1

Sobre mágoas que não passam, mastigar até cuspir e o ameaçador ciúme de um desconhecido.

domingo, 21 de abril de 2013

Ultimamente tenho estado bastante longe do blog, pois me aconteceu algo natural que eu jurava que jamais iria deixar acontecer: falta de tempo. Minha vida caiu numa rotina da qual não consigo e sinceramente da qual não quero me desvencilhar. Embora esteja muitas vezes enfadonha, estressante, absolutamente cansativa, estou vendo ela como algo comum e natural, pelo menos o é para quem opta por esse caminho de trabalhar e estudar. Muitas pessoas querem passar bem longe disso, como eu já quis no passado, mas como dizem, tudo é questão de você se acostumar com a fase da vida na qual você se encontra no momento. Não se acomodar nela, mas se acostumar e aceitar as coisas que lhe acontecem, no período em que você está nela. 
Uma vez que estou nessa rotina, não vi mais tanta necessidade de ficar escrevendo aqui. Não pretendo parar, fechar esse blog, não me entendam mal, mas o caso é que sou uma pessoa repetitiva por natureza, mastigo os meus problemas, meus dilemas e minhas dores o quanto posso e bato na mesma tecla insistentemente, muitas vezes buscando uma resposta ou solução que não virá, pois a resposta, no final das contas está em mim
Desde que terminei o meu namoro virtual, há meses e meses atrás, só tenho falado disso, não tenho conseguido superar, deixar pra trás, como deve ser feito. Ele escolheu o caminho dele e eu não faço e jamais farei parte dele novamente. Ainda me dói bastante ficar pensando em tudo o que poderia ter sido e que agora muito provavelmente, vai ser com outra pessoa. Se me deixarem, eu só fico falando disso sem parar, como se bater nessa tecla fosse fazer algumas coisas voltarem ao que eram. O que não vai acontecer. Então, fazendo um esforço grandioso, pretendo tocar nesse assunto cada vez menos, tanto aqui no blog quanto fora dele. É algo que só vai me fazer sofrer e vai impedir que a mágoa passe. Sim, porque entre as duas coisas que sobraram, mágoa e amizade, a mágoa que tenho dele ainda é bem maior. 


Esse troço de amor é mesmo uma coisa complicada, deixa todo mundo meio pirado e agindo, muitas vezes, de uma forma bem rídícula, eu que o diga, mas recentemente eu passei por um episódio muito... interessante, pra não usar uma palavra mais forte. 
Algumas vezes por ano costumo dar um passeio com minha prima Alessadra, da qual já lhes falei aqui. Há algum tempo ela, que também morava aqui em Bauru, se mudou para Campinas com o namorado, para trabalharem. Antes dela se mudar nós saíamos com mais frequência. Iamos ao cinema, lanchonete, muitas vezes caminhar, conversar sempre, desabafar, filosofar, coisas comuns para alguns, mas muito significativas para mim, que adoro uma boa conversa e companhia inteligente. Depois que ela se mudou, raramente volta aqui pra cidade e nem sempre quando volta, temos tempo de nos ver, afinal ela tem a família dela, com quem quer passar um tempo, mas sempre que dá, marcamos uma saída e passamos o dia conversando, nos atualizando das novidades. 
Pelas minhas contas, há mais de 3 meses que não a vejo ou tenho notícias dela, não temos nos falado nem por telefone, nem por interent e até onde eu sei, ela não tem vindo aqui. Contudo, há alguns dias atrás eu estava navegando pelo Facebook, postando minhas bobagens de sempre na timeline, quando de repente ela começou a responder tudo o que eu escrevia, de forma muito, muito agressiva. O estranho é que eu nem estava escrevendo nada referente a ela ou algo que pudesse ofendê-la de alguma forma. Achei bastante estranho, mas conheço ela tempo o bastante pra saber que ela não bate muito bem. Mal de família, eu lhes digo. É todo mundo meio pirado na minha família, alguns mais, outros menos, então achei, sei lá, que talvez ela tivesse tido um mal dia e estava descontando em mim. Ignorei. 


Continuei escrevendo minhas bobagens no Facebook e pra minha surpresa ela continuou interferindo, me dando respostas agressivas, chegando até mesmo a dizer que a minha vida era uma merda ou algo assim. Depois dessa, comecei realmente a me incomodar, pra não dizer ofender. Perguntei então a ela se havia algo errado, o que estava acontecendo, mas ainda assim ela continuou me agredindo. Mandei um recado particular pedindo que parasse, pois não estava me sentindo bem, depois passei a ignorar os ataques e esqueci o assunto. 
Quando foi na semana passada, no final do meu expediente de trabalho, fui entrar um pouco no Facebook para ver as novidades e lá tinha um novo recado dela. Me lembro que pensei: "Ah meu Deus, o que é que vem agora?". Abri o recado e para minha surpresa e total perplexidade, estava lá um recado, vindo do perfil dela, mas se identificando como o namorado da garota. Um recado ameaçador, com Caps Lock ativado e tudo o mais. O cara teoricamente estava me chamando pra porrada, dizendo que quaisquer coisas que eu tivesse que falar com a namorada dele, deveria falar com ele antes, tipo, ameaçando mesmo, sabem?
Sinceramente minha reação na hora foi um misto de tudo, surpresa, espanto, ódio, um pouco de pena, mas eu acho que o espanto foi maior, pois eu realmente não esperava que o cara fosse fazer isso. Minha mãe e minha tia o viram algumas vezes e sempre disseram que ele parecia ser um rapaz muito bonzinho, um pouco quieto demais, mas com a cabeça no lugar. 
Depois que li o recado eu liguei pra minha prima em Campinas, afinal, eu mereço satisfações, já que, sem fazer drama dessa vez, eu fui a vítima óbvia dessa história, já que estava trabalhando e estudando quieto aqui no meu canto, mal lembrando que os dois existem e de repente sou agredido publicamente, verbalmente por uma pessoa que eu nunca vi na minha vida. Fora o fato de que, como eu disse, há meses não tenho contato com minha prima. 


Ela me disse que havia acabado de ter uma briga com ele naquele momento, pois ele confessou a ela que usou o perfil dela na rede social para me agredir. E pelo que percebi, não foi só a mim, já que uma pessoa foi desejar feliz aniversário a ela e ele respondeu de forma bastante grosseira. Muito provavelmente com a intenção de fazer com que as pessoas ficassem com raiva dela e se afastassem, para que ela possa pertencencer somente a ele. Lindinho, mas ridículo. Eu sinceramente também queria que o meu ex fosse só meu, mas não cheguei a tanto. 
Ela disse que ele anda com um ciúme doentio dela, que tem ciúme dos primos, de amigos, disse que nunca o viu assim, que ele anda nervoso, agressivo, caçando briga em todos os lugares. Que está rodeado de problemas, ganhando pouco e blá blá blá. Confesso que quando ela disse isso eu me segurei pra não gargalhar ao telefone em respeito a ela, que afinal, foi a segunda vítima disso tudo. Ele está com problemas é? Trabalhando muito e ganhando pouco, é? Se sentindo inferior? Bem, Problemas por problemas, vamos nos sentar, colocar as cartas na mesa e ver quem ganha. Puta que o pariu, eu tenho 36 anos, moro com a minha mãe, ganho 800 reais para sustentar uma família de 3 pessoas, moro de favor, mal me sobra dinheiro no final do mês para pagar minhas contas pessoais ou sair da forma que quero e é ele que está com problemas? O cara é enfermeiro ou sei lá o qual é a formação dele. Deve ganhar o que? Pra lá de mil reais? Acredito, não posso dizer ao certo, pois não o conheço, que ele não tenha que sustentar a família ou algo do tipo. Basicamente pelo que sei, o lance é ele, minha prima, o lugar que eles vivem e as contas a pagar, coisa que todo mundo tem, inclusive eu, por 3, diga-se de passagem. Aí o cara, numa crise de insegurança foda, resolve me surtar e rodar a baiana pra cima de mim, que não tenho nada a ver com o pato? 

Eu sinceramente até pensei em esquecer o assunto e deixar pra lá, não comentar mais nada sobre, nem mesmo aqui no blog, já que, do fundo do coração, gosto muito de minha prima e de sua companhia, mas infelizmente o coitado do namorado dela já são outros 500. Eu estou aqui, me matando de trabalhar, estudando a noite, contando minhas moedinhas pra pagar as contas, e aí me aparece um filho da puta inseguro, surtado, que tá se sentindo um merda porque, pelo que dizem, ganha menos que a namorada, e vem me agredir a toa? Algumas coisas temos de deixar passar, mas outras, pensando bem, merecem ser um pouco mais mastigadas até poderem ser cuspidas
Eu, que já não fazia nenhuma questão de conhecer o coitado, agora faço menos ainda, na verdade eu já avisei a ela que não quero vê-lo nem mesmo pintado, ele se arrependendo ou não, o que eu duvido que vá acontecer, é lógico. 
Realmente uma pena, mas por um lado episódios como esse levantam muito a minha autoestima, pois eu sempre me acho tão idiota e imaturo em tantas coisas, aí me aparece um idiota qualquer e me mostra que eu estou levando as coisas bem melhores do que eu pensava. Reclamo sem parar, bato na mesma tecla dos meus problemas até sangrar a ponta dos dedos, caio doente, fico depressivo, mas não chego a certos pontos como muitos chegam, ganhando com certeza, bem mais do que eu ganho. 
Sinto muito pela minha prima, pois ela vai ter um certo trabalho quando for terminar com o cara daqui um tempo, sei lá quando. Relacionamentos baseados no ciúme não duram. Digo isso pela minha própria história de vida com meus amigos e mais recentemente o meu pequeno moreno. Se duram, é por puro masoquismo de uma das partes ou carência mesmo.

Sobre o Autor:
Eduardo Montanari Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática, trabalha como designer e diagramador. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.



1 Divagações

  1. Eu hein que cara surtado. Meu namorado também sofre com essa questão financeira, ele é designer como você, às vezes não pagam a ele, às vezes ele não tem dinheiro pra comer, dinheiro pra passagem e ele não reclama disso e também não deixa de ajudar as pessoas, mesmo algumas delas pisando nele.
    Problemas financeiros não é desculpa pra ninguém agir dessa forma. É aí que o cara mostra os defeitos: fraco, inseguro e agressivo.

    Realmente se eu tivesse essa rotina que você tem, eu não sei o que seria de mim, rs. Eu não tenho essa rotina, mas tenho dias assim de vez em quando. Com prazos a cumprir, trabalhos, estudos, curso e não sei o quê... Mas é bom que não fica de cabeça vazia né?
    Boa semana pra ti!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!