3

Sobre massagem de ego, crianças esqueléticas e folhas ao vento.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Meu aniversário está chegando e eu estou cometendo novamente um erro que jurei que jamais cometeria de novo: ficar ansioso por ele. Embora não ligue a mínima para a data, não vou negar que me sinto acarinhado ao receber parabéns sinceros de algumas pessoas mais próximas, mas isso não por causa da data em questão, mas sim pela sensação de ter sido lembrado. Só que isso na verdade me irrita, pois eu não devia e não queria ser assim, não devia esperar ser lembrado pelas pessoas pois isso é ficar fazendo expectativas e eu me prometi que não faria mais isso, ficar esperando algo de alguém. Mas estou percebendo que é da minha natureza carente esperar que as
pessoas se importem comigo. Por sorte aprendi a não fazer mais desse sentimento uma coisa que me domine. Antes, se as pessoas não reconheciam a minha amizade, se não fizessem algo para me agradar eu ficava muito, muito frustrado e revoltado, beirando a depressão. Hoje não. Eu até espero ser lembrado, espero ser querido e necessário aos outros, confesso isso, mas caso tal coisa não aconteça eu já consigo levar numa boa. Fico sim chateado, melancólico, com baixa-estima, mas logo em seguida ergo minha cabeça e continuo caminhando, não me deixo mais paralizar por sentimentos negativos como fazia antes. Um amigo meu está pensando em chamar alguns amigos dele para irmos comemorar meu aniversário no próximo dia 26 de agosto, quando completarei 35 anos de existência. Não faço mais questão disso, de estar rodeado de pessoas me dando os parabéns, ainda mais quando essas pessoas mal me conhecem, mas como disse, o fato de estar pelo menos por um tempo com todas as atenções da mesa voltadas pra mim, massageia meu ego, não consigo evitar. Pra mim nem precisava tanto. Mesmo que eu fosse ali na lanchonete da esquina só com uma pessoa com quem pudesse conversar por uma hora que fosse, já estaria ótimo, já consideraria meu aniversário comemorado. Até comer sanduíche de presunto sentado na sarjeta já estava valendo, mas embora não procure mais tanto pelas pessoas, não recuso caso elas queiram vir até mim, e se no dia 26 for esse o caso, então que seja. Só que queria não ficar esperando por isso, pois acontecimentos me fizeram passar a esperar sempre o pior das pessoas, tenho medo delas, medo de ser magoado por elas. Não sei se vou voltar a confiar em alguém plenamente como fazia antigamente. 


Eu fico realmente pasmo como algumas pessoas não conseguem exergar os próprios erros, como são hipócritas. Eu sou da opinião de que se você quer bancar o correto, quer parecer uma pessoa que realmente se importa com o seu próximo, deve fazer isso de uma forma geral, ajudar o mendigo, auxiliar o drogado, respeitar as mulheres, crianças e a sexualidade de cada indivíduo. Uma coisa que odeio muito são pessoas que "escolhem" onde aplicar sua moralidade, seu respeito, sua preocupação e pra outras coisas fica cagando e andando. Eu convivo com uma pessoa para a qual um dos principais passatempos é ficar xeretando o perfil dos outros nas redes sociais buscando homossexuais para "trollar". Muitas vezes escuto essa pessoa rindo sozinha na frente do seu PC e quando vou olhar, ela está olhando fotos de pessoas as quais nem sequer conhece, amigos dos amigos dela e tirando onda da aparência física da pessoa, da forma como ela se veste, como parece se comportar na foto. O principal alvo dessa pessoa são homossexuais. Ele se declara homofóbico confesso e tem orgulho disso. Acredito que se você não concorda com a sexualidade de uma pessoa isso é um direito seu, ninguém tem o direito de impor nada a ninguém, contudo acho que se você não concorda, apesar de ser um direito seu, fique na sua, não se manifeste sobre isso, ou pelo menos o faça de uma forma não preconceituosa. Sem críticas negativas, julgamentos ou humilhações. Outro dia desses essa mesma pessoa estava navegando pela home da UOL e viu uma reportagem sobre a fome na Somália. Crianças esqueléticas, famintas, que não tem mais força nem para chorar, pequenos zumbis, apenas pedaços vivos de carne esperando a morte iminente. Começamos a falar sobre o assunto, sobre como essas coisas são terríveis, difíceis de se lidar e ele disse que nem sequer olha fotos desse tipo, pois se sente péssimo, que chega a passar mal ao ver imagens tão perturbadoras, ainda mais de crianças. Fiquei pensando sobre o quanto uma pessoa assim é hipócrita. Se recusa a encarar a realidade, a ver crianças morrendo em fotos, mas é capaz de pesquisar perfis alheios para tirar sarro de homossexuais. Talvez ele ache que o fato de se sentir mal ao ver a miséria humana seja o suficiente para apagar o fato de que é um preconceituoso em vários outros sentidos. A maioria das pessoas são assim, sempre agindo de acordo com o que lhes é mais conveniente. 


Eu sou um homem extremamente emotivo e chorão. Adoro ser assim, pois sou da opinião de que chorar alivia grande parte do estresse que acumulamos no nosso dia-a-dia, com todas as tribulações que enfrentamos. Domingo eu fui dormir chorando. Um tiquinho por culpa, porque saí a tarde toda e acabei deixando de conversar com meu amor, mas também porque antes de me deitar eu baixei o quarto episódio do novo desenho dos Thundercats, exibido pelo Cartoon Network e me surpreendi com o roteiro desse capítulo chamado The song of the Petalars (A canção dos Petalars). Pela primeira vez vi em um desenho de ação americano um roteiro tão bem escrito, tão sensível e que conseguiu me prender a cada segundo. Resultado: Desliguei o PC chorando em bicas, com o nariz escorrendo e tudo o mais. Nesse epsiódio, os Thundercats continuam sua jornada solitária em busca do Livro da Justiça, depois que sua cidade natal, Thundera, foi dizimada pela raça dos lagartos. No caminho eles encontram na floresta uma minúscula raça de seres planta chamados de Petalars, interrompendo uma cerimônia religiosa que eles realizavam e assustando as pequenas criaturas, mas logo tudo fica esclarecido e os Thundercats fazem uma grande amizade com as pequenas criaturas. Nesse processo, Lion-O conhece o pequeno bebê/semente Emmrick, que se torna grande fã do Senhor do Thundercats e decide se espelhar nos passos de Lion-O. Após Emmrick ser quase capturado por um pássaro, os Thundercats descobrem que todo o ciclo de vida dos Petalars passa em apenas um dia, mas para os pequenos é como se fosse uma vida inteira. Na tentativa de achar uma saída da floresta os Thundercats se juntam em uma peregrinação com os Petalars e presenciam o cliclo de vida dessa raça, que vai nascendo, crescendo e morrendo rapidamente ao longo do dia, inclusive o pequeno Emmrick, que se torna um adulto em apenas algumas horas. Até o final do capítulo acho que vocês podem imaginar o que acontece com Emmrick e como isso afeta Lion-O, que avança mais um pouco em sua jornada rumo ao amadurecimento e percebe que a vida é curta, passageira e que somos meras folhas ao vento, por isso a necessidade de viver intensamente e lutar por aquilo que se quer. Animação belíssima, trilha sonora bacana e um dos melhores roteiros que já vi, como já disse. Até a próxima.

Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


3 Divagações

  1. Doru os Thundercats, do meu tempo, sabe como é... mas parabéns pelo níver, antecipado, pois não lembro de todo mundo. Minha cabeça sem Ritalina não é grandes coisas. Com, ela já não é, imagine sem. Chorar faz bem mesmo, tb sou desse time, mas me odeio por isso, não gosto nem um pouco! E quanto ao homofóbico, é assim, as pessoas cada vez mais ficam impondo moralidades, quando na verdade não conseguem se ver. Um homofóbico por acaso tem mais moral que um homossexual? Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ouvir e obedecer, atendendo ao seu pedido, só porque este é o mês do teu aniversário, caso contrario não voltaria , não!
    Brincadeiras a parte, saiba que estarei voltando aos poucos, para fazer aqueles lonnnnnnnngos comentários, que mais parecem um relatório, feito pelos agentes federais de algum perfil criminoso!rsrsrsrsrsr
    TOC , TOC , TOC, TOC, O EDÚ!!!!!!!!!
    Dá pra você dar um tempinho, para você mesmo, e pelo menos relaxar no mês do seu aniversário, e gozar juntos as pessoas que desejam comemorar a sua data?
    Dá para você esquecer pelo menos , um dia , pelo menos no dia em que você veio ao mundo, de todas as suas experiências ruins do passado?
    Respira um pouco, e daí que você é carente, que ser humano, não é carente neste mundo?
    Acho mesmo que até as pessoas mais bonitas e ricas do planeta são carentes, então por que seriamos diferentes?
    E que papo é esse, que eles mal te conhecem?
    Saiba que as pessoas só que rem se divertir, elas querem na verdade, um motivo, uma razão para celebrar a vida!
    Então que seja a data do teu aniversário a razão para eles comemorarem, eu sinceramente meu amigo , não vejo o por que de tanto drama da tua parte.
    Quer saber, acho você muito dramático, dê uma chance a você mesma de respirar , de sentir dor, de sentir raiva, mas faça isso naturalmente.
    Sem culpar ninguém, entende, não tenha medo de ser um ser humano, “imperfeito por natureza!”
    Todos nascemos, com o propósito de aprendermos algo de relevantes, com os outros, ficar se cobrando, ficar se torturando com os próprios erros, se apegando a detalhes da vida.
    Só vai te consumir, ao invés disto, comemore, beba, encha a cara meu amigo, cante, grite e esperneie, pelo menos na data do teu aniversário.(use protetor solar)rsrsrs
    A vida é tão curta, quantas postagens você falou sobre a morte, de fulano, beltrano e ciclano, eles são a prova de que da vida não levamos nada, só os bons momentos.
    Então vá lá , e comemore ao seu melhor estilo, e depois escreva sobre a sua incrível experiência, e diga para sí mesmo o quanto você foi feliz na data do teu aniversário.
    Sobre as pessoas hipócritas que ficam criticando os homossexuais, acho que já falei sobre eles para você, que eles na verdade são uns enrustidos, e que você e o mundo deveria despreza-los, pois estas pessoas são dignas de dó, de pena!
    Pois se casam, e fazem suas esposas e filhos infelizes, tudo isso para manter as aparências, e pela sua falta de coragem de assumir a sua verdadeira condição, tornam a própria vida num inferno e a dos outros!
    Tá vendo , neste último tópico, onde tú menciona sobre os seres petalares e seu ciclo diminuto de vida, volto ao primeiro assunto, sobre comemorar o seu aniversário!
    Você escreveu: “que avança mais um pouco em sua jornada rumo ao AMADURECIMENTO e percebe que a vida é curta, passageira e que somos meras FOLHAS AO VENTO, por isso a necessidade de viver intensamente e lutar por aquilo que ser quer. Animação belíssima, trilha sonora bacana e um dos melhores roteiros que já vi,”.
    Então meu amigo, seja o diretor do teu próprio roteiro, e faça jus ao fato de estar vivo, e comemore o teu aniversário como nunca !
    Sabe Edu, existem muitas coisas erradas no mundo, em mim, em você e em todo mundo(ninguém é o certinho ou o mocinho da história).
    Ninguém é certo, ninguém é o errado, estamos todos no mesmo barco chamado vida, estamos aqui para aprender, algo que teimamos não enxergar .
    Todos aprendemos por tentativas, errando e acertando algumas vezes, mas uma coisa é certa, não podemos acertar em tudo na vida, o importante é se divertir.
    E neste mês você tem um motivo, mais do que especial, você já tem até a galera e o cenário, então atue na sua melhor forma!
    Valeu irmão, te adoro, até o dia do teu aniversário!

    ResponderExcluir
  3. Ola Edu

    Realmente alimentar expectativas de algo nos dias de hoje, onde tudo é tão imprevisível, onde as pessoas são tão individualistas e atarefadas, sobrecarregadas de afazeres e preocupações, é o mesmo que assinar um atestado de decepção.

    É Edu, o que acontece com essa pessoa que vc conhece, é o mesmo que acontece com a maioria das pessoas, ninguém quer, mas encarar a realidade, hoje em dia as pessoas sempre mascaram tudo, e como que num ato de fuga, a alivio, para seus egos, sempre apontam o dedo, criticam e julgam, a fim de amenizar suas mazelas, pq no fundo, pessoas desse tipo, sabe o quanto são frágeis e incapazes.

    Cara eu ainda não consegui assistir essa série, alias eu nunca consigo assistir nenhuma, pois os horários, nunca batem com o meu, normalmente assisto, baixando na net mesmo, vou ver se consigo baixar.

    Bom Edu, desde já, quero deixar aqui meus parabéns, pois não sei como estarei no dia 26, te desejo sucesso, felicidades e muita força nessa sua jornada.

    mandei pro seu orkut meu msn se quiser adc pra gente bater um papo.


    um grande abraço

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!