O sucesso profissional consiste em não se fazer inimigos.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras:
Regra número 1:
Colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe. Exemplo: Se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1999 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2009.
Regra número 2:
A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.
Regra número 3:
Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego. Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender.
Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas não é. A 'Lei da Perversidade Profissional' diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais possa ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos.
Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm boa memória.
5 Divagações
Ah, melhor mesmo é levar na boa e ser amigável com todo mundo!
ResponderExcluirGostei do novo visual do blog, abraços!
De leitora assídua, acho que estou me tornando dependente desse blog.
ResponderExcluirEu vi este cara no aeroporto. Quase fui perguntar pra ele quanto ganha...
ResponderExcluirMas como no ambiente de trabalho as amizades sao raras, classifico como pior os malas - chefes malas, suprevisores-malas, etc. Estes são verdadeiramente perigosos
Ta ai uma politica que eu sempre adoto no trabalho, procuro estar bem com todos, não procuro agradar ninguem,goste de mim quem quiser, mais procuro ser o mais amigavel possível.
ResponderExcluirDu... que dúvida fiquei agora!!!!!
ResponderExcluirSe for tua amiga, brevemente serei esquecida, se for tua inimiga não posso contar contigo...
Ser ou não ser, eis a questão, já diria Shakespeare . Como prefiro sempre ser amiga, vou correr o risoco.
Um abraço e desculpe-me a demora em aparecer.
Angel
Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!