1

Ainda analizando o futebol

sábado, 19 de dezembro de 2009



O texto a seguir não é de minha autoria. Eu o estou publicando com a devida autorização do blogueiro Rudy, dono do blog http://rudyrafael.wordpress.com/ .
Todo mundo sabe que eu odeio futebol e, quando li o texto dele não pude deixar de me encantar e lhe pedir autorização para publicar aqui.





"No último domingo o time mais querido do Brasil e com a maior torcida do mundo sagrou-se hexacampeão nacional de futebol, o esporte mais popular do mundo. 


Toda esta festa, consagração e movimentação fazem com que algumas coisas comecem vir à tona. Qual o verdadeiro motivo que leva uma pessoa a torcer para um time? 


Paixão? Amor? O gosto pelo esporte? 


O futebol virou apenas mais um meio de auto-afirmação. 


A pessoa transfere para o time que torce a responsabilidade de assumir uma determinada postura: a de vitória. 
No time pelo qual torce a pessoa se vê. 


Ela precisa que o time seja vencedor, para que suas derrotas pessoais sejam superficialmente esquecidas, tanto por ela como pelos outros e quando isso não ocorre, vem a frustração, violência, raiva, ira e tudo o mais que represente a insatisfação. 




A transferência do dever ser faz com que o torcedor personalize um clube de futebol como sua própria extensão de identidade. O time é ele, se o time é vencedor, ele é vencedor, se o time perde, ele se sente perdedor. 


Nas vitórias do time é que o torcedor se impõe sobre o outro e nas derrotas o outro se impõe sobre ele. O torcedor do time que perdeu se sente perdedor e o medo de não ter algo positivo a mostrar gera a ira, raiva e angústia e, como grandes torcidas formam grandes egrégoras, acaba que o coletivo acaba formando uma grande bomba vibracional, que uma hora pode explodir e descabar em atos negativos. 


Da mesma forma, quando o time vence, o torcedor se sente mais feliz, vitorioso, como se o mundo estivesse em suas mãos e como se fosse realmente um deus criador dos céus e da Terra; até esquece que isto não impedirá que as contas venham fim do mês. Na realidade, tudo isso é pura ilusão, a realidade é o que é, cada um é o que é. 





Uma pessoa não é a roupa que veste e também não é o time que torce. Se o time vencer e for campeão, isto não torna a pessoa vencedora, da mesma forma que se o time perder, isto não a tornará perdedora. Transferir o interno ao externo é um grande erro."




Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

1 Divagações

  1. CARA,FOI BEM FEIO O Q ACONTECEU LA EM CORITIBA.E ELE VAI PEGAR O MEU BAHIA EM 2010,VAI SER UM JOGÃO!!!!!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!