0

Sobre mães.

sexta-feira, 11 de maio de 2018



Minha mãe sempre foi e ainda é um ser humano complicado. Assim como eu, ela é cheia de assuntos inacabados, mágoas e traumas. A diferença que vejo entre nós é que reconheço isso em mim e me esforço pra não levar todas essas coisas comigo pro túmulo quando me for. Já ela, com 75 anos, não sei se consegue ou se pretende mudar seu modo de pensar nessa altura do campeonato. Dizem que algumas pessoas quando envelhecem mal, voltam a ser um pouco imaturas, acho até normal. O problema é quando isso se mistura com as outras coisas que já citei, mágoas, traumas e assuntos inacabados.
Tenho muita compaixão por ela e tento compreende-la, mas como sempre escrevo aqui, nosso relacionamento ficou desgastado ao longo dos anos e hoje, tentar aguentar seu jeito de ser me cansa bastante. Ela sempre me diz que somos iguais e eu concordo em partes, herdei muitos de seus defeitos e já fui muito prejudicado por eles. Perdi a conta de quantas pessoas já afastei de mim ou que optaram por se afastar devido ao meu jeito difícil, minha carência afetiva, minhas cobranças exageradas. Hoje busco me controlar, procuro ao máximo deixar esse círculo vicioso, mas ela, já idosa e cansada, se entregou a isso e parece não querer fazer esforço algum para mudar. Imagino o quanto isso deve desgasta-la, mas desgasta ainda mais quem está ao seu redor. Ela cobra atenção, carinho e amor das pessoas ao redor mas é belicosa, rude, agressiva. Por conta disso, quando tenta ser simpática, transmitir amor, amizade, acaba soando muito falso, forçado, muitas vezes até teatral, o que me irrita bastante. Ela parece acreditar que as pessoas tem a obrigação de gostar dela, mas ela mesma não gosta muito de ninguém, sempre apontando os defeitos de tudo e de todos, reclamando, julgando e criticando. Ele sempre se julga justa e certa, enquanto os outros estão sempre errados. E pra mim, brigar com ela por causa disso, tentar corrigi-la, abrir-lhe os olhos apenas me cansa muito, pois cada vez mais sinto que é um caminho sem retorno.
Como eu disse, nosso relacionamento se desgastou, acabei me tornando uma pessoa bem fria, pouco amorosa, em relação a ela e aos outros, mas bem ou mal tinha planos para o dia das mães. Nada grande, nada emotivo, mas pretendia lhe dar um presente que ela disse que precisava, um espremedor de laranjas. Mas ela é difícil, complicada, não facilita. Pretendia ficar dormindo em casa até terça-feira que vem, ir domingo almoçar na casa da irmã, mas simplesmente desistiu, se cansou, quis voltar pra casa dormir na própria cama, disse que não liga pra almoço nenhum.
O espremedor? Ela quis levar o nosso, usado, pois é de uma marca famosa. Disse pra minha tia que esses espremedores novos são ruins, marcas vagabundas e que vão quebrar em pouco tempo. Enfim, complicado.




0 Divagações

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!