8

Sobre cabeçalhos invertidos, atestado de perdedor, cadáveres e prédios demoníacos.

terça-feira, 9 de novembro de 2010





Final de semana realmente estressante e cansativo por uma série de motivos. Primeiro é esse calor que não dá trégua, estou passando mal pra valer mesmo com ele. Depois, o fato de ter perdido dois dias da minha vida prestando o famigerado:


Tudo bem que eu não estudei uma linha sequer para prestar o exame, aliás, eu sou um péssimo estudante, sempre fui um aluno mediano que sempre detestou estudar. Nunca repeti de ano, mas sempre passei de recuperação. Nunca tive concentração pra sentar e me dedicar aos estudos como se deve e até hoje isso não mudou. Mesmo sabendo que estudar é super importante pra garantir um bom futuro, chego a passar mal só de pegar um livro e tentar estudar.
Foi uma prova bem puxada, cansativa e num ambiente desconfortável. Tenho a mania de nunca comer nada durante a prova e saio da sala de aula depois, quase desmaiando. Geralmente saio no limite mínimo de tempo permitido. Não adianta ficar lá olhando pra folha de prova se você não sabe a resposta, ela não vai brotar magicamente da ponta da sua caneta, então geralmente não fico numa prova mais do que duas horas.
Quando aconteceu toda aquela confusão e polêmica com o enem do ano passado, eu até fiquei espantado, levemente incomodado, mas nem liguei muito, afinal pepper in the another eyes is juice e antes eles do que eu, mas confesso que fiquei muito, muito puto quando recebi nessa última segunda feira, por um amigo também indignado, a notícia de que a prova que eu me matei por dois dias chutando as respostas fora cancelada.
Tudo bem, como respondi quase todas as 180 questões dos dois dias baseadas no palpite posso ter ido muito mal, por outro lado, na última vez em que fiz isso acabei fazendo 3 anos de curso técnico (arrependimento a milhão), de repente poderia até conseguir pontuação suficiente pra uma bolsa em alguma faculdade daqui. Mas bem, vamos ver no que vai dar essa confusão toda. Eu particularmente não tive problema nenhum com os cabeçalhos trocados. O carinha explicou que as respostas não estavam invertidas, apenas os cabeçalhos. Fiz a prova rosa no sábado e a cinza no domingo.


Estou bem encrencado em termos de companhia pra sair e conversar nos próximos tempos, talvez quase até o final do ano. Minha prima que estuda em Botucatú, já me avisou que vai ter muitas coisas pra resolver por lá e vai ter que ficar sem vir a Bauru por um bom tempo, ou seja, esqueça passeios, cinema, jardim botânico e lanchonetes, vou ter que me virar sozinho mesmo. Por sorte já estou uns 95% acostumado a isso.
Atualmente ela tem sido a única sujeita que tem saído comigo pra lá e pra cá, mas agora com o final da faculdade, entrega de TCC e formatura, pelo menos até o final do ano ela vai estar bem sem tempo. O que me deixou feliz foi ela me dar essa satisfação, sabe? Ela na verdade não tinha a obrigação, mas eu gosto disso, da pessoa chegar pra você por exemplo e falar: "Olha, eu queria bastante, mas realmente não vou poder!". É um sinal de que a pessoa se importa com os seus sentimentos e isso é legal. Pior é a pessoa sumir da sua vida e não dar satisfação nenhuma, começar a lhe evitar ou inventar desculpas esfarrapadas, como muitos já fizeram.
Infelizmente não tem passado nada que preste no cinema além daquela droga de filme de "mano" do Tropa de Elite 2. Barzinhos e shows, posso esquecer, pois ir sozinho nesses lugares é assinar um atestado de perdedor (do meu ponto de vista). O negócio vai ser esperar algúm filme interessante no cinema mesmo. Não gosto de fazer nada sozinho, mas um cinema eu encaro razoavelmente bem se o filme for bom.



Falando em filmes, assisti a dois filmes na sexta passada sendo que um deles eu já queria há muito tempo rever, o outro, eu estava curioso mas nem tanto.
O primeiro foi o nostálgico e fantástico Conta Comigo (Stand by Me), de 1986. Muitos filmes da década de 80 marcaram a minha infância, Goonies, Gremlins, De volta para o futuro, mas poucos me emocionaram tanto como Conta Comigo.

No filme, o escritor Gordie Lachance narra suas lembranças do verão de 1959, quando tinha 12 anos e três amigos inseparáveis, Chris, Teddy e Vern. Um certo dia, cavando para tentar achar um vidro cheio de moedas que tinha enterrado, Vern acaba escutando a conversa de dois caras que falavam que sabiam onde estava o corpo de um garoto chamado Ray Brower, que havia saído há três dias para colher amoras e nunca mais foi visto. O pequeno Vern correu e foi contar a novidade bombástica aos seus amigos, que logo se empolgaram com a idéia de seguirem os trilhos do trem e encontrarem o corpo de Ray, vislumbrando a possibilidade de ficarem famosos e quem sabe até aparecerem na TV. Empolgadíssimos com a aventura e a expectativa de verem pela primeira vez um cadáver de verdade, os quatro garotos partem numa jornada atravéz dos campos e da floresta, sem ter idéia de que essa aventura lhes traria maturidade, auto-conhecimento e que os deixariam marcados para sempre.

O filme apesar de bobinho é bastante singelo e de uma pureza que eu acho que falta nos dias de hoje até mesmo nos filmes mais infantis. O sentimento de amizade fraterna entre os quatro meninos, cada um com seus problemas pessoais e dilemas e as demonstrações de afeto sinceras entre eles tornam o filme uma jóia rara. Fiquei surpreso ao descobrir apenas recentemente que esse filme foi baseado em um dos contos do famoso escritor de terror Stephen King, entitulado O Corpo, o que me fez ficar mais fã ainda do filme. Recomendo para todas as pessoas que gostam de bons filmes e valorizam amizades verdadeiras.


Já o outro filme, não recomendo, apesar de ter copiado o DVD pra mim apenas para completar a coleção. Trata-se do tão comentado e desmerecidamente elogiado [REC]² - POSSUÍDOS.
Apesar da fórmula batida (um grupo de pessoas com uma câmera na mão passando maus bocados a lá Bruxa de Blair) eu gostei do primeiro longa, ainda mais se tratando de um filme que não é americano. Gostei da idéia de um edifício lacrado, contaminado por um vírus semelhante ao da raiva que transforma as pessoas em loucos furiosos, confesso que levei uns dois ou três sustinhos no cinema. Gostei principalmente da parte final, onde a repórter Angela Vidal fica sozinha no escuro com a grotesca menina monstro Manuela Velasco, que era mantida trancada num sótão na cobertura do edifício.

O segundo filme começa exatamente onde o primeiro terminou, com a repórter sendo arrastada para a escuridão, na verdade o filme começa alguns minutos depois disso. Após perder contato com todos dentro do prédio, as autoridades enviam uma equipe da SWAT para dentro do edifício e está armado o palco para um novo pesadelo.
O que me desagradou um pouco nessa seqüencia foi a mudança radical do roteiro, já denunciada no próprio subtítulo do filme. É revelado que o vírus que assola o edifício é na verdade obra de possessão demoníaca e foi disseminado pela menina Velasco. Detestei isso, preferia mil vezes a idéia do risco biológico e tal. Junto com a equipe da SWAT está um padre exorcista, obscecado por concluir sua missão, que é conseguir uma amostra de sangue de Manuela Velasco e fazer um antídoto contra o demônio.
Outro diferencial em relação ao primeiro filme é o uso de não uma, mas duas câmeras diferentes mostrando os acontecimentos de dois pontos de vista distintos. O primeiro da equipe da SWAT, que o tempo todo acompanha o padre em busca do sangue da garota. O segundo (e inútil em minha opinião) de três adolescentes retardados e totalmente dispensáveis na trama do filme, que conseguem entrar no edifício pelos esgotos, apenas por uma curiosidade imbecil e para aumentar a algazarra, gritaria e confusão que é a narrativa do filme. Destaque apenas para a câmera da equipe da SWAT, que deu um clima de jogo de tiro em primeira pessoa a algumas cenas e até as tornaram apreensivas. Acredito que isso tenha sido proposital, já que os adolescentes de hoje adoram esse tipo de jogo. Recomendo o filme apenas para passar o tempo e se distrair, mas não espere nada que preste. É infinitamente inferior ao primeiro.







Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Bookmark and Share

8 Divagações

  1. Oi Eduardo,

    Esse negócio de ENEM foi inventado quando eu estava fora do Brasil, então nem sei direito para que serve. Mas sei que é uma prova e que houve erros por parte de quem preparou o concurso. Só achei curioso que eu li no jornal que uma pessoa falou que os prejudicados não eram muitos... Acho que basta haver 1 prejudicado para a coisa ter que ser revista. Diferente de você, eu sempre fui estudiosa, mas acho que estudei demais e hoje em dia não tenho mais paciência de estudar o que for proposto. Gosto de pegar um assunto do meu interesse e estudar aquilo a fundo.

    Eu já fui a show e a cinema sozinha. O último que fui foi o show da Madonna aqui no Rio. Ninguém quis ir comigo, então não me faço de rogada. Fui sozinha mesmo e lá conheci um casal que me fez companhia.

    Quando eu sumir, já sabe, é o meu trabalho que não dá trégua. Isso acontece tanto que nem aviso mais. Espero que os amigos já saibam. Pode contar que sempre volto.

    ResponderExcluir
  2. O Enem que o Marco Luque chama de Eminem é só outra enganação além do vestibular. O filme stand by me eu adorava! Hoje as crianças são tão demoníacas, que nem neste mundão de Deus aqui onde me escondo e que muitas famílias vivem isoladas falando um dialeto alemão desconhecido até dos próprios, ainda surgem algumas - poucas - diabólicas, então é uma geração do mal, não é a internet.
    O REC2 possuídos é uma merda com M maíúsculo e marrom. Esta onda de filme tonto é uma tristeza, eles não assustam nem uma barata! É igual ao caça níqueis Atividade Paranormal (que de paranormal tem que ter o idiota que resolver assistir aquilo) em que eu ficava assim: agora vai sair debaixo da porta (...) debaixo da cama (...) debaixo da coberta, e etc.

    ResponderExcluir
  3. E ai Edu?

    Vc realmente fez a prova do Enem?

    Eu moro perto da Uniabc, o trânsito foi um inferno. Nem vou comentar sobre o Enem.

    Sobre os filmes, não sei se já te disse:´
    Só assisto filmes antigos, só agora tô começando a ver filmes dos anos 80.

    Acho os filmes de terror de hj, só tem violencia, não tem o clima,tipo o Poltegeist, A Profecia. Você fica com c... a todo instante.

    té + amigo.

    ResponderExcluir
  4. Queria muito ter feito o ENEM, mas infelizmente por estar fora do Brasil não foi possível, mas pelo que sempre vejo, todos os anos acontece algo referente a prova, mas pelo que andei lendo, nada foi cancelado, e eu nunca fui estudiosa também, chega uma hora que .. cansa, mesmo eu sabendo que é necessário, não abro mão, mas nunca fui uma aluna de notas 10.
    Filmes, eu não tenho paciência para assistir, devia, mas não, prefiro documentários, sei que muitos não suportam, mas gosto ..mas vou procurar alguns que você citou, gosto quando as pessoas me indicam filmes, porque eu particularmente sou péssima nas escolhas.

    Paz!

    ResponderExcluir
  5. Segundo uma pesquisa que fiz no 'Manual teórico e prático de retratos fotográficos com primas bacanas e legais' "o braço esticado é um fator comprometedor na qualidade total da foto". Mas na minha inócua opinião de fotógrafo semi-semi-amador, ficou boa, e montagem cobriu um espaço que deixaria a foto vazia no canto esquerdo.

    ResponderExcluir
  6. Nunca fiz Enem,pra falar a verdade acho que na minha época nem existia isso,mas todo ano vejo na internet alguma fraude nisso,o que acho um absurdo,mas fazer o que né...Ah séculos que não assisto um filme,sempre gostei de suspense/terror desde os mais toscos aos bons,mas últimamente o que só tenho assistido é seriados,acompanho tantos que já até perdi as contas...Sair sozinho é um saco mesmo,eu te entendo..Fiquei tanto tempo sem vir aqui,que tem milhares de post pra ler rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Trabalhei como fiscal no concurso do ENEM e notei que houveram algumas confusões durante a prova que a todo custo a alta administração tentava solucionar. Com o meu trabalho absolutamente nada deu errado e por isso eu posso me dizer contente. Mas fico chateado pelo tumulto causado àqueles que fizeram a prova com expectativas - este foi o meu caso há dois anos atrás, o que me resultou numa bolsa integral num curso da área de gestão que eu tanto almejava, mas que também já tranquei por motivos pessoais. Apoio o ENEM, mas com certeza sua organização está a desejar, sem o devido esmero a que se deve ser dado para uma boa execução e efetividade do programa.

    Quando ao filme TROPA DE ELITE 2, não sei se chegou a assistir, mas devo recomendá-lo caso o não tenha feito. O filme, bem ao contrário do 1, não traz questões inteiramente relacionadas ao BOPE, tampouco faz apelação à violência. Pelo contrário, é um filme que recomendo às pessoas que se interessam por Sociologia, História e Filosofia, já que o tema dessa vez é Política e há um ataque soberano ao maiores vilões do crime organizado: os políticos. Exatamente! Capitão Nascimento se volta agora contra esses charlatões, tendo até como efeito sua expulsão do BOPE. Bem, se já tiver assistido, gostaria de ter sua impressão.

    Desejo bons momentos de solidão sem sua prima. Que o diálogo interior lhe sirva como uma boa companhia. Rsrs!

    Abração, querido.

    ResponderExcluir
  8. Ola amigo Edu
    cara esse Enem é uma piada, alias o Enem não, mais sim o nosso cistema, em geral que não consegue fazer as coisas funcionarem, por isso que luto dia a pos dia pra ter recursos pra banca as coisas que preciso e nessecito e não depender desse cistema falido, eu nunca fiz o Enem, mais fiquei revoltado em pensar que um monte de gente de mato de estudar perdeu dois dias pra fazer a prova e terá que fazer tudo dinovo, achei isso uma valta de respeito com os estudantes, eles realmente não levam os jovens a sério como diz uma musica da banda Charlie Brown Jr .

    puxa cara imagino o que deve se ficar sem uma companhiagradavel com a qual vc ja esta acostumado, sair sozinho é realmente complicado

    cara esse filme conta comigo é um dos meus preferido, junto com alguns outros, os filmes de hoje em dia não mechem tanto comigo, como os filmes de antigamente, o Cinema em si evoluiu, efeitos especiais, novas tecnologias, proporcinou fazer muita coisa, que antigamente nem se pensava em fazer por não ter como fazer, mais ainda sim, acho que com toda essa evolução
    os filmes perderam algo de especial, que agente só ve nos filmes de antigamente.

    cara eu nunca assisti esse filme Rec, ja chaguei até a ver numa locadora, mais nuncame interessei
    vou dar uma conferida.

    grande abraço

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar. Sendo contra ou a favor de minhas opiniões, as suas são muito interessantes para mim. Tenha certeza!