2

Eu odeio amar ou amo odiar?

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"Podemos odiar aqueles que amamos. Os outros são indiferentes."
Henry David Thoreau



Acredito que as vezes, do mesmo jeito que temos a necessidade de demonstrar, provar o nosso amor por alguém, dizer coisas e tomar atitudes que façam a pessoa perceber o quanto a amamos, também temos necessidade em alguns casos específicos, de mostrar pra ela o quando a odiamos ou no melhor das hipóteses, estamos profundamente magoados.


Sou uma pessoa que segue os meus instintos primitivos. Não, não saio por aí arrastando mulher pelos cabelos, caçando na floresta ou comendo carne crua. Mas com os passar dos anos venho me tornando cada vez mais adepto do sentimento puro. E puro que eu digo, não é pureza, inocência. De inocente já não tenho mais nada há muitos anos, muito pelo contrário.


Quando eu digo puro, quero dizer "não filtrado", ou seja, se eu amo, amo muito, se odeio, odeio com todas as minhas forças. Já me foi dito por amigos e eu mesmo percebi que isso é uma forma de extremismo bastante auto destrutivo. Sinto as coisas de maneira tão intensa que ignoro os meios termos. Ser uma pessoa que segue seus instintos primitivos tem como efeito colateral uma certa irracionalidade.


Ainda assim, algo bem dentro de mim não vê erro nisso, embora a lógica diga que há. As vezes conceitos de moral, regras de boa conduta social, essa repressão toda de sentimentos simples por parte das pessoas, a própria racionalidade humana me irritam demais. O modo como isso tudo faz com que as pessoas se obriguem a usar tantas máscaras para tantas situações.


Por isso aderi à sentimentos francos e não vejo nada de anormal ou extremista nisso. Não usar de franqueza, para mim é o mesmo que usar de falsidade. E hoje em dia percebo que mesmo quando as pessoas dizem usar de toda sua franqueza, ainda assim ela vem maquiada. Elas usam de um "sinceridade segura". Mas, pensando as vezes, não seria isso o uso do famoso meio termo?


Se for isso, se mascarar sentimentos bons ou ruins, omitir opiniões, racionalizar com hipocrisia for usar o bom senso, prefiro continuar no meu extremismo e na minha franqueza belicosa. "Pra que mentir, fingir que perdoou? Tentar ficar amigos sem rancor", como dizia o saudoso Cazuza. Pra que dizer que gosto, se amo? Pra que dizer que amo, se odeio?


As pessoas ficam chocadas com certos pontos da minha personalidade. Quando digo amo fulano ou odeio muito beltrano, elas reagem como se fosse a coisa mais anormal e antiética do mundo. Como se houvessem motivos racionais para o amor e o ódio. Quem diz que consegue racionalizar seus próprios sentimentos é um hipócrita. Mais cedo ou mais tarde sempre se entrega a seus instintos primais.


Interessante disso é que tamanho é o medo delas perante isso, perante se deparar com seus sentimentos interiores mais básicos, bons ou maus, que a sua primeira reação diante disso é a negação, mesmo que isso esteja explícito tanto para si mesma quanto para os demais. E negar seus sentimentos para si mesmo é burrice, mas negá-los para as outras pessoas quando eles são evidentes, é hipocrisia.


Tenho usado muito essa palavra nos meus posts para descrever muitas coisas, não é? Hipocrisia. Talvez o venha fazendo porque finalmente esteja conseguindo enxergar claramente o uso disso por parte das pessoas. Ou talvez esteja ainda tão magoado, tão ferido por parte de algumas pessoas que no final das contas esteja sendo tão hipócrita quanto as pessoas as quais julgo com prazer.


Entretanto para mim, admitir a própria hipocrisia é franqueza. E franqueza é uma forma mais crua de sinceridade. E eu posso ter todos os defeitos do mundo, mas ser falso, como já andaram me acusando, não é um deles.

2 Divagações

  1. Você escreve MUITO bem!

    Quisera eu me expressar desta maneira!

    Parece que sempre me faltam palavras...

    ResponderExcluir
  2. entao henry,vc ten razao,me identifiquei bastante com teu jeito de ser, pois eu sou muito radicalista tbem. muitos nao gostam,, estas atitudes geram inimizades e as vezes ate perigosas,, e tem uma coisa em mim que tambem me asusta mas que admito para todoos,, adoro viver perigosamnte, odeio tedio e rotina,, quando tudo esta muito morno,,gosto de açao. adrenalina,, mistérios me fascinam,, ahh tem outra coisa,, como a gente gosta de falar da gente ne,,? parabens cara, vc e fera,,

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!