5

Por que príncipes e princesas viram sapos?

domingo, 16 de maio de 2010

O texto abaixo é de autoria da psicóloga clínica Sílvia Helena Molina. Para conhecer mais, acesse seu site http://silviapsicoterapeuta.zip.net/.



Escolhemos nossos parceiros de acordo com nossas necessidades emocionais, que vão desde o desejo de sentirmos protegidos à necessidade de sermos úteis ou mesmo explorados. Mas por que nos fascinamos sentimentalmente com alguém?

Buscamos no outro aquilo que nos falta, amamos quem nos causa a sensação de aconchego, de proteção, de algo que não conseguimos experimentar sozinhos, pois nos sentimos “incompletos”, se nos sentíssemos “inteiros” em vez de “incompletos”, não amaríamos!

Inicia-se então, a fase de encantamento, de atração, na qual buscamos na memória figuras que nos impressionaram e nos servem de base de modelos ideais para nos relacionarmos, ou seja, a cor dos olhos que mais nos agrada, o formato do rosto, o corpo, enfim, elementos que lembram os nossos pais até outras referências que sempre admiramos.

Essa fase não se resume apenas em aspectos ligados à aparência física, buscamos também por afinidades.

Para um melhor entendimento, citarei um exemplo: uma mulher admira homens fortes e educados, pois isso lhe representa respeito e proteção. Quando encontra um homem que apresenta essas características se fascina por ele e espera que o mesmo possua essas qualidades que julga importante. Ao projetar os nossos desejos sobre uma pessoa, estamos idealizando um príncipe ou uma princesa encantada! E, conforme vamos convivendo com a mesma, esperamos manifestações e características que havíamos idealizado.

E isso realmente acontece? Ou o nosso príncipe ou princesa se comporta e se apresenta como o indivíduo real que de fato ele ou ela é?

Creio que sim, e com isso muito provavelmente nos decepcionaremos, mas não exatamente por causa de suas reais características, mas porque havíamos depositado fantasias nossas que criamos e projetamos no outro. O problema nem sempre está na pessoa que idealizamos, mas sim no fato de depositarmos sobre ela os nossos sonhos e exigências de perfeição ao invés de prestarmos atenção em quem ela realmente é.

Silvia Helena Molina

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

5 Divagações

  1. É por isso que (talvez inconscientemente) eu faça algumas 'bobagens'em relacionamentos logo no início, tais como atrasar encontros, dizer o que não gosto nela - de modo sutil e bem humorado. Claro que com bom senso e delicadeza assim como gostaria que ela fizesse comigo. Em alguns casos funcionou. Assim não existe aquelas expectativas românticas de principe encantado e trololó que (machismo) as mulheres adoram nos homens e que depois são frustradas(?) no dia a dia...(ou melhor, não serão frustradas e sim desconstruídas pois nunca existiram, apenas no imaginário do outro - tanto homem quanto mulher

    ResponderExcluir
  2. Amigo! Acho que preciso de terapia. O relacionamento humano é uma erva daninha rsrs tu apara e lá vem outras questões. aí, novamente tu apara e surgem mais e mais. Acho uma verdadeira charada. Claro que muita coisa tem haver com nós mesmos. Até porque cabe a nós decidirmos nossos destinos principalmente quando usamos a razão. O problema está na teoria...quantos de nós já cometemos loucuras justamente por usar o sentimento? Várias. Há pouco tempo saiu na Revista Isto É uma reportagem que existe, sim, uma fórmula para o amor eterno. Li com uma voracidade a tese...mas não concordei. A verdade é esta: não existem regras...
    E por não existirem que fica tão difícil achar um príncipe ou uma princesa encantada! Portanto, divago no meu satélite rsrs bjo amigoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, cada caso é um caso e no que se diz a seres humanos, definitivamente não existem regras, isso vai variar com o histórico e a experiência de cada ser humano!

      Excluir
  3. Boa noite, minha paixão!
    Adorei a sua visita que é sempre muito preciosa!
    Acho que um dos "segredos" para que um relacionamento dê certo é não esperar muito do outro!
    "As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem."

    Lilian Tonet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente reflexão Lília!
      Obrigada pela sua contribuição! ;-)
      www.facebook.com/Psicolivre

      Excluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!