4

Sobre cálculos matemáticos de uma complexidade simples, a era do Apocalipse e boas notícias da ortodontista.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bastante satisfeito por ter encontrado uma solução para o problema que afetava o meu gadget de seguidores aqui do blog. Desde que o blog mudou o domínio para .com.br todos os meus seguidores sumiram e eu não conseguia adicioná-los novamente. Pra quem ainda está com esse problema, a solução que eu achei foi entrar nas configurações do Blogger, clicar em Básico e mudar o nome do blog, isso fará com que seus seguidores voltem automaticamente. Depois disso basta ir nas configurações novamente e voltar ao nome antigo do seu blog.
Problemas técnicos à parte, aquele
cursinho está me pondo louco, pois estou me cobrando demais por medo de que me achem incompetente, vagabundo ou burro. Não estou conseguindo acompanhar as matérias de jeito nenhum, nem durante as aulas e nem em casa, tudo é grego pra mim e eu estou a cada dia mais desanimado com tudo. Sim, eu sei que quem tem perseverança e força de vontade consegue realizar o que quer, mas isso não quer dizer que seja fácil. Minha cabeça não funciona mais como nos meus tempos de ginásio, quando eu conseguia resolver um problema de física ou uma equação matemática em 10 minutos, hoje eu já esqueci tudo e preciso fazer um esforço sobre-humano pra lembrar de coisas simples, como raiz quadrada, MMC, fatoração, entre outras coisas. No final da semana passada me sentei pra estudar matemática, planejei ficar por umas duas horas e fazer alguns exercícios para praticar. Pensei que em duas horas eu conseguiria ao menos resolver uns cinco exercícios, mas o caso é que depois de muito me esforçar, consegui resolver um exercício relativamente simples, de umas dez linhas em pouco mais de uma hora e meia. O exercício em questão foi o seguinte:


Na comemoração de aniversário de Rodolpho foram oferecidos três tipos de bombons: ameixa, côco e nozes. Dos 250 convidados, 139 não comeram nenhum bombom, 68 comeram bombons de ameixa, 66 comeram de côco, 86 comeram de nozes, 42 comeram de côco e ameixa, 50 comeram de nozes e ameixa, 47 comeram de côco e nozes. O número de convidados que comeram apenas os bombons de nozes foi de:


a) 86
b) 11
c) 19
d) 75


A=68-(92-x)
A=68-92+x
A=-24+x


C=66-(89-x)
C=66-89+x
C=-23+x


N=86-(97-x)
N=86-97+x
N=-11+x


-24+(-23)+(-11)+3x+50+42+47-3x+139+x=250
-24-23-11+50+42+47+139+x=250
220+x=250
X=250-220
X=30


Resposta: 19 pessoas.

Tá, relativamente simples, mas o fato de eu demorar uma hora e meia pra conseguir fazer um exercício, realmente me desanima. Lógico que vou continuar praticando, mas decidi não fazer disso uma obsessão ou algo que vá me tirar o sono, já o estou perdendo por estar desempregado, não vou incluir mais essa variável na equação. Vou me focar mais no que for mais fácil pra mim, ou seja, humanas, o resto vou meio que empurrando com o abdôme.


Sei que os ditos "nerds" são tidos como babacas, bundões, imaturos e mais um monte de outros adjetivos pejorativos, mas com todos os problemas que tenho, preocupações, dilemas, me considerar e me sentir um nerd é a única coisa que me relaxa. Mergulhar nesse universo de filmes, quadrinhos, games e bonecos é o que me faz esquecer a bosta que é esse mundo e o quão complicada é a minha vida. Antes isso do que me afundar nas drogas, não é mesmo? É por isso que, continuando a postagem de hoje, venho apresentar a vocês a minha mais nova aquisição. A Editora Panini acaba de lançar em todo o Brasil uma edição encadernada de uma das maiores sagas mutantes da história dos quadrinhos: X-MEN, A ERA DO APOCALIPSE.
Quem gosta e entende do assunto, até mesmo quem gosta mas não entende muito, sabe que A ERA DO APOCALIPSE foi um divisor de águas para os quadrinhos da MARVEL COMICS, mais especificamente do grupo de heróis mutantes X-MEN, mudando quase que totalmente o rumo das tramas, histórias e origens de alguns personagens e redefinindo conceitos de arte e roteiro no mundo das HQ's.
Apesar de bastante longa e complexa, A ERA DO APOCALIPSE foi um dos melhores momentos dos mutantes na década de 90. A sinopse é a seguinte: Graças as maquinações do vilão Apocalipse distorcendo o tempo, o presente se torna um lugar hostil. O Professor Xavier morreu anos atrás e o seu melhor amigo Erik Lehnsherr, o Magneto, assume a liderança dos X-MEN e os divide em duas equipes, uma delas forma a resistência contra o vilão Apocalipse e a sua tirania, enquanto o outro embarca numa aventura temporal para impedir que o professor Xavier seja assassinado e que o mundo devido a isso, se transforme no inferno na Terra.
X-MEN, A ERA DO APOCALIPSE será publicada em ordem cronológica pela Panini em 6 edições mensais. Pra quem é fã de quadrinhos, dos X-MEN e é saudoso da cultura pop da década de 90, essa é uma leitura mais do que recomendada.


Pra finalizar, boas notícias recebi eu da minha ortodontista. Os incômodos elásticos que eu vinha usando desde o final do ano passado já não são mais tão necessários. Não terei que passar o dia todo com eles, somente a noite, enquanto durmo tendo erotic dreams. Ela também disse que mais alguns meses e eu poderei encerrar o tratamento, tirando em definitivo o aparelho. Não vejo a hora de me olhar no espelho, ver o resultado final e dizer: "acabou".

Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


4 Divagações

  1. Olá Edu, eu nem sabia que dava para mudar o domínio para .com.br, eu achava que isso era um serviço pago, que só os grandes sites podiam ter.

    Cara, nem fale em números comigo que a cabeça da nó, lembro de voltar a estudar para concluir, o Ensino Médio depois de anos parado e passei pelas mesmas dificuldades, parece que a mente meio que da uma travada, mas com o passar do tempo as engrenagens começaram a funcionar de novo, dizem que nosso cérebro é como os músculos, se paramos de exercita ele atrofia, acho que é isso que acontece quando ficamos muito tempo parados sem estudar, por isso que tudo se torna tão difícil.

    Cara, ao contrario do que vc diz, não acho que nos dias de hoje os "nerds" sejam vistos assim, muito pelo contrario,hoje em dia ser NERD TA NA MODA, na década de 80,90 os Nerds eram tachados babacas, bundões, imaturos e tudo mais, os filmes naquela época que zuavam os nerds eram sucesso de bilheteria, me lembro de todos eles, mas hoje a coisa mudou a favor dos nerds, eu não sou um nerd, mas curto tudo que diz respeito a esse universo.

    Cara, sou mega fã X-MEN, nunca cheguei a ler as HQ's, mas acompanhava sempre o desenho pela TV, e hoje pela net, mas essa edição encadernada de X-MEN, A ERA DO APOCALIPSE parece ser realmente imperdível.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,
    conhece o programa Vestibulando, da tv cultura? Eu gostava dele porque eles meio que dão uma mastigada na matéria, relembrando coisas bem básicas, que no cursinho eles passam por cima. E o Telecurso 1º e 2º graus também fazem isso, de forma beeeem didática mesmo, Pra relembrar matérias básicas (também sou péssima em exatas), acaba ajudando. Tem os dois pra baixar na net.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juli, fofa, você pode me indicar alguns links pra baixar? Sei que um deles ainda passa na TV também, mas são bem de madrugada, isso dificulta, então só baixando mesmo. Um abraço e obrigado pela dica.

      Excluir
  3. Com prazer...
    Esse aqui nem precisa baixar, olha: http://www.vestibulando-digital.blogspot.com.br/
    Tem no youtube, também, várias aulas. As aulas do telecurso também tem no youtube, achei agora. O negócio é relembrar do comecinho, né, seria o que eu faria se voltasse a estudar agora. Pretendo voltar quando as crianças crescerem pra ter algo pra fazer e não ficar velha chata pegando no pé das crias kkkkk
    Ótimos estudos pra vc.
    No que eu puder ajudar, é só pedir.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!