6

Sobre a tão aguardada estréia de Prometheus e sua ligação com Alien, o oitavo passageiro.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Sábado passado, dia 16 de junho finalmente chegou o dia no qual eu pude ir assistir a um filme que já vinha esperando há muitos e muitos meses, desde quando ele era apenas uma especulação: PROMETHEUS, do diretor Ridley Scott.
Prometheus não é apenas mais um blockbuster famoso de ficção científica e nem Ridley Scott é um diretor qualquer. No ano de 1979 ele dirigiria o filme que entraria para a história do cinema como um dos mais assustadores de todos os tempos: ALIEN, o oitavo passageiro. No filme, os tripulantes de uma nave de carga chamada Nostromo, captam uma frequência misteriosa vinda de um planeta próximo desconhecido e são obrigados pela corporação para a qual trabalham a irem até o local investigar a origem da transmissão. Lá pousando, eles encontram os destroços do que parece ser uma antiga espaçonave alienígena e dentro dela, um misterioso cadáver humanoide gigante e estranhos ovos de couro por todo o local. Ao se aproximar dos ovos, um dos tripulantes da Nostromo é atacado por um bizarro parasita e todos são obrigados a voltar às pressas para o cargueiro. Mas o que ninguém desconfiava é que o estranho parasita que atacou o astronauta, depositou dentro dele um embrião que mais tarde sairia explodindo o peito de seu hospedeiro e se refugiaria nos cantos mais sombrios da espaçonave, espreitando nas sombras e dilacerando quem cruzasse seu caminho. No espaço ninguém pode ouvir você gritar.
Inicialmente, Prometheus deveria ter sido uma sequência, um ALIEN 5, mas a ideia acabou sendo descartada e foi adotada então a premissa de um prelúdio, ou seja, uma história passada antes mesmo do primeiro filme, um ALIEN ZERO. Muito mistério se fez em torno disso, Ridley Scott por muito tempo não quis admitir que o filme tivesse algo a ver com a série ALIEN, mas com o passar dos meses, imagens divulgadas na internet, possíveis sinopses, ficou impossível negar que Prometheus e Alien, o oitavo passageiro não estavam ligados diretamente.
O filme não me decepcionou. Não é um filme feito apenas para fãs da saga, mas fica evidente que você vai aproveitar muito mais a experiência, vai achar tudo muito mais legal e as coisas vão fazer muito mais sentido se você já tiver assistido ao Alien original de 1979, pois Prometheus serve para remendar muitas das pontas soltas do filme antigo, como por exemplo, qual a origem dos terríveis Aliens, por que aquela nave misteriosa estava abandonada no planeta e principalmente o maior mistério de todos: quem é o estranho tripulante humanoide encontrado morto na nave.
O roteiro obviamente não é perfeito e tem lá seus buracos. Muitas coisas ficaram mal explicadas, foram mudadas em relação ao oitavo passageiro e outras continuam sem explicação, mas é óbvio, devido ao grande sucesso que o filme vem tendo desde sua estreia, um segundo Prometheus já está planejado, talvez revelando ainda mais detalhes desse universo fascinante da franquia ALIEN. 



Eduardo Montanari Sobre o Autor:
Eduardo Montanari é dono dos blogs Divagações Solitárias e Du-Montanari Design. É formado técnico em informática, trabalha como designer e diagramador. Nerd assumido, gosta de quadrinhos, anime, mangá, entre outras nerdices e esquisitices.


6 Divagações

  1. com certeza é bom, ou o Ridley Scott não o dirigiria. mas, definitivamente, não é o tipo de filme que tô querendo assistir no momento - só a crítica já me deixou nervosa... rs. abração! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eduardo!
    Despertou minha curiosidade agora!
    Abçs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  3. Cara nessa Quinta-Feira 21.06 eu assistir esse filme, e tive uma experiência bem interessante, pois foi uma decisão de ultima hora, não sabia do que se trava o filme, toda a informação que tinha era de um trailer que vi na tv. Pensava que se tratar apenas de uma história sobre origem da humanidade, mas me surpreendi quando assistindo ao filme vi que se tratava na verdade da origem do Alien. Foi muito empolgante e emocionante, pois sou fã da franquia e assisti o primeiro Alien quando ainda era criança, minha namorada que não gostou muito, pois tem muito medo desse tipo de filme, mas como disse eu não sabia do que se tratava o filme. Ela fechou os olhos e dormiu pra não ver, enquanto eu me deliciava com aquela descoberta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu já estava afim de ver o filme só com aquele trailerzinho da tv, mas depois desse post e desse trailer, vou ver com certeza! Abçs.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!