0

RESIDENT EVIL - MARHAWA DESIRE chega ao seu final, no Brasil.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Em um renomado, porém isolado colégio interno na Ásia, algo estranho está acontecendo, uma de suas alunas aparece misteriosamente transformada em um zumbi, mas Madre Gracia, a diretora desse colégio, está mais preocupada em preservar o bom nome da sua instituição do que com a saúde de todos. Para tentar resolver o caso de forma discreta, sem causar pânico entre os ocupantes da escola, Madre Gracia pede a ajuda do bacteriologista Doug Wright, um antigo namorado e de seu sobrinho e assistente, Ricky Tozawa. Logo ambos são envolvidos nessa tragédia que, pouco a pouco, aumenta de proporção, pois o professor Doug logo se dá conta de que o terrível vírus que foi o responsável pela tragédia em Raccon City está de volta e que, se algo não for feito, logo todo o colégio estará contaminado. Temendo o pior, o professor pede a ajuda da B.S.A.A. e de Chris Redfield que, com sua equipe, segue as pistas deixadas pelo bacteriologista. Com o vírus se espalhando rapidamente pela escola, o professor Doug, Ricky e o time da B.S.A.A. acabam presos em um pesadelo inevitável e terão que fazer de tudo para sobreviver, além de descobrir o mistério que se esconde por trás desse estranho ataque de bioterrorismo. 



Na semana passada finalmente chegou às bancas de todo o país, o quinto e último número de Resident Evil – Marhawa Desire, mangá "anual", que foi publicado por aqui pela Panini Comics. Eu, como nerd que sou e consumidor de muita coisa referente à franquia Resident Evil, quando vi o primeiro número nas bancas, há uns bons meses atrás, já garanti o meu exemplar pois sabia que, sendo uma obra japonesa, com certeza eu encontraria algo bem no espírito da série de games que eu tanto já gostei. Ainda gosto, na verdade, mas não há como negar que a franquia de games perdeu muito do que a fez ser o sucesso que é hoje, a partir de Resident Evil 4, quando os jogos começaram a abandonar o terror e partir bem mais para a ação e ficção científica.
Em Marhawa Desire as coisas não são muito diferentes, pois com a chegada de Chris e a B.S.A.A.,  o colégio se torna uma verdadeira zona de guerra, mas assim como acontece em alguns jogos da série, a história acaba seguindo dois caminhos distintos que acabam se entrelaçando em certo momento. Enquanto Chris, Piers e Merah seguem pelo colégio tentando exterminar o máximo de aberrações possíveis e dar um fim definitivo ao incidente, o professor Doug e seu sobrinho Ricky seguem com sua investigação, desenterrando segredos sombrios do colégio, que até então eram ocultados por Madre Gracia, a diretora, com o intuito de abafar um crime do passado e preservar o nome do colégio Marhawa.



Personagens e situações clássicas dos games são mostrados na história, o que é um prato cheio para os fãs da série. A trama toda, na verdade, é um prelúdio (acontece antes) dos eventos mostrados no game mais recente, Resident Evil 6, e tem ligação direta com o mesmo. Não chega a completar a história do game ou influenciá-la, mas mesmo sendo tratado como um acontecimento isolado aos ocorridos em RE6, quem já jogou o game consegue identificar facilmente, ao ler o mangá, algumas situações que ligam as duas tramas. Por ter sido lançado aqui no Brasil após o lançamento do game, o mangá perde algumas de suas surpresas, como por exemplo, a identidade da misteriosa mulher de capuz que aparece no colégio para espalhar a praga, que é uma velha e amada conhecida dos fãs de RE.
Gostei bastante da arte de Naoki Serizawa, que criou ambientes ricos em detalhes e cenários sombrios, que me lembraram muito aquelas antigas HQ's de terror, tipo Contos da Cripta, embora tenha achado as cenas de tiroteio representadas de forma bastante confusa, dificultando um pouco o entendimento do que estava acontecendo, mas nada que tire o mérito tanto da arte quanto da história. Pra quem é fã de mangá e também da série Resident Evil, Marhawa Desire vai ser uma satisfação plena nesses dois segmentos.



Sobre o Autor:
Eduardo Montanari Nascido e ainda morando na cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo, sou estudante de Design e trabalho como designer e web designer, áreas pelas quais tenho muito interesse. Amo cinema, quadrinhos e boa música.



0 Divagações

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!