5

Sobre manicômios judiciários, ilustrações refeitas e embrulho no estômago.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A última terça-feira foi um dia esquisito, muito esquisito mesmo. Na verdade esses últimos dias todos tem sido estranhos, mas acho que foi na terça quando mais senti isso. No trabalho tudo fluiu melhor do que o esperado, embora eu achasse que não iria ser assim. Logo pela manhã o meu chefe indeciso pediu a enésima mudança em uma ilustração que eu havia feito e a qual ele já havia aprovado com louvor,
um robozinho pra ilustrar a página inicial do site da empresa. Na primeira fez eu fiz o desenho mais parecido com um traço feito à mão, pois era isso o que, de acordo com ele mesmo, ele queria. Ele amou, elogiou, aprovou e disse que estava pronto para ser usado no site, aí quando foi na última terça, dia 16, ele chegou pra mim logo cedo e perguntou se seria possível refazer esse robô de forma mais realista, com pintura metalizada e tudo o mais. Como sempre, fiquei putaço, já que descobri que o sobrenome do meu chefe é Retrabalho, mas como ele me paga todos os meses certinho, decidi acatar sua ordem (e eu não sou bobo de não fazê-lo) e refazer todo o trabalho num estilo mais realista, usando as ferramentas de 3D do Adobe Photoshop CS5. Passei o dia fazendo esse trabalho e confesso que me surpreendi com o quão prazeroso ele foi. Conforme fui desenhando, fui admirando meu próprio talento (modéstia é para os fracos) e agradecendo a Deus por meu chefe ter me pedido isso, pois além de ter sido um desafio novo pra mim, eu estava conseguindo realizá-lo com uma facilidade muito fácil, redundâncias à parte. Fiquei da manhã até o final da tarde fazendo esse trabalho e foi recompensador, pois conforme ia vendo o progresso, o chefe foi elogiando muito, chegando até a dizer que está cogitando me pagar um outro curso de modelagem em 3D, já que consegui fazer uma coisa tão boa num software 2D. O dia correu maravilhoso, me senti útil, realizado, reconhecido. Trabalhei por 9 horas, tirando o almoço e as pequenas pausas, mas poderia ter sido mais que eu nem me importaria. No meu curso de web designer, à noite, após o trabalho, tudo correu às mil maravilhas. Boa parte dos alunos está faltando, o que pra mim é ótimo, pois a classe fica silenciosa, o professor pode dar mais atenção aos alunos realmente interessados e parece que o tempo passa até mais rápido. Depois de duas semanas nos explicando o básico, básico que aliás eu já sei, o professor começou com a parte que mais me interessa e que mais me será útil no trabalho, então a aula fluiu maravilhosa, interessante e tranqüila. Dia gratificante no trabalho e aula bacana no final do dia, tudo para você ir dormir achando que seu dia foi maravilhoso, não? Não.

No instante em que coloquei meus pés pra fora do SENAI e comecei a caminhar pra casa, uma vastidão de pensamentos invadiu minha mente e fui tomado por um cansaço, uma tristeza, uma melancolia e revolta muito grandes, um embrulho no estômago, como se eu tivesse comido algo que não me caiu muito bem. Do colégio até em casa são uns 20 minutos de caminhada e durante toda a descida eu comecei a me lembrar de um monte de acontecimentos ruins, um monte de pessoas desagradáveis e comecei a apertar os dentes com tanta força que chegaram a doer. Comecei a imaginar como essas pessoas estão agora, me perguntar o que andam fazendo, como está a vida delas, onde estão, qual sua rotina. Como sempre, por mais que minha vida esteja seguindo adiante parece que falta alguma coisa, na verdade, não é a sensação de falta, é mais ou menos como se tivesse um estrepe no meu pé que me incomodasse muito, muito mesmo no decorrer dos meus passos, e esse estrepe são essas pessoas, esses acontecimentos que eu não consigo de forma alguma deixar para trás. A noção de justiça de cada um é relativa, assim como de certo e errado e no meu ponto de vista como já escrevi aqui várias vezes, justiça é equilíbrio. Sei que a vida e as pessoas são injustas e que esperar que isso mude algum dia é perda de tempo, mas ainda assim é extremamente revoltante para mim saber que a luz do sol chega todas as manhãs tanto para os juntos quanto para os injustos, que pessoas podem cometer seus erros, ferir aos outros e ainda assim continuarem com suas vidas, conquistando coisas, seguindo em frente sem pagarem pelo mal que causaram. Essa sensação de injustiça me deixa furioso, o fato de saber que a justiça nunca será feita me deixa furioso. Esperar a tão falada “justiça divina” é perda de tempo, você espera que as pessoas paguem pelo que lhe fizeram, pelas injustiças que cometeram com você, mas tudo o que acontece é que elas continuam com suas vidinhas, quando isso não deveria acontecer. Vão à baladas, postam suas fotos no Facebook rindo, se divertindo, cheias de amigos os quais com certeza devem ser tão cretinos quanto elas, compram as coisas que querem comprar, realizam seus sonhos e isso lhes faz achar que o mundo é justo e que está como deveria estar, quando isso não é verdade, quando a verdade é que elas deveriam estar sofrendo o mal que causaram a outras pessoas, mas não, estão sempre subindo um degrau a mais, mascarando sua hipocrisia. Isso está longe de ser justo, a existência dessas pessoas está longe de ser justa.

Ódio mortal da humanidade à parte, pelo menos tenho dormido bem. Ando tão cansado que pelo menos o meu sono de beleza rejuvenescedor eu não perco. Comprei duas caixinhas de chá de erva doce pra tomar antes de dormir e estou cogitando comprar novamente um calmantinho fitoterápico muito bom que já tomei algumas vezes, à base de maracujá e ervas que me deixou muito bem, pelo menos por algumas horas do dia.Não sou viciado em calmantes e nem sou do tipo que depende de remédios pra dormir, mas as vezes, dependendo de como anda meu estado de espírito eu meto alguma coisinha goela abaixo sim, seja pra ter uma noite sossegada de sono ou suportar um dia de trabalho muito corrido. Apesar de tudo de bom que vem me acontecendo, acho que deu pra notar que eu ando num período de muito, muito mal humor e revolta e isso tem me impedido de aproveitar plenamente todas as minhas conquistas, mesmo que pequenas. Bom, na verdade o que resolveria meu problema não seriam calmantes, mas sim o assassinato de todas as pessoas que me incomodam, mas como eu me considero ainda muito novo pra passar o resto dos meus dias em um manicômio judiciário, imobilizado numa camisa de força, então vou na base do chá e calmantes mesmo. Preciso estar bem emocionalmente caso alguém invente de sair no dia do meu aniversário. Se fosse hoje e alguém me propusesse isso eu com certeza diria que fosse ver se eu estou lá na esquina, mas como disse o Paulo Rideaki, o negócio é aproveitar. Hoje em dia é raro as pessoas quererem comemorar algo que não venha delas mesmas, então quando isso acontece deve-se dar valor. Bom, por hoje é isso. Estou sem idéias pra escrever, cabeça confusa, girando, idéias homicidas e mais um monte de outras pequenas sandices. Até breve.

Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


5 Divagações

  1. Ei moço fiquei tão feliz ao ler o inicio desta postagem, e quer saber, o seu chefe , será cada vez mais exigente contigo, pois ele sabe que você é talentoso, e pode contar com o teu talento e capacidade extrema de criação.
    Portanto sinta se lisonjeado, criatividade é um dom e poucos a possuem!
    O que me preocupa , são estes seus pensamentos, eu ainda acho que você deveria mudar, É EU SEI QUE NÃO É FACIL MAS TAIS PENSAMENTOS, SÓ ESTÃO FAZENDO MAL A VOCÊ!
    NÃO ESTOU FALANDO COM A INTUIÇÃO DE MASSAGEAR O SEU EGO, MAS FODA SE SE NÃO ACREDITAR, ME PREOCUPO COM AS PESSOAS, POIS SE CADA PESSOA DO MUNDO ESTIVER BEM, ELAS CONTRIBUIRÃO PARA UM MUNDO COLETIVO MELHOR.
    Imagine você, daqui alguns anos, amadurecido, e com este incrível dom e criatividade.
    MEU AMIGO NÃO SE CONSUMA EM FUNÇÃO DOS OUTROS, E NEM PENSE QUE A GRAMA DO VIZINHO É MELHOR QUE O TEU.
    AS PESSOAS VIVEM DE APARÊNCIA, SE ELAS ESTÃO DIVERTINDO OU NÃO , SORTE DELAS.
    PROCURE VOCÊ SE DIVERTIR, NÃO SEJA O TEU PRÓPRIO CARRASCO, CURTA ESTES MOMENTOS BONS QUE ESTÁ TENDO NO TRABALHO, E NA ESCOLA.
    PRA QUE FICAR COBRANDO DOS OUTROS, RESPEITO OU AMIZADE, SE ELES PRÓPRIOS NÃO TEM RESPEITO PRÓPRIO E AMOR PRÓPRIO.
    EDU, VOU TE FALAR DE NOVO, NÃO SÃO OS OUTROS OS CULPADOS PELOS NOSSOS INFORTUNIOS, MAS SOMOS NÓS MESMOS, OS NOSSOS PIORES INIMIGOS.
    SE ALGUEM TE FEZ MAL NO PASSADO, E SQUEÇA IGNORE-O, O QUE VC NAUM PODE FICAR FAZENDO É CULTIVAR ESTE RANCOR, RESSENTIMENTOS QUE ESTÁ DETONANDO A TUA QUALIDADE DE VIDA!
    VC NÃO QUE R ENVELHECER COM SAÚDE , E SE DESENVOLVE R EM SUA AREA, E SER UMA PESSOA REALIZADA.
    ESTA EM SUAS MÃOS, MUDE AGORA, POIS AINDA ÉS JOVENS, MUDE A TUA FORMA DE PENSAMENTOS E PONTOS DE VISTA.
    VALORIZE MAIS VOCÊ, SE OS OUTROS NÃO TE AMAM, PELO MENOS AME VOCÊ MESMO!
    EDU, SE PODE FICAR COM RAIVA DE MIM, MAS QUANDO EU FALO QUE CONSIDERO ALGUÉM É POR QUE EU ME IMPORTO COM ELA.
    MAS SE VC NÃO GOSTAR DO QUE ESTOU FALANDO, PODE ME DELETAR!
    MAS MESMO ASSIM, NÃO DEIXAREI DE SER O TEU AMIGO!
    TEM UM BLOG, QUE FALA DE UMA ARTISTA PLASTICA, QUE TINHA O TEU PERFIL PSICOLÓGICO, VOU PEGAR O LINK E PASSAR PARA VOCÊ.
    VOCE É UMA PESSOA INTELIGÊNTE E PODE MUDAR O RUMO DA TUA VIDA, SENDO UMA PESSOA MENOS CRUEL CONSIGO MESMA!
    EU ACREDITO EM VOCÊ, E SEI QUE PODES SER O MELHOR DE VC MESMA!
    TE ADORO, ABRAÇOS E BEIJOS AFETUOSOS,!
    Ei Edú tá confuso fazer comentários, por aqui, mas acho que acabo me acostumando!
    Não era para sair no face! rsrsrsrs, sou burro mesmo , eu ainda aprendo!

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do Paulo. Não é porque você não está vendo que as pessoas não estão sofrendo..... Cada um sabe onde o calo aperta!
    E eu também me importo com você.
    PS.: PARE DE DIZER QUE NÃO TEM AMIGOS: Nós somos o quê?
    BJO, Edu!!

    ResponderExcluir
  3. Fiz um curso de informática por quatro anos. Antes de iniciá-lo, queria muito fazer webdesign, provavelmente me formaria nisso e seria uma excelente profissional - não fosse a Informática. Detestei o curso e tudo o mais relacionado. Quase excluí o blog por conta disso. E decidi por história - totalmente contrário àquilo que eu pretendia, não?
    Mas que bom que você se empenha no seu trabalho e é reconhecido por isso. Não há nada melhor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. A vida infelizmente é assim, raramente um dia termina totalmente perfeito, parece que tem um bicho ruim que sempre fica ali trabalhando para em pedir que as coisas saiam totalmente perfeitas, é difícil agente consegui encerrar, o dia o mês ou o ano com chave de ouro, sempre acontece algo para nos tirar a alegria a paz.

    Se alegre por seu chefe exige de vc, é sinal que ele reconhece que vc é capaz.

    Cara acredito, que o que acontece com vc, é que suas feridas ainda não estão saradas, e nem vão sarar assim do dia pra noite, e toda ferida que ainda não se curou por completo, tende a doer de vez em quando, o importante é não parar de trata-las, até que as dores venham cessar por completo. As vezes as cicatrizes ficam, isso é inevitável, mas o importante é que parem de doer, e vc esta no caminho certo, as mudanças são gradativas e lentas, e vc ainda esta em processo de mudança, é só não retroceder, que com certeza, uma hora tudo isso acaba.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Marcos
    Você é a segunda pessoa que diz que eu estou no caminho certo pra mudança. Eu não estou conseguindo enxergar ele.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!