, pois hoje em dia não se pode mostrar seu medo, suas inseguranças e seus dilemas, já que tudo isso passou a ser sinônimo de fraqueza.






Bookmark and Share

4 Divagações

  1. Edu, não se cobre tanto!
    Tantos sentimentos, que você se cobra,afinal de contas, o que é certo e o que é errado nesta vida!?
    SAbe o que eu acho?, Acho que você deveria mesmo fazer o que gosta, dedicar mais seu tempo a você mesmo, você já se reparou no espelho, prestou atenção em você(fisico), e lhe falou olhando para sí mesmo; "Edu eu te amo!"
    Parece coisa de doido, não é não meu amigo!
    Começe a ignorar todos os sentimentos ruins que te levam para baixo, dedique algum hobby, algum esporte canalize toda estas sua energia em algo que te canse fisicamente.
    E ai então você vai perceber como é bom fluir , com a vida.
    Sabe o ser humano complica muito a vida, com o seu poder de raciocionio, as vezes penso que se o homem fosse burro seria mais feliz!!
    Bom fim de semana amigo, não me leve a mal sobre as coisas que te falo, mas é que sinto em você um cara legal, só meio encucado, mas quem não é neh?!!?!?

    ResponderExcluir
  2. ''Enquanto você se esforça pra ser'' correto, o resto é mimado, egoísta e só quer ver o outro se ferrar. O que passou, não temos como mudar. O jeito é esquecer e ir pra frente. E talvez não fazer de novo (ou no meu caso, fazer um pouco pior) exercendo a arte da dissimulação. Aí vira um fofo!

    ResponderExcluir
  3. Eduardo querido!
    Naminha opinião, a convivência é a parte mais difícil da nossa vida. Não preciso nem explicar o porquê, né?!
    Mas acho que na teoria tu já sabes o caminho. É só por em prática.
    O perdão para ter valor deve vir de dentro, verdadeiro e não por ser socialmente correto ou para fazer um grau com alguém.
    A história dos porcos-espinho diz tudo. Precisamos nos aceitar e aceitar os outros como eles são. É uma questão de sobrevivência!

    Estou matando as saudades daqui e de você!!!

    Fui ao médico hoje e o cardiologista constatou que eu tenho você no coração. O médico que cuida da área do sono, me disse que sonhar com você me faz bem! O psicólogo disse que pensar em você é bom! O fonoaudiólogo disse que falar e ouvir o seu nome é ótimo!

    O fisioterapeuta disse que caminhar em sua companhia, mesmo que no subconsciente, é bom, mas tive um alerta - disseram que ficar longe de você é péssimo para minha saúde! E que sentir sua presença, mesmo pelo pc, é o melhor remédio. E receitou teu carinho todos os dias, em uso contínuo. Por isso, eu dependo da sua amizade e do seu carinho! Promete que vai cuidar da minha saúde? rs

    Beijocas e ótimo domingo!
    Sônia Silvino's Blogs
    Vários temas & um só coração!

    ResponderExcluir
  4. 'Você não pode conviver com ninguém se não conseguir nem conviver consigo mesmo'.

    Aqui você já matou a charada. E um pouco menos de 'o mundo vai ter que me engolir' não faz mal par a gente não, é sério.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!