9

Sobre comidas indigestas, aceitação, o ciclo da vida vital, camisas xadres e ser fortemente sedado.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Você percebe que apesar de tudo o que tem tentado fazer a sua vida continua uma merda foda quando você se pega catatônico na frente do seu monitor com o Word aberto, olhando o cursor piscar na folha em branco sem ter a mais vaga idéia do que escrever para o blog, já que
você não tem nada de relevante ou sequer muito interessante pra contar sobre sua rotina. Comecei a semana cancelando coisas. Como mudei de emprego também fui obrigado a mudar de banco e para não permanecer com duas contas abertas, sendo que só movimento uma, pedi ao chefe um tempo pra descer pro centro e cancelar a conta do Bradesco. Aproveitei e antes disso fui ver um curso no SENAC daqui pra fazer, mas a maioria dos que me interessam só abrem inscrições daqui dois meses. Esperarei.
Depois de muito protelar, não por indecisão, mas por pura falta de interesse mesmo, fui também cancelar meus vínculos com a auto-escola pra poder esquecer esse lance de carta de motorista pelo menos por um tempo. Não vou dizer que tentar tirar a carta foi uma péssima idéia, porque não foi. Tenho consciência de que fazer isso é complicado pra todo mundo, muita gente fica nervosa, muita gente reprova várias e várias vezes e tenta até conseguir tirar a tão sonhada carta, mas mesmo assim eu estou numa fase... Não, não estou numa fase, eu sou assim, preciso começar a admitir e aceitar isso, aceitar que sou uma pessoa que se estressa facilmente com as coisas e prefere abrir mão delas a ter que passar por situações com as quais fico desconfortável.

Ao mesmo tempo em que me sinto culpado por ser assim, pois pessoas como eu acabam morrendo sem conseguir conquistar metade das coisas que poderiam conquistar, também sinto que tenho o direito de ser assim, pois cada um sente as coisas de forma diferente e quando você se força a agir de uma forma que não é de sua natureza, é como se forçar a comer uma coisa que você não gosta, você engole, mas faz uma careta e aquilo desce de forma indigesta. Logicamente se quero fazer as coisas da forma que quero fazer, insistir em erros, desistir das coisas, tenho que estar preparado pra aceitar as conseqüências disso, não posso reclamar. Não que eu já não soubesse disso antes, mas chega um momento em que você precisa se aceitar, listar suas qualidades, seus defeitos, corrigir os que conseguir e conviver em paz com os que ficarem. Dentre os que com certeza preciso urgentemente corrigir está a minha inveja. Comecei a tirar a carta por causa dela e acabei desistindo por causa dela também, afinal, já disse que o que me incomoda não é o fato de eu ter ou não ter carta, mas sim dos outros terem. Portanto, percebi que eu ter uma carta, ter um carro ou não ter é irrelevante, pois os outros continuarão tendo os deles. E se eu for viver baseado nisso, com certeza não vou viver, pois sei que estou tentando lutar contra a ordem natural das coisas. Está óbvio pra mim que algumas coisas só conseguirei fazer na vida depois de arrumar as partes doentes da minha personalidade.


Falando em se aceitar eu tenho me concentrado muito nisso, me aceitar como sou e parar de lutar contra certas coisas contra as quais venho lutando há muito tempo. Talvez pareça ridículo aos olhos de muitos um homem de 35 anos ainda estar "se descobrindo" em vários aspectos, mas minha psicóloga costumava dizer que não se deve ter pressa pra amadurecer, pra querer se tornar um adulto, que cada um tem seu tempo pra tudo e que esse tempo deve ser respeitado, não pelos outros, mas por você mesmo. Tenho repensado muitos pontos da minha vida, muitas decisões que tomei ao longo dela e estou sentindo uma necessidade imensa de me libertar de certas amarras que me prendem há tempos.
Algumas coisas em nós são como são e nunca irão mudar e eu tenho percebido que lutar contra isso só te causa sofrimento e muita frustração, porque você passa a vida sentindo que não está vivendo como realmente quer viver e que não está mostrando ao mundo e nem usando, o seu verdadeiro potencial. Acredito que uma das coisas que me impede de amadurecer é esse medo de decepcionar as pessoas. Tenho medo de pensar o que quero pensar, de agir como quero agir e decepcioná-las. Só que eu estou vendo que isso não é recíproco, nunca foi. As pessoas vivem sua vida da forma que querem, fazem o que é melhor e mais vantajoso pra si mesmas independente do que eu ou qualquer outra pessoa ache. Sendo assim, porque eu preciso me sujeitar a aprovação das pessoas para viver minha vida? Tenho me sentido estranhamente mais a vontade comigo mesmo desde o começo desse ano. Tenho conhecido e conversado com algumas pessoas bacanas que tem me mostrado que algumas coisas não são tão complicadas quanto eu achava que eram, que não preciso da aprovação dessa ou daquela pessoa pra tomar as decisões que tenho vontade de tomar. Não sei o que é, mas sinto que alguma mudança pode estar acontecendo comigo e não consigo deixar de sentir que isso é pra melhor. Apesar das crises de depressão, da tristeza, da solidão e do tédio, tenho me sentido mais leve, como se a cada dia o peso em meus ombros diminuísse, como se eu não tivesse tantas responsabilidades com o mundo como eu imaginava que tinha. Imaginava não, sentia que tinha.
Eu sempre tive dois hábitos: achar que o mundo me deve alguma coisa que não deve e achar que eu devo algo ao mundo, que eu preciso ser pro mundo o que ele espera que eu seja, uma troca equivalente a espera de um equilíbrio ilusório. Acho que muita gente é assim e hoje consigo perceber que não é nem tanto por culpa da pessoa, mas sim do mundo e da sociedade que mudaram muito e nos cobram valores muitas vezes absurdos, tipo "se você não for tal tipo de pessoa, não se encaixará no mundo", então acabamos procurando dançar conforme a música que a maioria dança, esperando em vão sermos aceitos, entrar pro clubinho seleto das "pessoas normais e comuns". Todavia tenho visto que ser normal e comum não tem graça, não tem graça mesmo. A rotina da vida normal já é um saco, essa coisa de "nasce, cresce, reproduz, envelhece e morre" é realmente cansativa. Bom, vejamos o que esse ano me reserva.


Depois de olhar as fotos de um antigo amigo no  Facebook  e ver como ele ficou bonito, bem resolvido e de ver como camisas xadres lhe caem bem, fiquei bastante mal e fiz o que estou acostumado a fazer: desci até o centro e comprei uma semelhante pra ver se me sentia melhor. Apesar de não adiantar, gostei bastante e todos disseram que ela me caiu muito bem. O modelo não ajuda, mas percebi que as vezes pagar um pouco mais caro por algo compensa. Quase 90% de algodão num tecido deixa uma roupa muito confortável mesmo. Essa é outra das coisas que está mudando em mim, eu nunca fui de esbanjar dinheiro e na verdade ainda não sou, mas aos pouquinhos estou me valorizando mais e um reflexo disso é passar a comprar coisas de maior qualidade pra mim. Antes eu preferia gastar 10 reais numa camisa e 5 numa cueca por pura pão-durice, achando que qualquer coisa pra mim já estaria bom, mas não, cheguei a conclusão de que uma das partes de se gostar, de tentar se valorizar mais é se dar o melhor, se cuidar melhor.

O novo emprego vai bem, obrigado por perguntarem. O chefe continua investindo cada dia mais na empresa com algumas coisas muito úteis, como a cadeira maravilhosa na qual apareço sentado aí. Cara, mas uma maravilha pras minhas costas. Notem como estou feliz e bem humorado por causa dela, usando a camisa que comprei na C&A. Já outras coisas não são tão úteis, mas muito divertidas. Ter um chefe que tem a sua idade é muito vantajoso além de bastante divertido, ainda mais quando ele enche a geladeira de refrigerante e cola um adesivo de Space Invaders na porta da cozinha.

Minha cirurgia bucal parece estar próxima. Minha ortodontista já me deu encaminhamento para a extração dos quatro cisos e a reanatomização com resina, que vai aumentar o tamanho dos meus dentes, diminuindo assim o tempo de uso do aparelho. Depois disso acho que já posso ser fortemente sedado e entrar na faca. Estou cagando de medo, pois odeio cirurgias e hospitais, mas ao mesmo tempo estou super feliz e ansioso, pois será um sonho que se realizará, além do que, sendo obrigado a ficar sem comer eu vou perder essa barriguinha ridícula que ganhei. Estou com uns peneuzinhos violentos caindo por cima da calça e isso não tem combinado nada com meus braços magrinhos. Mas se tudo der certo no decorrer desse ano entro numa academia. Pretendia voltar à natação mas acabei enrolando demais e o tempo frio voltou novamente. Pelo menos na academia não vou precisar me preocupar com chuva ou algo do tipo.
Bom, é isso aí. Até a próxima amiguinhos.



Sobre o Autor:
Eduardo Montanari Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design, além de pseudo-web-designer. É formado técnico em informática e sabe estourar pipoca sem deixar muitos piruás sobrando. Semi-nerd assumido (se é que isso existe), gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.

Bookmark and Share

9 Divagações

  1. Hahahahahahahahhahahah!
    Seu bobo, NAMASTÊTA, foi otimo!
    Edú, ainda volto neste teu espaço para ler o post, é que agora estou na hora do almoço!
    Valeu hahahahhahaha pelo NAMASTÊTA! AHHAHAHAHAHAH
    palhaço hhhhahahahahh!

    ResponderExcluir
  2. kkkkk... é a auto-escola... e eu reprovei de novo, é claro! Mas vou de novo, um saco, mas seja o que Deus quiser, se é que ele quer algo. Pois, no momento tenho coisa bem mais graves a me preocupar. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Sr Edu, estamos aqui por intermédio do Rebobinando Memórias, pois já somos seguidores já ah algum tempo.
    Todos os seres humanos tem pequenos defeitos e virtudes, acho que não tem problema algum se vez por outra ficarmos um pouco desorientado ou sem saber o que fazer na realidade. Porém não acho que isso traga muitas consequências, eu não conto nem repasso meus defeitos nem virtudes por achar que não é interessante para os meus leitores.
    Meu espaço e de Informações e dicas que no qual acho relevante e oportuno, daí leiam quem quiser e achar conveniente.
    Gostei de estar aqui e voltarei sempre.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Então, cheguei a essa mesma conclusão que você, a gente acha que o mundo nos deve algo e que a gente deve algo. Daí a gente fica protelando várias coisas por não se sentir bom o suficiente para "agir no mundo". Afinal se devemos algo ao mundo, temos que ser perfeitos... Era o meu pensamento.

    Só que eu aprendi que a gente não deve nada. A gente só deve a si mesmo. Tem que se respeitar quando você quer dizer não a uma pessoa, por exemplo. Mas não fazer isso de forma leviana. Tem que se respeitar também os desejos de "hoje eu quero sair" e sair, independente de estar com alguém ou não, sabe.

    Nós não temos obrigação de perfeição. Olha o quanto isso é deturpado, passamos uma vida inteira tentando nos encaixar para o quê? Para nos sentirmos SEMPRE inadequados?

    Nunca vamos preencher as fantasias dos outros, por mais que tentemos, porque a gente realmente não sabe o que passa na cabeça do outros, podemos achar que sabemos, mas não sabemos. É tudo nossa visão. Assim como os outros não vão preencher nossas fantasias.

    Eu penso assim, vamos morrer. A vida é curta. Não estou dizendo pra viver feito um louco descuidado. Eu tô falando que a vida tem graça quando você também assumi riscos. Mas é assumir riscos com uma cabeça boa. O que adianta morrer pela pressão de tantas idéias sobre o que fazer para mudar, se no final, você sucumbi a pressão, antes mesmo de tomar qualquer ação?

    Eu penso assim, eu não tenho amigos, já passei anos tentando agradar, me integrar e levei na cara. Então hoje quando falo com alguém, posso falar normal, sem querer lamber o chão da pessoa, porque eu já sei que isso não adianta. Eu posso me dar ao luxo de ir lá, falar dignamente, sem morrer de insegurança, porque eu já sei que o contrário, me matar na pressão, na busca da perfeição, não vai me trazer nada positivo.

    A vida é mto melhor qndo a gente se livra dessa coisa de perfeição. Quando se pode TENTAR. Quando se pode arriscar.

    Isso tudo aqui não importa realmente, eu, você, todo mundo, um dia a gente vai tá morto, morto. Entendeu, morto. Morto, a gente não vai ter chance pra tentar mais nada, pra arriscar, pra ir em tal lugar.

    Você nesse momento tá vivo. Interesse se é perfeito ou não?

    A gente acha que tem que se encaixar em tal perfil, quando a gente faz isso, a gente não dá chance das coisas acontecerem pra gente, da gente reagir a vida como quer.

    Quanto tempo mais se negligenciando? Quanto tempo mais essa baixo auto-estima de achar que só tem valor se é perfeito?

    E esse cuidado extremo de não se fazer presente, se não incomodar alguém.

    Eu não digo isso só sobre falar coisas mal educadas pros outros, digo isso quando você tá afim de ser gentil e se paralisa por essa coisa de o tempo inteiro contabilizar carinho e atenção.

    As vezes é você quem precisa gostar. Quando você priva de gostar, vc tá privando vc mesmo de sentir algo bom.

    Agora a vida é uma arte. Aprender a curtir, pq curte, não pq vc quer que te curtam de volta, isso é uma arte.

    Dar espaço pra vc ser quem é, pra vc ter liberdade pra ser quem quer ser.

    As vezes deixar essa voz mental te dizendo toda hora que vc é imperfeito e perdeu mto tempo, deixar essa voz de lado, as vezes pode ser o necessário pra mudança realmente acontecer.

    Caso contrário vc só é escravo dessa voz de inaadequação, que vai te matar sempre na pressão.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Olá Edu!

    De tudo que você escreveu o que mais me chamou a atenção foi se "Se você quer ser bem sucedido é importante fazer tal coisa".

    Existem livros que explicam isso como O Capital de Marx ou A democracia da América.

    Romper os padrões o tornará infeliz pelo simples fato de ser diferente, mas se você aceitar que a vida é passageira, muitas das coisa que nos estressamos deixam de ter importancia.

    Mas não esquente se há amigos que usam roupas boas, no final da vida o que importa é o que você realmente é e ai que vai definir que tipo de pessoa que você foi.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Ter carro realmente é uma despesa danada. E quando escangalha uma coisa, escagalha logo um monte de uma vez. Uma vez meu carro enguiçou e enquanto esperava o reboque (caríssimo) o pneu arriou sozinho! Parecia até que era de sacanagem. Dá vontade de chorar. Eu só tenho carro pra poder ir ao mercado e carregar as bolsas. Foi por isso que comprei porque estava ficando com uma tendinite nos dois braços de tanto carregar peso. Mas ter carteira de motorista ou até apenas saber dirigir(aqui no Rio a gente não fala carta...) é bom, mesmo que vc não tenha carro. Numa situação de emergência, vc poderá precisar dirigir mesmo que seja o carro dos outros. Isso já me aconteceu. Não desista de tirar sua carteira.

    ResponderExcluir
  7. Sabe temos que ser nós mesmos, independentemente
    daquilo que somos. Se não for prejudicar alguém,
    seja, e viva a sua vida de forma plena.
    Fico feliz,por você estar se amando, e
    se julgar merecedor das coisas boas, da vida.
    É isso aí meu amigo, se agente não se gostar,
    quem gostará da agente, depois da nosssa mãe , é claro!
    Bonita camisa, fernandinho! rsrsrsrs
    Gente, você nunca me falou que era o
    tocha humana!hhahahahahhahah
    É mesmo legal trabalhar para pessoas
    com as mesmas faixa etária pois parecem
    falar as nossas mesmas linguagens .
    Edú quanto a cirurgia, eu sei que
    ninguém gosta de uma faca, mas vai
    dar tudo certo, tenho a certeza disto!
    Acho mesmo que deveria voltar para
    a natação, é um ótimo exercicio para
    o corpo e mente!
    Voce fala do frio,chuva,mas não tem piscina
    coberta por ai não?
    Valeu, meu querido amigo, desculpe pela
    demora em comentar em seu blog.
    NAMASTÊ, e muito obrigado pela tua
    relevante presença e comentários engraçados
    que deixa em meu cyber espaço.
    Aprecio, e muito!

    ResponderExcluir
  8. Edu meu amigo, vc num tem noção do quanto fiquei satisfeito em ler esse seu post, finalmente vejo que vc esta se encontrando meu amigo, e isso me traz muita alegria pois sempre torci por vc, mesmo aqui no silêncio, esse é o caminho da felicidade plena, o auto conhecimento.

    eu encaro a vida como uma guerra
    pra se vencer uma guerra
    antes de tudo vc precisa conhecer
    os seus pontos fracos e fortes
    bem assim como o de seus inimigos
    e aparti dai escolher a melhor estrategia

    e a vida é assim
    se nos cohecermos bem
    se conhecermos nossos medos
    qualidades, defeito, o que podemos
    e o que não podemos mudar
    com certeza teremos mas chances de vitória
    e vc esta enchergando isso

    parabéns meu esse é o caminho
    eu também já passei por esse processo
    e posso te dizer, que depois que comecei
    a me entender, me aceitar e a esplorar meus pontos fortes, e atrabalhar meus pontos fracos, as coisas só mudaram pra melhor

    um grande abraço amigo

    ResponderExcluir
  9. Apesar de adorar xadrez desde pequena e usar mesmo que não esteja na moda popular brasileira, concordo contigo que a pessoa deve viver travestida para não ouvir babaquices 24h, já que a maioria não tem nada melhor a fazer a não ser reparar em quem nasceu dotado de cérebro ou é original. Este mundo é para os sem personalidade, obedientes e medíocres, o que não é seu caso, então, se disfarce mesmo e viva travestido de mais um na estatística, assim você não precisará cantar I wanna be sedated por 30 anos como eu.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!