0

Um pouco dos Dias da meia-noite

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Eu juro, juro que até o meu aniversário, no dia 26 de agosto, conseguirei terminar A Batalha do Apocalipse, que é o livro que estou tentando ler atualmente. Estou com ele parado há duas semanas, um pouco além da página 110 e ainda tem muita coisa pela frente, mas passei o Sábado e domingo fazendo pesquisas para um seminário que serei obrigado a apresentar na aula de informática da universidade, sobre três softwares do Pacote Adobe: Photoshop, Illustrator e InDesign. Nesse meio tempo, em meio a uma pesquisa e outra, tenho lido histórias em quadrinhos, que são mais curtos e eu termino em umas duas horas no máximo. No momento estou lendo a série Valente, em três edições, do brasileiro Vitor Cafaggi, pretendo dar meu parecer sobre a obra depois de terminar tudo, mas já adianto que é um dos textos mais humanos que já li. Das obras de Neil Gaiman que tenho me interessado em ler, Dias da Meia-Noite é uma que me chamou demais a atenção. Trata-se de um encadernado de 176 páginas, capa dura, do selo VERTIGO, lançado pela Editora Panini Comics, no ano de 2013. Essa edição de luxo reúne seis histórias clássicas, os primeiros trabalhos feitos por Neil Gaiman para a DC Comics, publicados na íntegra, pela primeira vez.


Difícil pra mim falar sobre Neil Gaiman sem "puxar sardinha" pro lado dele. Mundialmente conhecido como o criador do personagem Sandman, suas histórias são repletas de suspense, terror e mistérios sombrios, coisas nas quais sou muito fissurado. Como já disse em outras postagens, sinceramente conheço pouco da obra dele, apesar de conhecer seu nome, somente agora tenho me interessado mais em buscar seus trabalhos, e em Dias da Meia-Noite eu encontrei um prato cheio, com o qual pude me deliciar a cada página lida, não apenas pelas tramas macabras e muito bem escritas dos contos, mas também pelas artes primorosas de alguns dos mais premiados artistas das HQ's, como Teddy Kristiansen, Dave McKean, Mike Mignola, Steve Bissette, John Totleben, Richard Piers Rayner, Sergio Aragonés, entre outros. Há tempos, por exemplo, não achava nada interessante sobre o Monstro do Pântano para ler, um dos meus personagens favoritos, denso e filosófico, mas pude matar as saudades com dois contos fantásticos presentes na edição: Jack in the green e Contos dos Deuses Peludos. De repente foi como se eu tivesse sido transportado à minha adolescência, quando fui apresentado ao personagem pela primeira vez, por um gibi dado a mim por meu tio: The house of secrets, mas que, se não me falha a memória, foi publicado aqui em uma das edições dos Super Amigos, me corrijam se eu estiver errado.




Mas o destaque dessa edição, para mim, particularmente, foi o premiado conto O Abraço, história publicada originalmente em HellBlazer nº 27, que tem como protagonista John Constantine. O conto é sobre um mendigo que, numa noite gelada de um inverno rigoroso, morre congelado, desejando um abraço para se aquecer. Seu espectro atormentado então, vaga pela cidade em busca desse alento, causando bizarras mortes. A história chega a ser mais triste e melancólica do que assustadora, deixando você com uma sensação, um misto de asco, piedade e apreensão. O Teatro da meia-noite de Sandman é a história mais longa do compilado, não tão boa quando O Abraço, em minha opinião, mas bacana, com uma atmosfera noir, uma típica história de detetive, mas com toques sobrenaturais e onde temos a participação do Sandman original, o que me fez gostar mais ainda da trama. Infelizmente a edição já não está mais nas bancas, mas acredito que ainda possa ser encontrada pelo site da Saraiva. Pela obra que é e a qualidade gráfica do material, considero o preço bem em conta, R$ 23,90. Mais do que recomendo, tanto para quem é fã de Neil Gaiman e já conhece bem suas obras, tanto para quem quer, assim como eu, começar a conhecer um pouco mais sobre o artista.


Sobre o Autor:
Eduardo Montanari Nascido e ainda morando na cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo, sou estudante de Design e trabalho como designer e web designer, áreas pelas quais tenho muito interesse. Amo cinema, quadrinhos e boa música.



0 Divagações

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!