0

Sobre recheio cremoso de limão, a dura vida de um web designer meia-boca e o uso de calmantes naturais.

domingo, 27 de novembro de 2011

Assunto para essa postagem é o que não me falta hoje, depois dessa semana de cão que se passou.
Foi-se o tempo em que eu bancava o exagerado dramático e ficava dizendo que essa foi a pior semana, o pior dia ou o pior qualquer coisa que aconteceu em minha vida, aliás, acho bem ridículo quem diz isso, pois afirmar que algo foi o(a) melhor ou pior coisa de sua vida faz parecer que você já viveu
toda ela e nada mais vai ter tempo de acontecer, seja positivo ou negativo, então aprendi a dizer que "dos últimos tempos", tal coisa foi a melhor ou pior. Confuso né? natural vindo de alguém como eu.
Já falei aqui sobre meu emprego atual, que estou trabalhando como web designer e estou incumbido de criar um novo layout de site para a empresa. Já contei também que desde o início do ano, quando entrei na empresa, mais especificamente fevereiro, venho criando vários layouts diferentes pro site a pedido do meu chefe, que anda tão atarefado que não teve quase nenhum tempo pra mim até agora, me deixando lá no meu canto feito um maior-abandonado e vez ou outra dando uma olhada rápida no meu trabalho.
Esse meu trabalho já deveria estar sendo usado há tempos, pois criei vários desenhos diferentes e bastava que ele optasse por um para que eu desse continuidade ao projeto, contudo entrou mês, saiu mês e ele, desorganizado como só ele é, tentou administrar vários assuntos de uma só vez e não deu conta de nenhum. Quanto ao desenvolvimento do site, foi deixando de lado e nesse  meio tempo, para eu não ficar ocioso, fui criando um layout atrás do outro. Oito no total, durante esses últimos meses.


Pois bem, no final da semana passada o belezão resolve ter uma crise de organização e veio até mim dizendo que o ano novo está aí, que precisamos aumentar a venda dos produtos e para isso precisamos colocar o site online urgentemente. Fiquei levemente irritado, pois afinal a minha parte eu já venho fazendo durante o ano todo, bastando apenas ele aprovar alguma coisa. Eu disse a ele que já tinha oito trabalhos prontos, que joguei todos no servidor esperando que ele os analisasse. Ele acessou o servidor, abriu site por site e eu fiquei lá do lado dele, todo esperançoso de que ele escolhesse algum. Ele olhou todos muito rapidamente, sem dar a devida atenção a nenhum, o que me deixou bastante chateado, em seguida olhou pra minha cara e num tom meio de deboche disse não ter gostado de nenhum. Obvio que minha auto-estima foi lá pras cucuias, já que os funcionários haviam gostado, os amigos para os quais mostrei meus trabalhos adoraram, mas ele, com todo o seu perfeccionismo não gostou de nenhum. E só pra colocar a cereja do bolo, como diz o meu grande, grande amigo Levi Ventura, do blog Só Pedaços, logo depois de ter descartado todo o meu trabalho de um ano inteiro ele abriu o primeiro site que desenhei logo que cheguei na empresa, feio, sem graça e no qual ele colocou o estilo dele em quase 90% e me mandou simplesmente refazer todo ele em uma semana. Óbvio que fiquei olhando pra cara dele com um misto de descrença, desejo assassino e vontade de falar umas boas verdades. Quer dizer que ele não me deu atenção o ano todo, não teve tempo pra me dizer o que realmente queria, pra agora chegar e me pedir pra refazer tudo em cinco dias? Tipo, acho que dá pra vocês imaginarem como eu fiquei, não é?
Sei que são ossos do ofício, que muitos passam por isso, mas quando você percebe que é algo que poderia ter sido evitado se o seu chefe fosse um pouco mais coerente, aí dá ódio mortal mesmo.
Passei a semana sob pressão. Sádico, ele me lembrava de duas em duas horas que queria esse site pronto até sexta e brincando comigo, fazia ameaças rindo, nas quais eu não via graça alguma. Cheguei ao ponto de ter que pedir pra minha mãe ir na farmácia e me comprar uma caixa de calmantes pra tomar antes de ir trabalhar, pois já estava a ponto de surtar. E tudo posso no calmante fitoterápico de R$ 17,00 a caixa, que me fortalece.


Tenho poucos amigos, mas por sorte muito bons, anjos em forma de pessoas e foi um desses que me socorreu na quinta-feira, faltando um dia do prazo que o chefe me deu pra refazer todo o site. Foi meu amigo Raphael, dono do extinto blog Resignando, o qual  já recomendei aqui, que me ofereceu ajuda, uma vez que ele é um web designer de mão cheia, um profissional muito além de mim. Eu já estava quase explodindo de pânico quando ele se ofereceu para redesenhar o site, já que eu estava tão nervoso que sequer conseguia lembrar como fazer isso. Na sexta ele me entregou parte do layout pronto, bem ajustado conforme meu chefe pediu, restando a mim, seguir o código inicial que ele usou e desenhar com ele todo o resto do site. Tanto em minha opinião quanto na de Raphael, o site ficou idêntico ao que quer o meu chefe, salvo uma ou outra coisa irrelevante, com as quais se meu chefe implicar é porque ele é um cri-cri mesmo.
Passei a sexta-feira quieto no meu canto implementando os códigos no site, estava de muito mal humor, apenas esperando a hora de ir embora pra casa e me ver livre disso tudo, pelo menos por dois dias. Na segunda-feira pretendo mostrar a ele o site, não sendo pessimista, mas já esperando reclamações, pois percebi que ele é daquele tipo de pessoa que não sabe delegar funções, pois não confia no trabalho dos outros, apenas no seu próprio. Contudo mesmo se ele reclamar, infelizmente vai ter que por hora se virar com esse site mesmo, já que como eu disse, ainda não sou um profissional nisso e Raphael fez o que pôde.
Com minhas férias definitivamente adiantadas para 23 de dezembro próximo, tenho cogitado seriamente em começar a freqüentar uma academia e malhar essa barriga grotesca e nojenta que adorna meu corpo. Estou com uma bunda linda, modéstia a parte (e informação irrelevante para alguns leitores), mas minha barriga está cada dia mais cheia de dobras. Mais um pouco e eu vou fazer o papel do Jabba, the Hutt, no novo Guerra nas estrelas, se houver um. Ainda mais se eu continuar cedendo ao meu mais novo vício gastronômico, adquirido na empresa, pra variar. Descobri o sabor maravilhoso e vitaminado do Bis de limão. Nunca pensei que chocolate branco combinasse tão bem com waffer e recheio de limão. Não estou podendo ficar com uma caixa dessas perto de mim que acabo com ela em cinco minutos, mesmo estando sem um pingo de fome ou vontade de comer.
Aliás, devido ao meu alto nível de estresse por causa dos últimos acontecimentos, fiz essa semana uma coisa terrível que jurei jamais fazer novamente, mas estava tão puto da vida que não agüentei e joguei tudo pro alto, ignorando quaisquer normas de bom senso ou racionalidade: Comi um pacote todinho de biscoito recheado so-zi-nho! De limão, é lógico. Deus tenha piedade da minha alma e das minhas artérias.
É só por hoje meu povo. Ando bem sem paciência até mesmo pra escrever.


Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática e trabalha como designer e web designer. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


0 Divagações

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!