4

Velhos hábitos perdidos.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Preciso realmente retomar o hábito da leitura. Hoje cedo eu estava olhando a estante da sala e vi vários livros, alguns muito bons, os quais, de uns anos pra cá não tenho querido nem passar perto. Alguns desses até eu mesmo comprei, outros ganhei, assuntos do meu interesse por sinal, coisas que me entretiam, que me distraiam e me faziam relaxar. Nunca fui um leitor ferrenho, desses que devora um livro de 500 páginas em duas semanas, mas me lembro que quando pegava algo pra ler eu lia até o final, lia com gosto, depois, tinha orgulho de, durante alguma conversa mais "cult", poder dizer "eu já li esse livro". 
O caso é que nos últimos anos mudei bastante, principalmente nos últimos dois, passei por coisas e senti coisas que jamais imaginei serem possíveis. Pra alguém como eu, que teve uma infância e uma adolescência beirando a ingenuidade plena, bem, na verdade na infância eu realmente era o retrato da ingenuidade plena, sentir o que senti, descobrir o que descobri e acima de tudo ter a coragem para tomar algumas das atitudes que tomei provocou em minha cabeça uma tempestade muito grande. Nunca soube lidar com as coisas que sinto e não foi diferente nos últimos tempos. Eu tento enfrentar, tento lidar, tento filtrar, mas no final das contas acabo derrotado por uma avalanche de sentimos os quais drenam minhas forças físicas e mentais de forma absurda. 
Hoje o máximo que tenho lido é uma Graphic Novel em quadrinhos aqui, outra ali, a arte dos quadrinhos tem me distraído e me sinto um pouco menos perdido quando mergulho nesse mundinho que me é familiar. O estímulo visual causado pela arte das histórias tem servido como um paliativo para que outras imagens não se formem na minha cabeça. Não tenho conseguido me concentrar mais com livros, até tento me entregar, tento entrar naquele mundo, mas não importa o tamanho, não importa o tema, ficar olhando para aquelas páginas brancas, cheias de letras e linhas acaba mais me cansando do que me fazendo bem. Meus olhos correm as linhas, mas minha cabeça está longe, lembrando de coisas que não quero lembrar, imaginando situações que quero espantar da minha cabeça, tentando desesperadamente buscar uma solução pra algo que as vezes parece sem solução. 

Espero algum dia conseguir ler novamente, aproveitar um bom livro, me entregar à história, deixar que isso me faça bem, porque no momento eu só tenho conseguido pensar em uma coisa...

Sobre o Autor:
Eduardo Montanari Nascido e ainda morando na cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo, sou estudante de Design e trabalho como designer e web designer, áreas pelas quais tenho muito interesse. Amo cinema, quadrinhos e boa música.



4 Divagações

  1. O que será que tem lhe feito desviar a atenção da leitura? Poderia chutar algumas respostas, mas prefiro não. Contudo, acredito que você deve estar sofrendo da famosa "Ressaca Literária", já que, imagino eu, a sua carga de leitura teórica na faculdade deve ser bem ampla. Se for isso, acho muito normal. Vindo de uma pessoa como você: inteligente, culto e articulado, deve ser apenas um momento. UM ABRAÇO E AMEI O TEXTO, como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapha, infelizmente não é nada disso de "ressaca literária", porque eu realmente não cheguei perto de nenhum livro na universidade pra ler, já que estudar me faz passar mal. O fato é que eu realmente não estou conseguindo superar certas coisas que andaram me acontecendo. Enfim...

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eu, aquele a quem chamam de Eduardo, lhe tenho o sentimento de gratidão. Mesmo eu sendo um ser nocivo.

      Excluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!