0

Volta às aulas, mais desafios literários e uma orgia para Cthulhu.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Minhas aulas na universidade tiveram seu reinicio no ultimo dia 30 de janeiro. Mais do que obvio que quase nenhum aluno da sala compareceu, já que começar o ano letivo praticamente no final de semana foi uma idéia no mínimo idiota, de seja lá quem foi que a teve, mas, como eu já trabalho o dia todo na reitoria mesmo, não vi motivos para faltar, mesmo sabendo que aula mesmo, nós não teríamos nenhuma nesse dia. Com todos os alunos, mesmo nós, os veteranos, ainda perdidos e desmotivados, era de se esperar que a nova professora apenas nos colocasse a par de qual será o seu plano de ensino ao longo do ano de 2014. O resultado disso é que decidi ir embora durante o intervalo, já que, alem de eu saber que a aula não renderia nada, as luzes da sala estavam com mal contato, forçando a professora a usar as luzes de emergência, o que deixou o ambiente meio escuro pra mim, e depois de nove horas trabalhando em frente a um computador na reitoria, forçar minha vista, que já não é lá essas coisas, por mais quatro, não acho valido. 

Como eu já previa, não consegui terminar o livro que estou atualmente lendo, antes do reinicio das aulas, pois além de longo ele é um tanto maçante, interessante sim, mas cansativo, o autor se prende demais à detalhes, datas e descrições que acho desnecessárias, fazendo com que a trama se desenvolva de forma lenta demais. Não pretendo abandonar a leitura, mas é fato que agora vou demorar ainda mais para terminar, já que praticamente só terei tempo para sentar e ler com calma nos finais de semana, isso enquanto os professores ainda estão sem nos passar nenhuma atividade ou trabalho, mas como eu me propus um desafio, vou continuar insistindo, mesmo que só termine daqui um mês ou dois. Pelo menos isso me dará tempo para terminar de pagar o último livro que comprei, O verão das bonecas mortas, pra depois poder comprar o do Edgar Alan Poe que tanto quero. Preciso verificar também como se dará o andamento das aulas, pois não vou gastar dinheiro com livros que não vou ter tempo de ler, já fiz isso, hoje não mais. 


Enquanto não termino meu livro, só pra não perder o costume, vou falar aqui sobre uma “graphic novel” muito interessante que comprei no meio do ano de 2013. Há tempos estou para comentar sobre ela, mas só agora estou disposto a isso. Falo de Neonomicon, de Alan Moore. Inicialmente publicada como uma minissérie em 4 edições, nos Estados Unidos, Neonomicon chegou às comic shops do Brasil pela Panini Comics, num encadernado muito bacana. Sexo explicito, ilustrado de forma ousada, forte violência, uso de drogas e uma história focada no horror sobrenatural são os elementos que compõe a obra de Moore, que é um artista mundialmente conhecido, não apenas pela inegável qualidade de todos os seus trabalhos, mas também por suas polêmicas. Com Neonomicon não foi diferente, já que o autor declarou abertamente que só realizou o trabalho para pagar as dividas do imposto de renda. Óbvio que isso não decresce em nada a grandiosidade do trabalho.


Neonomicon conta a história de dois agentes do FBI que investigam uma série de assassinatos bizarros e misteriosos, que de alguma forma parecem ter conexão com uma seita macabra, ligada às obras do escritor H.P. Lovecraft. Conforme a investigação prossegue, os dois agentes vão mergulhando em um mundo de horrores inconcebíveis, que desafiam a realidade. Essa “graphic novel” é na verdade uma grande homenagem de Alan Moore às obras de Lovecraft, autor do qual, confesso, apenas ouvi falar muito bem, mas não li nenhum dos livros. Esse detalhe pode tornar a leitura um pouco difícil e confusa, já que as referências às obras de Lovecraft estão praticamente em cada página, mas nada que torne o entendimento da trama uma tarefa impossível, mesmo quando alguns diálogos são transcritos na forma de uma língua antiga e desconhecida.


Para os leitores mais puritanos e desavisados, Neonomicon é uma obra que pode chocar, chocar MUITO, já que nada é amenizado nas cenas de sexo, violência e no uso de linguagem pejorativa, contudo nada disso é gratuito, já que é preciso que se tenha a consciência de que existem histórias em quadrinhos infantis e outras, próprias para o publico adulto e que, a obra em questão é uma delas. Embora bem menos famosa do que Watchmen e V de Vingança (outras criações de Alan Moore), Neonomicon não deixa nada a desejar em relação à essas duas obras primas e complementa com primor o conjunto da obra do autor. Os desenhos da história são de Jacen Burrows. Neonomicon é uma continuação de um conto de Moore adaptado para os quadrinhos chamado O Pátio. Na edição nacional, a Panini acertadamente incluiu O Pátio como prólogo da história. Apesar de ambas funcionarem de forma independente, sem dúvida uma complemente e ajuda a entender a outra.

Neonomicon

Publicado em: agosto de 2012
Editora: Panini
Licenciador: Avatar
Categoria: Edição Especial
Gênero: Terror
Status: Edição única
Número de páginas: 188
Formato: Americano (17,5 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 24,90
Essa edição está em 198 coleções e é o sonho de consumo de 20 usuários.Crédito da capa e editor
Arte: Jacen Burrows Editor: Fabiano DenardinBernardo Santana 





Sobre o Autor:
Eduardo Montanari Nascido e ainda morando na cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo, sou estudante de Design e trabalho como designer e web designer, áreas pelas quais tenho muito interesse. Amo cinema, quadrinhos e boa música.



0 Divagações

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!