0

Sobre medicamentos banhados a ouro, bolas de neve, expectativas trabalhistas frustradas e total desânimo.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Pelo menos na minha vida eu não tenho visto o chamado “efeito bola de neve” acontecer para coisas positivas. Sabem do que eu estou falando, quando uma coisa gera outra e outra e outra e isso vai se acumulando numa bola de neve. No meu caso é uma bola de neve de gelo sujo, aquelas ocasiões onde uma coisa que já não está boa vai azedando ainda mais. Deve ser esse calor infernal, coisas estragam no calor.
Continuo desempregado, recebi meu pagamento pelo aviso prévio e mais alguns direitos e agora estou aguardando devolverem minha carteira de trabalho e marcarem a homologação sabe-se lá Deus quando, espero que seja breve. Só depois de feita a homologação, terei direito a sacar meu fundo de garantia e dar entrada no seguro desemprego, o qual espero não precisar, pois tenho a pretensão de voltar a trabalhar o quanto antes, contudo aí está o problema.
Eu tinha certeza de que poderia ser recontratado pelos Correios, bastando apenas eu levar meu currículo e meu atestado de deficiência até o RH pra poder dar entrada na recontratação, todavia como todo o castigo pra pobre é pouco, liguei semana passada para me informar melhor sobre essa recontratação e a moça que me atendeu, depois de ouvir minha história, me disse que infelizmente os Correios não vão mais poder me recontratar, pois o prazo máximo de permanência de um deficiente numa empresa são 5 anos e eu já havia ficado 8, por lei, será impossível me recontratar. Ela me recomendou então duas instituições daqui que encaminham pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. O problema é que para poder me inscrever nessas instituições eu preciso primeiro pedir um encaminhamento médico ou pelo posto de saúde ou pelo hospital da cidade e só depois, com esse pedido em mãos eu poderei me inscrever em uma dessas instituições.
Meu exame oftalmológico que estava marcado para o final do mês passado foi remarcado para o próximo dia 13 de março, já que a médica simplesmente não compareceu ao posto de saúde no dia da minha consulta. Assim é a saúde pública no Brasil. Quero fazer esse exame porque é através dele que conseguirei meu novo laudo médico de deficiência e agora também, vou pedir um encaminhamento pra uma dessas instituições.
A notícia de que os Correios não vão mais me contratar acabou com meu ânimo. Eu estava tranqüilo, pois tinha certeza de que era apenas uma questão de quando e não de se. Estava só esperando pegar meu laudo novo e então iniciar a recontratação. Agora com essa novidade eu estou novamente sem perspectiva nenhuma, não sei agora quando é que uma nova oportunidade surgirá pra mim.


Ainda justificando essa sensação de bola de neve, a saúde da minha mãe e da minha tia não está lá essas coisas e parece que tudo acontece na hora que você menos precisa. Minha tia que já tá cheia de problemas na coluna, agora "aparentemente" pegou alergia a lactose, o que ainda não é certeza, mas se for mesmo verdade isso vai deixá-la bastante chateada. Ela não anda nada bem dos intestinos e suspeita-se que possa ser talvez intolerância a lactose.
Da parte da minha mãe ela está com duas alternativas para tentar resolver seus problemas de saúde ortopédicos: ou faz uma cirurgia chata no joelho, o que o médico não recomenda, ou pra não precisar fazer essa cirurgia, toma um remédio de alto custo, pra lá de 200 reais. Óbvio que ela optou pela medicação, pois cirurgia é mais complicada, só que dia desses recebemos um telegrama dizendo que o pedido dela pelo remédio foi negado. Incrível como o governo complica para dar a você uma coisa que é seu direito. Agora ela terá que entrar na justiça para que consiga o tal remédio. Tudo dando errado, tudo se complicando. Realmente estou sem um pingo de ânimo.
Fui hoje a tarde levar o documento que faltava para a segunda fase de seleção do cursinho pré-vestibular e por sorte foi bem rápido. Apesar de no papel que me deram no domingo passado o horário marcado para a entrega ter sido às três da tarde, cheguei lá bem mais cedo e não tinha fila ou ordem de chamada. Apenas entreguei e agora estou esperando o resultado ser divulgado na próxima segunda. Desde que fui aprovado na primeira fase da seleção eu tenho estado certo de que praticamente já ganhei minha vaga, mas do jeito que ando azarado, pode ser que nessa segunda fase, a da análise sócio econômica, eu seja barrado.
Embora eu esteja pretendendo não desistir do cursinho dessa vez, ficar até o final, prestar o Enem, prestar vestibular para design e me inscrever no Prouni, não estou escondendo de ninguém o fato de que estou novamente numa crise de depressão chata e sem vontade nenhuma de fazer absolutamente nada. Todas essas coisas ruins consecutivas que vem acontecendo estão drenando minhas forças. Os poucos amigos que tenho e nos quais eu poderia buscar apoio estão tão ocupados lutando suas próprias batalhas que não andam com tempo pra mim. Estou novamente com aquela crise de carência filha da puta, desejando tão somente um colo.

Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


0 Divagações

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!