2

Resenha: HIDEOUT - de Masasumi Kakizaki

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015


Não podemos negar uma verdade: japoneses sabem fazer contos de terror. Hideout (esconderijo) é um mangá de volume único, publicado no Brasil pela Editora Panini, escrito e desenhado por Masasumi Kakizaki e que conta a história de Seiichi Kirishima, um escritor sem sucesso que decide viajar com sua esposa para uma ilha paradisíaca, com a intenção de tentar consertar seu casamento que ficou abalado após a morte do filho pequeno do casal, num trágico acidente em seu apartamento. Tudo corria aparentemente bem até Seiichi levar sua esposa a uma cachoeira e lá, revelar suas verdadeiras intenções. Cansado de ser acusado pela esposa, sua família e os amigos, de ser o responsável pela morte do filho, por negligência, num ato de revolta ele decide matar sua mulher, com o objetivo de recomeçar sua vida. Durante a perseguição acontece algo inesperado: ambos acabam presos em uma caverna macabra por um bizarro homem deformado e insano, que mais parece um monstro. O que Hideout nos mostra não são fantasmas, criaturas sobrenaturais ou coisas do gênero, mas sim o lado sombrio e perturbado do homem, enfatizando como o ser humano pode revelar o mal que há dentro de si, não somente em momentos de perigo, mas no seu dia a dia, o quanto a falta de autoestima, a dor de uma perda, a solidão e a culpa podem transformar, ou melhor dizendo, transtornar as pessoas.


Mesmo com suas mais de 200 páginas, Hideout é uma leitura rápida (você consegue concluí-la em pouco mais de uma hora), mas que vai prender você do início ao fim. Apesar de ter poucos diálogos e uma narrativa mais voltada para o apelo visual, com ilustrações magistralmente bem trabalhadas, que nos transmitem perfeitamente o clima escuro e claustrofóbico da caverna, sempre abusando das sombras e dos tons de cinza, a história flui leve, apesar de bastante tensa e atiça a curiosidade do leitor em descobrir como é que esse pesadelo macabro vai terminar (ou não). Masasumi, que se diz fã de obras de terror desde a infância, diz que baseou a história de Hideout em um de seus maiores ídolos do gênero, o escritor Stephen King, além de, claro, ter buscado sua inspiração em diversas outras obras do gênero. Tomando cuidado agora para não dar nenhum spoiler, como toda boa história de terror japonês, uma criança vaga pelos túneis escuros e apesar disso dar medo, é interessante na trama ver a estranha relação que ela acaba desenvolvendo com Seiichi. Mesmo sem possuir uma temática sobrenatural, Hideout consegue ser bastante assustador em alguns momentos e é excelente como uma leitura de fim de noite, com a porta do seu quarto aberta e a luz do corredor apagada para dar aquele clima de tensão bacana.


Hideout (Idem, Japão – 2010)
Roteiro e arte: Masasumi Kakizaki
Editora (no Japão): Shogakukan (2010)
Editora (no Brasil): Panini Comics (outubro de 2014)
Páginas: 224

EDUARDO MONTANARI
Virginiano, bauruense, Designer, ilustrador e web designer. Amante de cinema, quadrinhos, boa música e outras nerdices. Sonhando com o namorado ideal.



2 Divagações

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!