1

Sobre etnias e orientações, preconceitos, tolerância e uma raça de seres condenados à ignorância.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Se você parar um pouco pra refletir sobre o assunto, vai acabar percebendo o quanto ter preconceitos, ser racista ou homofóbico, odiar tanto negros quanto pessoas de outras etnias, odiar homossexuais, é uma perda de tempo gigante. Sua repulsa, seja ela pelo que for, não vai mudar o fato de que algumas coisas no mundo são como são, sempre foram assim desde o início dos tempos e jamais vão mudar, independente do quanto você as repudie. Negros e gays não vão desaparecer da face da Terra, simplesmente por você querer, por não gostar deles.
Me espanta enormemente ver que para muitos, o preconceito é algo comum. Algumas pessoas simplesmente não fazem questão de esconder seu descontentamento por existir no mundo pessoas diferentes do padrão o qual elas julgam o correto. Estereótipos: o negro é sempre o ladrão, o marginal, o pobre, os gays são promíscuos, pedófilos, transmissores de doenças e assim por diante. Num caso mais recente, ridículas brigas políticas: pobres e nordestinos votaram e elegeram candidatos de determinado partido, reelegeram a presidente, para ganhar benefícios do governo. De quem mais ouvi ou li tal afirmação, são de pessoas que, eu sei, pois conheço algumas delas, tem uma condição de vida muito confortável


Não faço votos e nem espero ingenuamente que um dia o mundo mude e as pessoas passem a aceitar suas diferenças, que todos deem as mãos e cantem juntos. Podem me chamar de pessimista, mas me considero realista, o mundo é como é, as pessoas são como são, ele vai acabar e as pessoas jamais aceitarão suas diferenças, étnicas, religiosas, comportamentais. A raça humana é um caso perdido e me desculpe quem crê no contrário. Então o que fazer?
Não espero aceitação, mas sim tolerância e, pelo amor de Deus, mais inteligência do que temos demonstrado até agora. Não podemos obrigar o outro a ser como queremos ou pensar como pensamos. Se você não gosta de negros, nada pode ser feito, não importa o que digam pra você, sua mentalidade tacanha não vai mudar. Se acha homossexuais aberrações na natureza ou uma afronta à Deus, nada nem ninguém conseguirá mudá-lo. Você não é obrigado a aceitar nada que não queira, que lhe deixe desconfortável seja lá pelo motivo que for (geralmente são motivos bem absurdos, mas ok). Você não precisa gostar do fato de que existem pessoas de raças diferentes da sua, de orientação sexual diferente da sua, o que você, acredito eu, é obrigado a aceitar é que tais pessoas existem, sempre existiram, existirão até o final dos tempos e habitarão a superfície da Terra com você, quer você goste ou não. Então, acredito que seja mais fácil guardar seu ódio e seu preconceito, na maior parte das vezes infundado, pra você. Você pode gritar, pode protestar, pode votar, pode fazer o que quiser, mas sempre vão existir pessoas diferentes de você e que irão lhe desagradar por isso. 

Em verdade, falar sobre o preconceito é algo complicado, porque também acredito que todos os seres humanos, sem exceção são preconceituosos de alguma forma, inclusive eu mesmo. Não consigo tolerar determinados tipos de gostos e comportamentos, venham eles de quem vier, seja a pessoa hétero, homo, negra, branca ou o caralho a quatro. Se julgar uma pessoa sem preconceito algum é hipocrisia. Faça um teste, passe a reparar mais em si mesmo, em suas opiniões, faça uma autoanálise e verá o quanto você é preconceituoso em vários aspectos. Talvez você não seja um nazista, racista ou homofóbico, mas assim como eu, odeia determinados tipos de música por achar que é "música de marginal", ou mesmo considerar, quem comete muitos erros na escrita, um burro pouco instruído, que não vai muito longe na vida. Vendo as coisas por esse ponto de vista então, eu me pergunto qual a solução pra tudo isso, pra nós. Acho que é como eu disse mais acima, não temos solução enquanto humanidade. Esperar que todo o planeta Terra tome consciência do quanto é ignorante é esperar demais. Podemos então mudar a nós mesmos, tentar refletir e fazer o nosso melhor, mas não creio também que isso mudará nada, não no mundo, não no geral, mas, ao menos tentar rever seus próprios conceitos, mudar a si mesmo, acredito já ser uma coisa muito importante. Não temos controle sobre nada nem ninguém, a não ser sobre nós mesmos e nossas próprias escolhas. Elas podem não mudar o mundo da forma que alguns de nós almejam, mas desde que mudem um pouco a você, já é válido.

EDUARDO MONTANARI
Virginiano, bauruense, estudante de Design, ilustrador e web designer. Amante de cinema, quadrinhos, boa música e outras nerdices. Sonhando com o namorado ideal.



1 Divagações

  1. Cara como vc mesmo disse, de uma certa forma todos nós somos preconceituosos. Até pq o preconceito é um julgamento pré-concebido, e nós seres humanos somos especialistas em julgar, mas o problema é quando o preconceito se une a intolerância. Pra mim o ser humano é um caso perdido.

    Um grande abraço Edu, desculp pelo sumiço, esse ano foi e esta sendo um ano corrido pra mim, mas aos poucos estou voltando.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!