0

O fim de quase todas as coisas.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Por Abu Fobiya


Durante a maior parte do tempo em que vagou a esmo pelo cosmo, o planeta conhecido como Terra não teve relevo, cheiro e nem cor, semelhante a uma grande e vazia esfera de grafite, com superfícies perfeitamente planas e entediantes.
Preso às memórias da época em que as areias do tempo ainda caíam, Charon costumava visitar aquele planeta esquecido e sentar-se no vazio, igual a todos os outros vazios, por onde um dia passou o rio Estige. Foi quando uma ninfa curiosa, vinda de alguma estrela ou sonho perto dali, aproximou-se e perguntou ao ancião o que ele fazia num lugar tão desolado.




Charon contou-lhe que sentia falta dos homens. À exceção de registros em volumes há muito perdidos, há poucas evidências de que eles tenham realmente existido. Mas Charon, por ter transportado cada um deles em seu barco, do primeiro ao último, pelos rios Estige e Aqueronte até as portas do Hades, era um dos poucos que ainda se importava em lembrar.

“Tão pequenos e tão frágeis. Eram pouco mais do que um amontoado de tecidos, ossos e pouca consciência”, descreveu. “Mas por breve instante reinaram sobre seres muito mais poderosos e dignos.”

Contou-lhe sobre suas emoções, tão únicas e efêmeras, riu de suas criações, vistas como meros deboches pelos deuses, erigidas com base em interpretações obtusas de suas leis. A visitante ficou estupefata ante os relatos de espécie tão notável, que desapareceu de forma tão repentina, como se os deuses quisessem apagá-la de seus livros. Ao lado de Charon, a ninfa percorreu a lisa esfera de grafite, tentando imaginar onde outrora houve cidades, florestas e sonhos. E em meio a todo aquele vazio histérico, Charon apontou o dedo para a única construção remanescente:


“É uma casa”, disse o barqueiro. “Coisas inomináveis aconteceram aí. Personagens e feitos que por milênios inspiraram pesadelos. Foram-se seus habitantes, vieram os outros, foi-se a floresta, vieram as cidades, foi-se o mundo, vieram os demônios, foi-se o tempo, veio o nada. E, da era dos homens, esta pequena casa foi tudo o que restou.”

A ninfa se aproximou da construção e tocou as paredes esbranquiçadas, feitas de barro e pedra amontoados sobre lascas de árvores. Abaixou-se para passar pela pequena porta redonda, e observou o interior repleto de objetos de formas indecifráveis. Depois de alguns instantes em silêncio, perguntou:

“Diga-me, barqueiro, qual o nome do homem que construiu tal maravilha, capaz de resistir ao tempo, ao vento e ao fim?”

“Homem?”, riu Charon. “Não foi um homem quem construiu esta casa. Foi um porco.”




0 Divagações

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!