6

Sobre sopas indigestas, pipas nada divertidas, colação de grau especial e o ano dos mortos-vivos virtuais.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Ok, não vivo no mundo da lua e nem acabei de voltar de férias do Canadá, mas confesso que até o meio dessa última semana eu não fazia a menor idéia do que são duas coisas: esse lance da tal Luíza que está no Canadá e algo muito mais relevante do que isso, as leis americanas S.O.P.A e P.I.P.A, antipirataria. Tá, do lance do suposto estupro no BBB eu fiquei sabendo, mas isso porque a mídia tem o costume de empurrar lixo garganta abaixo dos telespectadores.
Não sei se vocês notaram, mas um dos mais famosos sites de download do planeta foi fechado: O Megaupload. E não foi apenas fechado, foi fechado pelo Bureau
Federal de Investigação (FBI) e o fundador do site teve sua prisão preventiva decretada e seus bens congelados. Parece coisa de rotina não? Bem, eu também achava isso até me informar melhor e ver a extensão do caos que essas leis podem estabelecer na internet não só americana, mas de todo o globo. Tia Wikipédia, me ajuda, dai-me teu poder:


O Stop Online Piracy Act (em tradução livre, Lei de Combate à Pirataria Online), abreviado como SOPA, é um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de autoria do representante Lamar Smith e de um grupo bipartidário com doze participantes. O projeto de lei amplia os meios legais para que detentores de direitos de autor possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados. No dia 20 de janeiro, Lamar Smith suspendeu o projeto. Segundo ele a suspensão é "até que haja um amplo acordo sobre uma solução".
O projeto tem sido objeto de discussão entre seus defensores e opositores. Seus proponentes afirmam que proteger o mercado de propriedade intelectual e sua indústria leva a geração de receita e empregos, além de ser um apoio necessário nos casos de sites estrangeiros. Seus oponentes alegam que é uma violação à Primeira Emenda, além de uma forma de censura e irá prejudicar a Internet, ameaçando delatores e a liberdade de expressão.


Conteúdo



A lei autorizaria o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e os detentores de direitos autorais a obter ordens judiciais contra sites que estejam facilitando ou infringindo os direitos de autor ou cometendo outros delitos e estejam fora da jurisdição estadunidense. O procurador-geral dos Estados Unidos poderia também requerer que empresas estadunidenses parem de negociar com estes sites, incluindo pedidos para que mecanismos de busca retirem referências a eles e os domínios destes sites sejam filtrados para que sejam dados como não existentes.


Opositores



Entre os opositores estão às principais empresas que atuam na Internet como o Facebook, Twitter, Google, Yahoo!, LinkedIn, Mozilla, Wikimedia, Zynga, Amazon, eBay, Reddit, 4chan e 9GAG. Também organizações de direitos humanos, como Repórteres Sem Fronteiras e Human Rights Watch. A empresa de registro de domínios Go Daddy inicialmente apoiou a proposta. O posicionamento atraiu fúria de seus clientes, levando-a reconsiderar o apoio.
Membros da administração do presidente estadunidense Barack Obama fizeram um anúncio online no qual dizem que não apoiarão legislações que reduzam a liberdade de expressão, aumentem o risco da ciber-segurança ou enfraqueçam a dinâmica e a inovação na Internet global.


Protestos



A comunidade da Wikipédia debateu a respeito de sua posição quanto ao SOPA e a versão anglófona aprovou um blecaute para o dia 18 de janeiro de 2012, a decisão foi tomada no dia 16 de janeiro de 2012 pela Wikimedia Foundation.
Outros sites também protestaram de outras formas neste dia, como o Google que alterou sua página inicial cobrindo de preto seu logotipo. A empresa de jogos Mojang Specifications retirou seu site do ar e o substituiu por uma mensagem, a Wired colocou faixas pretas sobre os textos da página inicial e o site Tumblr permitiu que os próprios usuários fechassem seus blogs durante o dia. No Brasil também ocorreram manifestações, como a realizada no site da Turma da Mônica que teve o conteúdo substituído por uma mensagem assinada por Maurício de Sousa.
Defensores



As grandes empresas de entretenimento dos EUA são as que apóiam o projeto, entre elas: The Walt Disney Company, Universal Music Group, Motion Picture Association of America, Recording Industry Association of America, Wal-Mart, Toshiba, Time Warner e CBS entre outras. Algumas, porém, depois dos constantes protestos, retiraram seu apoio ao SOPA, como fizeram a Eletronic Arts e a Sony.
Diante de um comitê organizado pelo congresso um representante da Motion Picture Association of America argumentou que o objetivo da lei é proteger dois milhões de postos de trabalhos estadunidenses e 95 mil pequenos negócios vinculados à indústria do cinema e televisão.
Comentando os protestos ocorridos em 18 de janeiro de 2012, o presidente e chefe executivo da Motion Picture Association of America e ex-senador Christopher Dodd disse que foi uma resposta irresponsável e um desserviço para as pessoas que dependem dos serviços, além de um abuso de poder por parte dos sites. Rupert Murdoch, presidente da News Corporation comentou através do Twitter que a blogosfera obteve sucesso em aterrorizar os congressistas, referindo-se aos senadores que retiraram o apoio após os protestos.


Impactos sobre o software livre



A Eletronic Frontier Foundation afirmou estar preocupada com o que o projeto de lei pode causar aos programas livres e de código aberto. Segundo a fundação, programas como Mozilla Firefox podem estar ameaçados por causa de extensões que violam direitos autorais.


Reações aos protestos



Primeiros atos do governo americano
Logo após o dia de protesto contra o SOPA que aconteceu em vários sites no dia 18 de janeiro de 2012, entre eles a Wikipédia, deixando-os indisponíveis, o governo americano iniciou a reação contra a pirataria na Internet fechando o site de compartilhamento de arquivos Megaupload.Segundo o júri estadunidense, o site, chamado por eles de "Mega Conspiracy" (Mega Conspiração), foi um dos principais responsáveis por mais de 500 milhões de dólares à indústria de entretenimento, ao facilitar o acesso aos filmes sem cumprir as regras dos direitos do autor vigentes no país. Eles também teriam movimentado 175 milhões de dólares em rendimentos criminosos. Outros 18 domínios que pertencem ao Megaupload receberam ordem para serem fechados pelo governo americano. O FBI prendeu o dono do site, Kim Dotcom, às vezes chamado de Kim Schmitz. Os EUA afirmaram que as violações aos copyrights eram "demasiadamente exageradas". O site foi fechado momentos após esse anúncio. Logo após a ação americana, o grupo ativista Anonymous, em retaliação à derrubada do Megaupload, anunciaram em sua página oficial que realizariam ataques a sites de empresas que apóiam o SOPA e do governo federal dos EUA. O grupo afirmou estar lutando pela "liberdade na Internet" e tirou do ar os sites do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Universal Music, empresa que apóia abertamente o SOPA, e da Associação da Indústria Fonográfica dos EUA. O assunto tomou as redes sociais em poucos momentos e os Anonymous afirmam que "99% da população" é contra o projeto".
Retirado da Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ao lado do Stop Online Piracy Act (SOPA), o PIPA serve como uma espécie de barreira para sites estrangeiros que oferecem conteúdo, como música e vídeo, de forma ilegal – desrespeitando as leis locais de direitos autorais.
Se aprovados, o governo terá liberdade para fechar as páginas em seu país de origem e cancelar pagamentos feitos pela publicidade on-line. Sites que fizerem meras referências (como links) aos serviços considerados ilegais também sofrerão penalização, podendo ser excluídos de serviços de busca como Google e Bing, por exemplo.
Trecho retirado do site da revista veja.

Bom, depois desse meu maravilhoso serviço de utilidade pública, voltemos como sempre a falar de mim, pois amo falar de mim.
Na última sexta-feira fui até o meu antigo colégio técnico, do qual tenho pouquíssima saudade. Finalmente chegou o dia da minha colação de grau especial, sim, pois como eu não fiz um estágio durante os 3 anos de curso, só pude ser considerado realmente graduado agora em 2012, após ter meu estágio validado, já que estou trabalhando há um ano na área de informática e web design.
Pra mim, ter finalmente graduado não foi motivo de alegria ou comemoração, pelo menos não da forma tradicional. Foi em verdade motivo de alívio, já que tudo o que eu mais queria nos últimos anos era finalmente me formar para poder sentir que realmente me desliguei daquele lugar. Se eu disser que não tenho saudades, que não vivi ótimas experiências lá, estarei mentindo, mas o fato é que eu estou cada dia mais querendo deixar o passado no passado, já que ele é imutável, tenho me esforçado de forma sobre-humana pra isso nos últimos anos.
A cerimônia foi rápida como eu previa e desejava, começou às dez da manhã e durou só 20 minutos. Fora eu, acho que haviam pouco menos de duas dúzias de gatos pingados, todos pelo visto tão empolgados quanto eu, com a pseudo-solenidade. Todos com compromissos a cumprir, cousas a fazer, vidas a seguir.
Recebi um certificado básico de conclusão do curso, graduação e colação de grau. Pra minha decepção o diploma verdadeiro só será entregue no meio do ano de 2012, lá pelo mês de agosto. De resto, teve aquela burocracia básica e todo aquele teatrinho pra mim irrelevante. Juramento da profissão, mãozinhas estendidas, "eu os declaro oficialmente graduados" e blá blá blá. Enfim, uma dor de cabeça a menos. Game Over nessa etapa da minha vida.


Falando em game over, parece que esse ano realmente vai ser o ano de Resident Evil, um dos maiores video-games de survival horror da história, se você é nerd e gamemaníaco, com certeza já o jogou ou ouviu falar dele.
Só ontem, no dia 20 de janeiro foram liberados dois dos trailers mais aguardados dos últimos anos pelos fãs da franquia: o primeiro foi nada mais nada menos do que o do game RESIDENT EVIL 6, que ao que parece será lançado no final do ano. Pra alegria e surpresa dos fãs, o trailer liberado é bem longo, mesmo com o jogo ainda em fase de desenvolvimento e programado para ser lançado só no final de 2012. Com um visual de tirar o fôlego, uma trama envolvente e a volta de personagens carismáticos, RESIDENT EVIL 6 promete trazer de volta todo aquele clima de terror e suspense que consagrou a série. O game será lançado para Playstation 3, XBOX 360 e PC. Curtam o trailer.

Ainda no mesmo dia foi oficialmente liberado outro trailer, o do aguardadíssimo 5º capítulo da franquia para o cinema, estrelada pela atriz Milla Jovovich: RESIDENT EVIL: RETRIBUTION. Esse já bem mais curto e pouco revelador, mas tão impactante quanto o do jogo.
No trailer podemos ver já alguns personagens que aparecerão na trama, como Alice (Milla Jovovich), Ada Wong (Bingbing Li) e Rain Ocampo (Michelle Williams). Das beldades, só falou a Jill (Sienna Guillory).

É isso amiguinhos. Postagem longa. Por isso termino por aqui.


Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


6 Divagações

  1. Cara, eu estava conversando com um amigo sobre essas leis, pelo menos a S.O.P.A parece que já foi arquivado e não entrar em vigor, foi o que fiquei sabendo, acho essas leis absurdas, pois fico pensando ah que se resumiria a internet se isso fosse aprovado, pra mim isso mais parece uma forma de ditadura cibernética.

    Parabéns cara pela graduação, nada melhor que encerrar assuntos inacabados, seja na vida profissional ou pessoal, fico contente com a forma que vc tem visto as coisas, é por ai mesmo, o passado tem que ficar no passado, já era, já foi, temos que nos preocupar com os problemas do presente pra não sofrer no futuro, eu compartilho do mesmo pensamento que vc, passado é passado.

    Cara, gosto muito de Games, mas não tenho tempo pra jogar, ainda tenho um Play 1 que ta jogado la na minha estante, parei de jogar quando o Play 1 ainda era sensação rs, mas estou sempre acompanhando as novidades, tenho vontade de comprar um XBox, mas por enquanto estou naquela fase em que não posso perder nem um minuto do meu tempo, vida de pobre é dureza rs.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até tenho tempo pra jogar, mas não tenho video-game. Acho que curto muito, mas nunca vou comprar um. Tenho hoje gastos mais relevantes.

      Excluir
  2. Eu sou contra a pirataria. Fico imaginando se sou produtora de cinema, daí eu tenho um trabalho que dura anos e vejo na rua um jovem vendendo meu trabalho por 1 real, sendo meu trabalho ter custado milhões!
    Quando você faz um trabalho árduo, você quer que isso seja reconhecido e retribuído.
    Mas sou a favor de baixar os impostos cobrados. E isso é mais culpa do governo do que da população.
    Nestes aspectos, se a S.O.P.A. realmente entrasse em vigor, quem sofreria mais seria o Brasil, obviamente. Por tanto motivos que nem vou enumerar, rs

    Parabéns pela Graduação! Uma conquista sua!!!

    Se é que um conselho meu valha algo, eu diria: faça as coisas despretensiosamente, desapegado. Ler um livro ou qualquer outra coisa assim, sem querer querendo, sem nenhuma pretensão. Começando por pequenos prazeres e mais tarde planos pra vida.
    A gente pensa demais pra decidir certas coisas, quando vê o tempo passou e já é tarde.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Quanto a pirataria, acho que eles deveriam legalizar estes sites de download, tipo cobrar 10 reais por mês e acabar logo com a Tv por assinatura.

    Eu mesmo só gosto de assistir coisa antiga, não me empolgo com essas Tv 3D, logo as coisas que eu gosto de assistir só tem nestes sites.

    Meu sonho é pagar 30,00 pra ter internet, tv e telefone.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a pirataria seria muito dificil de ser controlada, a sugestão de Amadeu é interessante pois se trata de um caminho para legalizar e acabar com o que está errado.

    Bjs

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!